60 Minutos de Ciência

Poliedros, cristais e... vírus?

Sala Vandelli, MUHNAC, Lisboa
60 Minutos de Ciência "Poliedros, cristais e... vírus?"

Por Suzana Nápoles (Departamento de Matemática / Ciências ULisboa).

Descrição: No mês em que se celebra o Dia da Biologia Matemática, dedicamos a próxima sessão do 60 Minutos da Ciência há relação entre a Virologia e a Geometria. 

Se a presença de estruturas poliédricas é evidente na observação de alguns cristais, o mesmo não se pode dizer sobre a sua associação à forma dos vírus. Só a microscopia eletrónica, associada a técnicas computacionais, permitiu visualizá-los e criar modelos geométricos da sua estrutura.  Mas em que medida é que esses modelos contribuem para combater os vírus?


Nota biográfica: Suzana  Nápoles nasceu em Lisboa em 1949. É licenciada em Matemática Pura pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e doutorada em Matemática pela mesma universidade. Depois de mais de quatro décadas e meia a lecionar no Departamento de Matemática desta faculdade, dedica-se presentemente à comunicação e divulgação da matemática.

Continua a colaborar com o Departamento de Matemática de Ciências/U Lisboa em atividades que promovam a utilização de ferramentas computacionais no ensino/aprendizagem da Matemática e com a unidade I&D  da Fundação para a Ciência e Tecnologia CMAFcIO na promoção da comunicação da matemática em escolas e para o público em geral.

17h30