Noites no Observatório - Noite Europeia dos Investigadores 2018

Mais perto do inatingível

Planetário Calouste Gulbenkian, Lisboa
Noites no Observatório - Mais perto do inatingível

Por José Afonso (IA - Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço / Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa).

A Astronomia atravessa hoje uma época de ouro de novas descobertas. Mas a revolução tecnológica que se aproxima promete trazer ainda mais revelações. Novas Terras, buracos negros, o nascimento da primeira luz do Universo e talvez mesmo a descoberta de outras formas de vida - tudo parece estar já no horizonte…

Que temáticas e instrumentos levarão a próxima geração de cientistas a explorar muito mais do Universo do que atualmente? Conheça alguns dos protagonistas desta nova era, tópicos astronómicos e telescópios poderosos que prometem colocar-nos muito mais perto do inatingível…

Depois da palestra, haverá um pequeno espetáculo de música e efeitos na cúpula do Planetário, e decorrerão observações astronómicas em contínuo ao longo da noite, até às 24h00, se as condições meteorológicas o permitirem.

A sessão de setembro das Noites no Observatório celebra a Noite Europeia dos Investigadores 2018.

Entrada livre, mediante inscrição prévia.


Nota Biográfica

José Afonso é doutorado em Astrofísica pelo Imperial College de Londres, tendo estudado a formação e evolução de galáxias no Space Telescope Science Institute, Australia Telescope National Facility, no Onsala Space Observatory e mais tarde em Portugal.

Atualmente é coordenador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, e procura ajudar a definir a próxima geração de observações astronómicas para a procura dos primeiros buracos negros no Universo.

Gosta de divulgar as maravilhas da Astronomia e de despertar novas mentes para a Ciência.

21h30
IA - Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço / Planetário Calouste Gulbenkian - Centro Ciência Viva