Sou novo aluno de Mestrado / Pós-Graduação

Matrícula e Inscrição

Data

11 a 13 de setembro de 2024
(os candidatos admitidos na 3.ª fase de candidaturas a Mestrado podem inscrever-se após a publicação dos resultados e até ao dia 27 de setembro de 2024)

 

Local

Online

 

Horário

09h30 às 17h00

 

Processo

A inscrição será feita através do sistema de gestão académica Fénix.

  • Aluno FCUL, com conta válida
    • Antes de iniciar o seu processo de inscrição, deverá certificar-se de que a sua conta de aluno FCUL está válida e testar que consegue aceder ao Fénix sem problemas.
    • Para realizar a inscrição, deverá inserir os dados da sua conta de aluno FCUL e respetiva password em https://fenix.ciencias.ulisboa.pt/.
       
  • Para os novos alunos
    • Antes de iniciar o seu processo de inscrição, irá receber um email e um SMS, no endereço/ número de telemóvel que indicou aquando da sua candidatura, com o login da sua conta de Aluno FCUL e com instruções para definir a sua password.
    • Com os dados e instruções que lhe forem enviadas deverá inserir os dados da sua conta de aluno FCUL e respetiva password em https://fenix.ciencias.ulisboa.pt/ e verificar/testar que consegue aceder ao Fénix sem problemas.
    • Para realizar a matrícula/inscrição, deverá inserir os dados da sua conta de aluno FCUL e respetiva password em https://fenix.ciencias.ulisboa.pt/.
    • Consulte o Manual de Apoio às Inscrições.

 

Avisos

Sobre Inscrições

  • Após 30 de dezembro de 2024 não são aceites inscrições. Os alunos sem inscrição até esta data deverão efetuar nova candidatura em 2024/2025.
  • A taxa de inscrição inclui o seguro escolar.
  • As informações sobre o processo de inscrição são prestadas exclusivamente por email (não são dadas telefonicamente).
  • ​​​Os alunos que concluíram cursos fora da FCUL devem apresentar obrigatoriamente, o original do Certificado de Conclusão de Licenciatura e Disciplinas, antes das datas das matrículas/inscrições, no Atendimento Geral da Direção Académica (Edifício C5, Piso 3, Senha B), a partir do dia 26 de agosto (consultar horários de atendimento).
  • Informação relativa aos cursos do Departamento de Informática (os links apresentados dão acesso ao Moodle da FCUL, mas aceitam convidados):

Sobre Propinas

  • O acesso à inscrição está condicionado ao pagamento de todas as propinas em atraso.
  • A 1.ª prestação da propina é paga no ato da inscrição.
  • Para efetuar o pagamento da 1.ª prestação da propina, deve aceder aos Menus “Aluno” - “Consultar” - “Visualizar Conta” - “Detalhes da Conta Corrente” - clicar em “Referências para Pagamento” e utilizar as referências multibanco geradas para pagamento. Atenção: cada aluno tem as suas próprias referências e só essas lhes estão associadas, se pagar por outras está a pagar as propinas de um colega.
  • A 1.ª prestação deve ser paga no dia da realização da matrícula/inscrição online, na data indicada na referência multibanco. Após esta data, o aluno é considerado devedor de propinas.​​
  • ​Os alunos que concorreram a Bolsas dos SASUL devem proceder ao pagamento das prestações das propinas já vencidas no prazo de dez dias após o início do efetivo pagamento das bolsas. Quando o pedido de bolsa de estudo for indeferido, devem pagar os valores das propinas já vencidos, no prazo de dez dias contados da data da notificação do indeferimento.
  • Os estudantes que não efetuarem o pagamento da propina na datas de prestações fixadas,  poderão pagar a importância em dívida acrescida dos juros devidos à taxa legal em vigor, nos termos legalmente consagrados, designadamente no artigo 44.º da Lei Geral Tributária. Os juros referidos são devidos a partir da data de vencimento de cada uma das prestações em dívida.

 

Documentação necessária

Declarações de matrícula para efeitos de (opcionais):

  • Passe SUB23 - solicitar via Fénix em “Pessoal - Serviços - Requerimentos”;
  • Comprovativo/declaração de inscrição - disponível no Fénix na sua área Pessoal - “Serviços - Requerimentos - Passo Final de Inscrição” (ver detalhe),  a partir do dia da inscrição.

Requerimentos para efeitos de:

  • Requerimento de Inscrição em Regime de Tempo Parcial - solicitar via Fénix em "Pessoal - Serviços – Requerimentos (“Criar”) – Inscrição em Regime Geral a Tempo Parcial";
  • Requerimentos (diversos assuntos) - solicitar via Fénix em "Pessoal - Serviços - Requerimentos (“Criar”) - Requerimentos Diversos - 2º ciclo e Pós-Graduações”.

 

Cartão de aluno

Cartão de aluno

O cartão de aluno deverá ser solicitado através da plataforma Fénix, após finalização do processo de inscrição. O cartão de aluno pode ou não ter vertente bancária, de acordo com o protocolado com a Caixa Geral de Depósitos.

O procedimento implica a ativação prévia, por parte do aluno, da respetiva Chave Móvel Digital.

Após a finalização da sua matrícula/inscrição, será direcionado diretamente para a página da Caixa Geral de Depósitos.

CGD - Nova Época Universitária 2022/2023

Consulte em https://caixaonboarding.cgd.pt/ mais informações sobre o processo de adesão e principais vantagens. 

Se não solicitou o cartão de aluno através da plataforma online, pode fazê-lo presencialmente no campus de Ciências, entre 16 e 20 de setembro.

A Caixa Geral de Depósitos irá igualmente disponibilizar dois postos de atendimento, no Átrio da Reitoria da ULisboa (de 23 de setembro a 31 de outubro, entre as 10h00 e as 18h00, na entrada da Aula Magna), por forma a receber os alunos no âmbito do pedido de Cartões de Estudante.

 

Candidaturas ao programa ISA-FJN

Programa ISA-FJN

Consulte em https://ciencias.ulisboa.pt/pt/fundacao-jose-neves todas as informações sobre o processo de candidatura ao Income Share Agreement (ISA) da Fundação José Neves.

 

 

Contactos para mais informações

Direção Académica
Informações sobre inscrições: gepg@ciencias.ulisboa.pt

Direção de Serviços Informáticos
Informações sobre sobre criação / validação de conta de Aluno: suporte@ciencias.ulisboa.pt
217 500 000 > Ext. 521248