Fundada em 1911, a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Ciências ULisboa) é hoje uma referência europeia no ensino e na investigação científica, com mais de 6000 alunos, 650 professores e investigadores, e 13 centros de investigação dotados de laboratórios e equipamentos científicos de última geração. Do passado, constam vários nomes maiores das ciências nacionais, mas é no presente que Ciências ULisboa faz a diferença através do reconhecimento internacional e dos 98% do índice de empregabilidade que permite antever um futuro com a marca desta Faculdade.
No campus do Campo Grande, há 1,5 hectares de espaços verdes, acessos facilitados a nós viários e variados transportes públicos nas imediações, além da proximidade do estádio universitário, do jardim do Campo Grande, e do maior hospital do País.
Hoje, CIÊNCIAS já vai além da cidade que transporta no nome e conta com uma estação de campo na Serra de Grândola, um laboratório marítimo em Cascais, e a participação no Museu do Lousal. Dentro da cidade, destacam-se as participações ativas no Museu de História Natural e da Ciência e no Observatório Astronómico de Lisboa, bem como o contributo para a fundação do parque empresarial Lispolis. Já dentro do atual campus, funciona atualmente a incubadora Tec Labs, que abriu caminho a algumas das ideias de negócio mais arrojadas dos últimos anos.
Foi em 1985 que Ciências ULisboa se estreou na atual localização, no Campo Grande. Antes dessa grande mudança, esteve instalada nas imediações do Príncipe Real - precisamente na rua da Escola Politécnica (1837-1911), que deve o nome a uma das instituições antecessoras da atual Faculdade. Os registos históricos permitem ainda identificar o Noviciado da Cotovia (1619-1759) e o Real Colégio dos Nobres (1761-1837) como instituições dedicadas ao ensino técnico-científico que precedem a fundação de Ciências ULisboa.
Neste longo historial, é de realçar a relação com a histórica Universidade de Lisboa, que foi fundada em 1290, e haveria de dar o contributo para a epopeia científica e tecnológica que acompanha os Descobrimentos. Vem dessa época o lema hoje seguido por Ciências ULisboa:
