Novo doutoramento da ULisboa junta 42 professores de 17 faculdades e institutos da ULisboa

Ciências da Sustentabilidade

Ciências da Sustentabilidade

O novo doutoramento da ULisboa foi concebido no âmbito do Colégio Food, Farming and Forestry e junta 42 professores de 17 faculdades e institutos da ULisboa. A primeira edição  conta com 14 alunos

unsplash - Forrest Cavale

Wanda Viegas, professora do Instituto Superior de Agronomia e Amélia Branco, professora do Instituto Superior de Economia e Gestão, são as diretoras do novo doutoramento da ULisboa e integram ainda a Comissão Científica, composta por mais nove docentes das Faculdades de Arquitetura, Ciências, Direito, Letras e Medicina Veterinária; e dos Institutos de Ciências Sociais e de Geografia e Ordenamento do Território .  Quanto à Comissão Pedagógica do curso inclui quatro docentes das Faculdades de Belas-Artes, Psicologia e Motricidade Humana e do Instituto de Educação.

A componente letiva do doutoramento em Ciências da Sustentabilidade já começou! Nesta primeira edição, iniciada no passado dia 12 de outubro, inscreveram-se 14 pessoas.

O primeiro ano da formação avançada, que inclui 42 professores de 17 faculdades e institutos da ULisboa, pressupõe a realização de unidades curriculares dirigidas ao aprofundamento da formação científica.

Os três anos seguintes serão dedicados ao desenvolvimento das teses de doutoramento e incluirão a frequência de seminários, através dos quais os estudantes terão contacto privilegiado com personalidades de reconhecida notoriedade organizacional e empresarial, quer a nível nacional, quer a nível internacional. As teses poderão ser desenvolvidas em ambiente universitário, empresarial/industrial ou noutra tipologia em contexto profissional de trabalho.

O novo ciclo de estudos foi concebido no âmbito do Colégio Food, Farming and Forestry (F3) e está orientado para dotar os recursos humanos com ferramentas que permitam entender e dar respostas aos desafios atuais e futuros colocados à sustentabilidade e que resultam da compreensão das interações entre sistemas globais, naturais, sociais e humanos para elaboração de novas soluções e políticas inovadoras, reconhecendo ainda que a compreensão dos sistemas alimentares e a atuação sobre o sistema alimentar global são instrumentos fundamentais para o desenvolvimento sustentável e exigem investigação sobre as interações entre a Ecologia e a Socioeconomia.

Para Margarida Santos-Reis, subdiretora de Ciências ULisboa, membro da Comissão Científica e uma das docentes deste curso, as expetativas são as de gerar conhecimento transdisciplinar e soluções inovadoras que contribuam de forma significativa para o desenvolvimento sustentável, um dos desígnios das Nações Unidas para 2030, afirmando o papel da Universidade junto da sociedade e fortalecendo a coesão entre o seu corpo de docentes e investigadores.

 

ACI Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt