Perguntas frequentes - CNA

Não consegui completar a inscrição online. E agora?
Se ocorreu um problema técnico na ligação ao sistema académico, podes voltar ao início do processo. Para outros casos, deverás contactar os serviços de apoio à inscrição.

 

Não disponho de toda a informação necessária/não sei preencher algumas das questões do formulário online. O que fazer?
Tem em atenção que muitas das questões (todas as que não estão assinaladas com *) são opcionais. Para esclarecer dúvidas, poderás contactar os serviços de apoio à inscrição.

 

Posso fazer a minha inscrição/matrícula presencialmente?
Deves sempre considerar que o processo online é muito mais vantajoso evitando demoras. Os requisitos são os mesmos indicados no Passo 6 - Tenho de me deslocar a Ciências?.

 

Não recebi o SMS com o login, o que devo fazer?
O SMS é enviado para o número de telemóvel indicado aquando da candidatura ao Concurso Nacional de Acesso.

Se tens acesso a esse número de telemóvel, prossegue para a definição da tua password. Os SMSs serão enviados para esse número e incluem o login.

Se não tens acesso a esse telefone mas tens a Chave Móvel Digital ativa (confirma fazendo login no balcaoC), poderás utilizá-la em alternativa ao login/password. Depois da inscrição/matrícula podes alterar os teus contactos e de seguida definir a tua password.

Se não tens acesso ao telefone nem a Chave Móvel Digital ativa, terás que solicitar apoio à Direção de Serviços Informáticos (suporte@ciencias.ulisboa.pt).  Na mensagem de correio eletrónico indica: o telemóvel que deveremos usar, o nome completo e o número do documento de identificação.

 

Apaguei sem querer a mensagem que recebi da Faculdade com o meu login, o que devo fazer?
Não há problema. Continua para a definição da tua password. O login é enviado novamente para o mesmo telefone.

 

Enganei-me a pagar a propina, o que devo fazer?
Deves contactar a Direção Financeira e Patrimonial, indicando de forma tão detalhada quanto possível a ação que realizou.

 

Candidatei-me a uma Bolsa dos Serviços de Ação Social, tenho de pagar a 1.ª prestação da propina?
Deves apenas pagar o valor da taxa de inscrição, que inclui o seguro escolar.

 

Fui informado de que a minha inscrição não está correta...
Os problemas que foram identificados foram a inscrição a um número insuficiente de unidades curriculares e os horários com sobreposições. Deverás revisitar os passos 3 e 4 deste manual. Para tal, o primeiro passo é voltar a fazer login no sistema académico, utilizando as credenciais enviadas por SMS. Acede à Tab "Aluno" -> Menu "Inscrever" (lado esquerdo) -> "Processos de inscrição" e segue a opção adequada. As verificações a fazer são:

  • estar inscrito a exatamente 30 créditos (ECTS) por semestre. Na página apresentada no passo 3 destas instruções, terás, para cada semestre, que ter todas as unidades curriculares (disciplinas) obrigatórias de 1º ano selecionadas, assim como as opcionais (grupo FCSE) necessárias para perfazer 30 ECTS. Nota que nem todos os cursos têm opcionais em ambos os semestres e nem todos os cursos têm opcionais no 1º ano. Não te esqueças de gravar as suas escolhas quando mudas de semestre.
  • não ter sobreposições entre aulas de unidades curriculares distintas. Para algumas unidades curriculares, será normal existir sobreposição de tipologias distintas (por exemplo numas semanas terá práticas, noutras laboratório). Mas tal não poderá acontecer entre unidades curriculares distintas. Nesse caso, deverás escolher outro horário para uma das aulas. Tratando-se de opcionais, é possível que a unidade curricular seja incompatível com o seu curso. Poderás ter de escolher outra unidade curricular.
  • não se esquecer de gravar todas as opções e continuar até à conclusão do processo.

No final da verificação, deverás ter um horário distinto para cada semestre e ambos devem estar visíveis. Para consultar o horário, acede novamente à Tab "Pessoal > Serviços > Calendário".

 

Caso surjam outros problemas, contacta a equipa de apoio às inscrições.