Ciências ULisboa recebe Encontro Nacional de Estudantes de Física

Pessoa a observar o céu

O ENEF surgiu em 1998 com o objetivo de juntar os estudantes de Física e de Engenharia Física do país e de lhes proporcionar um ambiente para a troca de ideias e de experiências

unsplash, Jeremy Bishop

De 15 a 18 de fevereiro, a Física está em destaque na cidade de Lisboa, no Encontro Nacional de Estudantes de Física (ENEF). Este é um evento que pretende reunir estudantes e profissionais na Ciências ULisboa, procurando dar uma perspetiva diferente do ensino da Física a nível universitário.

Organizado pela Physis – Associação Portuguesa de Estudantes de Física, o ENEF surgiu em 1998 com o objetivo de juntar os estudantes de Física e de Engenharia Física do país e de lhes proporcionar um ambiente para a troca de ideias e de experiências.

A abertura do ENEF ocorre, na quinta-feira, dia 15 de fevereiro, com a palestra de Koraljka Muzic. Durante quatro dias, os participantes têm acesso a várias palestras, talks e momentos de convívio.

cartaz do ENEF 2024
A 2.ª e última fase de inscrições no ENEF termina a 31 de janeiro, anunciam os organizadores do Encontro no Instagram

Segundo o site deste encontro, Alexandre Cabral, Nuno Araújo, Ana Arriaga e Marta Fajardo são os oradores das palestras e Margarida Telo da Gama, Ricardo Lopes Coelho, Pedro Mota Machado, Patrícia Faísca, Nuno Matela e Cirino Pappalardo apresentam as talks.

A edição deste ano inclui uma observação noturna, na noite de sexta-feira, 16 de fevereiro, com Nelson Nunes, Rui Agostinho e Cédric Pereira. O debate “O estado atual da Cosmologia” acontece no final da tarde de sábado, 17 de fevereiro, com José Pedro Mimoso, António Silva, Nelson Nunes, José Afonso, Paulo Crawford e Tiago Gonçalves.

O ENEF 2024 contempla ainda workhops; concursos; feiras de empresas, de centros e de associações, oportunidades para os participantes estabelecerem contactos que se esperam valiosos.

Gabinete de Jornalismo da DCI Ciências ULisboa com Daniela Costa
noticias@ciencias.ulisboa.pt