Inscrições - Concursos Especiais | Regimes de Reingresso e Mudança de Par Instituição/Curso

Matrícula e Inscrição

As matrículas/inscrições decorrem nos prazos infracitados, para os alunos colocados através dos seguintes regimes:

Matrícula e Inscrição
Concurso Data de matrícula/inscrição Horário Local
Maiores de 23 anos 
Titulares de Cursos Superiores
Reingresso
Mudança de Par Instituição/Curso
09 e 10 de setembro 09h30 às 17h00 Online - Fénix

 

Sobre inscrições

  • Após 30 de dezembro de 2024 não são aceites inscrições.
  • A taxa de inscrição inclui o seguro escolar.

Consulta o Manual de Apoio às Inscrições.

 

Sobre propinas

Prestações e montante de Propinas
Prestações Montante
1.ª prestação  157€
2.ª prestação 60€
3.ª prestação 60€
4.ª prestação 60€
5.ª prestação 60€
6.ª prestação 60€
7.ª prestação 60€
8.ª prestação 60€
9.ª prestação 60€
10.ª prestação 60€
  • O acesso à matrícula/inscrição está condicionado ao pagamento de todas as propinas em atraso.
  • No ato da matrícula/inscrição os alunos devem efetuar o pagamento da propina, de acordo com a modalidade escolhida (pagamento único no ato da inscrição ou em prestações). 
  • No final da inscrição são geradas automaticamente as referências multibanco para efetuar o pagamento das prestações da propina. Atenção: cada aluno tem as suas próprias referências e só essas lhes estão associadas, se pagares por outras estás a pagar as propinas de um colega.
     
  • A 1.ª prestação da propina é paga no ato/dia da matrícula/inscrição, da seguinte forma:
    • O pagamento da propina é efetuado, no próprio dia, através da referência multibanco que consta no Fénix, e que é única e exclusiva para si - deve dirigir-se a um qualquer Multibanco e efetuar o pagamento através da opção “Pagamento de Serviços”, ou se preferir através do serviço de homebanking da sua instituição bancária.
    • Em casos excecionais, a propina poderá ser paga por cheque ou numerário na tesouraria do Edifício C5 - deverá tirar uma senha para o efeito e aguardar a sua vez.
       
  • ​​Os alunos que concorreram a Bolsas dos SASUL devem proceder ao pagamento das prestações das propinas já vencidas no prazo de dez dias após o início do efetivo pagamento das bolsas. Quando o pedido de bolsa de estudo for indeferido, devem pagar os valores das propinas já vencidos, no prazo de dez dias contados da data da notificação do indeferimento.
  • Os estudantes que não efetuarem o pagamento da propina na datas de prestações fixadas, poderão pagar a importância em dívida acrescida dos juros devidos à taxa legal em vigor, nos termos legalmente consagrados, designadamente no artigo 44.º da Lei Geral Tributária. Os juros referidos são devidos a partir da data de vencimento de cada uma das prestações em dívida.

 

Documentação necessária 

Declarações de matrícula para efeitos de (opcionais):

  • Passe SUB23 - solicitar via Fénix em “Pessoal - Serviços - Requerimentos”;
  • Comprovativo/declaração de inscrição  - disponível no Fénix na tua área Pessoal – “Serviços - Requerimentos - Passo Final de Inscrição” (ver detalhe) > a partir do dia da inscrição (mais instruções em Declarações de matrícula digitais);
  • ADSE.

Requerimentos para efeitos de:

  • Requerimento de Inscrição em Regime de Tempo Parcial - solicitar via Fénix em "Pessoal - Serviços – Requerimentos (“Criar”) – Inscrição em Regime Geral a Tempo Parcial";
  • Requerimentos (diversos assuntos) - solicitar via Fénix em "Pessoal - Serviços - Requerimentos (“Criar”) - Requerimentos Diversos - 1º Ciclo (Licenciaturas)”.

 

Cartão de aluno

Cartão de aluno

O cartão de aluno deverá ser solicitado através da plataforma Fénix, após finalização do processo de inscrição. O cartão de aluno pode ou não ter vertente bancária, de acordo com o protocolado com a Caixa Geral de Depósitos.

O procedimento implica a ativação prévia, por parte do aluno, da respetiva Chave Móvel Digital.

Após a finalização da sua matrícula/inscrição, serás direcionado diretamente para a página da Caixa Geral de Depósitos.

CGD - Nova Época Universitária 2022/2023

Consulte em https://caixaonboarding.cgd.pt/ mais informações sobre o processo de adesão e principais vantagens. 

Se não solicitaste o cartão de aluno através da plataforma online, pode fazê-lo presencialmente no campus de Ciências, entre 16 e 20 de setembro.

A Caixa Geral de Depósitos irá igualmente disponibilizar dois postos de atendimento, no Átrio da Reitoria da ULisboa (de 23 de setembro a 31 de outubro, entre as 10h00 e as 18h00, na entrada da Aula Magna), por forma a receber os alunos no âmbito do pedido de Cartões de Estudante.

 

Contactos para mais informações

Direção Académica
Informações sobre inscrições: ua@ciencias.ulisboa.pt