José Manuel de Sousa de Matos Rufino (1958-2018)

Falecimento

Última Revisão —
José Rufino
José Rufino numa aula, mostrando as "entranhas" do computador
Fonte Ciências ULisboa

José Manuel de Sousa de Matos Rufino, de 59 anos, professor do Departamento de Informática, faleceu no dia 29 de julho de 2018. O funeral realiza-se esta quarta-feira, dia 1 de agosto, na localidade de Degracia Cimeira, na freguesia do Gavião, em Portalegre. A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa lamenta o triste acontecimento, apresentando as condolências aos familiares, amigos e colegas.

"O nosso colega José Rufino tinha uma alma grande! Embora fosse de poucas conversas, a sua afabilidade era lendária, a sua calma e ponderação contagiantes, mostrando-se sempre generoso e amigo de ajudar. Deixa junto de todas as pessoas que com ele privaram de perto aqui na nossa Faculdade um grande vazio e saudade.
Certamente que os mesmos sentimentos serão partilhados com os colegas da Agência Espacial Europeia e do Instituto Superior Técnico que com ele trabalharam durante tanto tempo.
Os seus alunos mantinham-se 'na linha' graças ao seu vozeirão intimidante e as únicas queixas eram as de que ele lhes dava demasiado trabalho. Recordo as longas maratonas de esclarecimento de dúvidas aos alunos, com uma paciência infinita... e invejável.
Faz-nos falta a sua gargalhada sonora, a sua expressão 'vou esperando e andando' à hora do almoço, as conversas sobre o espaço e os seus heróis de banda desenhada!
Faz-nos falta!​ 
Ana Paula Claúdio

ACI Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt