Inscrições em Ciências ULisboa

Inscrições Ciências 2018

Os novos alunos são recebidos pelos estudantes mais velhos que lhes dão a conhecer a Faculdade

ACI

“Escolhi esta Faculdade porque é a melhor instituição do País e porque tem o curso que queria.”
Francisco Rodrigues

Por estes dias a Faculdade enche os corredores de novos estudantes: são os alunos do 1.º ano, 1.ª vez em Ciências ULisboa.

Muitos deles chegam sozinhos, outros com a família ou amigos. Todos eles trazem dúvidas e curiosidades sobre a nova fase que agora começa.

Para lhes dar resposta, à sua espera têm os funcionários da instituição, assim como a Associação dos Estudantes que lhes faz a primeira apresentação numa visita guiada ao campus.

Este ano Ciências ULisboa tem uma novidade: as inscrições podem ser feitas online. Nesse sentido, regista-se um menor tempo de espera para concluir a matrícula.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, aceitou o convite e pousou para uma selfie com Diana Duarte, presidente da Associação dos Estudantes da Faculdade de Ciências de Lisboa, e Eliezer Coutinho, outro elemento da AEFCL. O momento aconteceu durante o acolhimento feito aos novos alunos de Ciências ULisboa. A receção ao caloiro organizada pela Associação acontece a 12 de outubro, no átrio do C6.

O processo de inscrição inicia-se online, no portal de Ciências, sendo que os alunos só vêm à faculdade para concluir o processo. Esta fase inicia-se no edifício C3, com a verificação da documentação necessária, local onde também recebem um kit de boas-vindas, que entre outras “coisas” inclui a Agenda de Ciências 2018/2019, na qual podem consultar as tabelas cronostratigráfica e periódica, entre outros, e apontar notas nalguns dos principais acontecimentos do ano letivo, como é o caso da Sessão Comemorativa do Dia de Ciências ou da Jobshop de Ciências. Já no edifício C1, os documentos são validados e se tudo estiver em conformidade o processo de inscrição termina com o pedido de cartão de estudante, junto do stand da Caixa Geral de Depósitos, entidade parceira da Universidade de Lisboa e que atribui anualmente prémios de mérito académico aos alunos de Ciências.

Durante esta visita os novos alunos conhecem a Faculdade e podem trocar impressões com os estudantes mais velhos.

“Os cerca de 902 alunos colocados receberam às 00h00 de domingo uma mensagem no telefone com as credenciais de acesso à nossa página e a uma plataforma que lhes permitiu fazer a inscrição online. Isto foi uma grande vantagem para os nossos alunos. No 1.º dia tivemos mais de metade dos estudantes com a inscrição terminada”, explica Fernanda Oliveira, subdiretora de Ciências ULisboa.

Pedro Almeida, um dos estudantes que se dirigiu à Faculdade para terminar a matrícula, confirma a rapidez do processo: “cheguei há meia hora e já tenho o processo quase concluído, não tive muito tempo à espera. Está a correr tudo bem”.

Quanto às expectativas do que o futuro pode trazer nesta “nova casa”, circundam a adaptação fácil e positiva ao ambiente académico, como evidencia Mariana Cavaleiro: “espero gostar do ambiente da Faculdade, dos meus futuros colegas e acima de tudo integrar-me rapidamente e bem”.

Em 2018/2019 Ciências ULisboa preencheu 100% das vagas na 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao ensino superior. Pedro Almeida e Mariana Cavaleiro entraram respetivamente em Química Tecnológica e Matemática Aplicada. As aulas começam segunda-feira, dia 17 de setembro. Nesse mesmo dia há uma sessão de boas-vindas no grande auditório da Faculdade pelas 10h30.

Bom ano académico a todos os estudantes!

Raquel Salgueira Póvoas com ASS, Área de Comunicação e Imagem de Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt
100% das vagas preenchidas