O que é a cicloficina da FCUL?
É um projeto de entreajuda na reparação, afinação e esclarecimento de dúvidas em tudo o que se relaciona com bicicletas. A cicloficina serve também para divulgar e promover a utilização deste meio de transporte.
Quando nasceu a cicloficina da FCUL?
A Cicloficina da FCUL nasceu no final de 2014 a partir do desafio da Cicloficina dos Anjos. Ao longo de 9 de anos ofereceu sessões de reparação de bicicletas no parque de bicicletas do C5 e na sua sala no C3.
Objetivo
A Cicloficina FCUL tem como objetivo a promoção e disseminação da bicicleta como meio de transporte urbano, contribuindo para uma vivencia mais sustentável da faculdade e da cidade, com a redução do trânsito e da poluição nas cidades.
O modo de alcançar este objetivo é através da prestação de ajuda aos utilizadores da Cicloficina através de apoio na reparação e manutenção da bicicleta de forma gratuita e centrada no princípio "faz tu mesmo". Isto significa que se pretende envolver os utilizadores de bicicletas na reparação das mesmas, permitindo assim uma aprendizagem progressiva e encorajando a partilha das competências adquiridas enquanto se promove a autonomia dos ciclistas.
Assim, contribui-se para a recapacitação do individuo potenciando também a sua perceção de habilidade para intervir na sociedade.
A Cicloficina FCUL é de todos e para todos os que quiserem participar nela: estudantes, funcionários, investigadores e docentes, estando inclusivamente aberta para apoiar a restante sociedade civil.
Esta iniciativa, está presente no campus da FCUL desde 2014 fruto da sinergia com a Cicloficina dos Anjos.
Quem pode participar na cicloficina da FCUL?
Todos, sejam eles alunos, investigadores, docentes ou funcionários da FCUL mas também qualquer um exterior à faculdade.
Quem vai reparar/afinar a minha bicicleta?
TU vais reparar/afinar a tua Bicicleta! Para isso contarás com a ajuda dos outros participantes e membros da cicloficina da FCUL. O grau de conhecimentos mecânicos varia entre os membros e o objetivo é que uns aprendam com os outros.
Funcionamento
A Cicloficina FCUL, tem tipicamente um encontro semanal, no espaço que ocupa no piso 1 do C3, e funciona num princípio de informalidade na tentativa de encontrar solução para as necessidades do utilizador.
A cicloficina não tem orçamento próprio, baseando o seu funcionamento no voluntariado, e em doações voluntárias dos utilizadores e pela partilha de materiais numa articulação em rede com outras cicloficinas.
Quanto custam a reparações na cicloficina da FCUL?
As reparações na cicloficina são gratuitas, pois esta não presta serviços. No entanto, como a cicloficina não tem stock de materiais, os componentes necessários às reparações terão de ser adquiridos por ti. Doações são todavia bem-vindas.
É preciso trazer ferramentas para a cicloficina da FCUL?
A cicloficina da FCUL tem um conjunto básico de ferramentas necessárias para todas as pequenas manutenções/reparações de bicicletas.
Como posso contribuir para a cicloficina da FCUL?
Tenhas ou não conhecimentos de mecânica podes sempre contribuir, seja na divulgação da cicloficina da FCUL ou com sugestões para promover a utilização da bicicleta. Se tiveres conhecimentos de mecânica, melhor ainda!
Quando e onde acontece a cicloficina da FCUL?
A cicloficina ocorre semanalmente às quartas-feiras junto na sala do piso 1 do C3 das 18h às 20h.
Some numbers:
- Workshops developed: 6
- Uses of cicoloficina: 10 years of weekly sessions
- Children's bicycles recovered and offered to institutions: 7
- Number of weekly meetings: 1
Coordinators: Nelson Nunes, Jorge Sampaio
Project Members: Ivo Costa, João Bebiano, Francisco Silva
Learn more about this project:
For more information, please contact: sustentabilidade@ciencias.ulisboa.pt.