História e Filosofia das Ciências

Bem-vindos ao Departamento de História e Filosofia das Ciências

O Departamento de História e Filosofia das Ciências (DHFC) é o único departamento universitário de Portugal exclusivamente dedicado ao ensino e à investigação nas questões históricas e filosóficas relacionadas com a ciência. Na verdade, tanto quanto saibamos, é o primeiro departamento com estas caraterísticas na história do nosso país. Embora o seu aparecimento seja relativamente recente – remonta ao ano de 2007 – a intenção de o criar foi um desejo muito antigo na FCUL.

Os docentes, investigadores e alunos do DHFC vivem na FCUL entre os seus colegas cientistas, mas adotam em relação à ciência um ponto de vista um pouco distinto. Em vez de estarem diretamente envolvidos em atividades científicas, olham e analisam o fenómeno científico “de fora”, isto é, tomam como seu objeto de estudo a própria ciência, a ciência ela mesma. De facto, a ciência tem um lugar tão proeminente nas nossas sociedades que compreender a sua evolução histórica e procurar clarificar as condições que a tornam nesta forma de conhecimento tão singular se transformaram em questões da maior atualidade.

O DHFC está sobretudo vocacionado para a formação ao nível do 2.º e 3.º ciclos, mas colabora também na formação de alunos do 1.º ciclo. O ensino e a investigação no DHFC são realizados de acordo com os parâmetros académicos mais exigentes, com uma forte participação em projetos e em colaborações com algumas das mais reputadas instituições académicas internacionais. Procura-se sempre capacitar os alunos e os investigadores para que possam continuar as suas carreiras em qualquer ponto do mundo. É dedicada também uma atenção especial aos assuntos de maior interesse para a sociedade portuguesa, como sejam as questões de património científico e tecnológico, o legado científico em arquivos nacionais, ou a comunicação com a sociedade. 

Henrique Leitão
Presidente