Ciências ULisboa na Noite Europeia dos Investigadores

“Ciência na cidade”

Última Revisão —
 Noite Europeia dos Investigadores

A Noite Europeia dos Investigadores foi lançada em 2005. Esta edição procura responder às principais preocupações das comunidades urbanas relacionadas com as alterações globais previstas para as próximas décadas

NEI

Investigadores e estudantes de Ciências ULisboa marcam presença na próxima edição da Noite Europeia dos Investigadores, que se realiza a 28 de setembro, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC) e no Jardim do Príncipe Real, em Lisboa. A iniciativa também é celebrada em localidades como Braga, Coimbra, Évora e Monsaraz.
A programação de Lisboa inclui mais de 120 atividades experimentais; debates e conversas - uma delas com o cientista Filipe Duarte Santos, entre outros oradores -, e animação cultural. Mais de duas dezenas dessas ações são promovidas por professores, investigadores e alunos de Ciências ULisboa, através de várias unidades de investigação, como é o caso do Centro de Química e Bioquímica (CQB), do Instituto Dom Luiz (IDL), do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE), do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia (CIUHCT), do Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (BioISI), do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c), do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) ou até do Circo Matemático da Associação Ludus.

“Ciência na cidade” é o tema da Noite Europeia dos Investigadores do biénio 2018/2019. A temática procura responder às principais preocupações das comunidades urbanas relacionadas com as alterações globais previstas para as próximas décadas, destacando a relevância da ciência para assegurar a qualidade de vida nas cidades do futuro e a preservação do património cultural como fator essencial à sustentabilidade.

O consórcio deste projeto coordenado pela ULisboa, através do MUHNAC, conta ainda com a Escola de Ciências da Universidade do Minho, a  Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, a Universidade de Évora e o Instituto Universitário de Lisboa para o desenvolvimento das atividades na capital, em Braga e Évora.

European Researchers’ Night  existe desde 2005 e é financiada pela Comissão Europeia, no âmbito das Ações Marie Curie, com o objetivo de celebrar a Ciência e de aproximar investigadores e cidadãos. Traduz-se numa série de atividades, organizadas bianualmente e que culminam numa noite de festa, com lugar em várias cidades europeias, na última sexta-feira de setembro.

ACI Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt