Prémio Fundação Belmiro de Azevedo 2023 financia conservação da Gruta do Vale Telheiro

Ana Sofia Reboleira coordena projeto

Última Revisão —
Ana Sofia Reboleira

Ana Sofia Reboleira coordena o projeto “Barrocal-Cave: Conservation, monitoring and restoration assessment of the world-class cave biodiversity hotspot in Portugal”

Rosa Pereira

O projeto “Barrocal-Cave: Conservation, monitoring and restoration assessment of the world-class cave biodiversity hotspot in Portugal foi distinguido com o 2.º lugar do Prémio Fundação Belmiro de Azevedo 2023. Ana Sofia Reboleira é a investigadora responsável por este projeto, que tem como instituição proponente a FCiências.ID – Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências.

Segundo a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), o financiamento atribuído é de 163.883,00€. O principal desafio deste projeto é a conservação da Gruta do Vale Telheiro, situada na zona do Barrocal do Algarve, recentemente reconhecida como um hotspot mundial de biodiversidade subterrânea.

O objetivo é criar informação útil para a proteção da gruta e para a sua futura avaliação ecológica; garantir a sua sustentabilidade e o enquadramento legal para a proteção deste habitat e das espécies mais relevantes.

Ana Sofia Reboleira é professora no Departamento de Biologia Animal da Ciências ULisboa e investigadora no Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c).

A parceria entre a Fundação Belmiro de Azevedo e a FCT tem como objetivo o apoio financeiro de projetos de conservação, restauro e monitorização da biodiversidade em Portugal, até ao montante total de 500 mil euros. Nesta edição foram avaliadas 44 candidaturas.

Pessoa na gruta portuguesa considerada hotspot de biodiversidade subterrânea
O projeto de Ana Sofia Reboleira visa a conservação da Gruta do Vale Telheiro, reconhecida como um hotspot mundial de biodiversidade subterrânea
Imagem cedida por ASR

O 1.º lugar do Prémio Fundação Belmiro de Azevedo 2023 foi atribuído ao projeto “CCforBio – Conservation corridors in woodlands: A win-win for biodiversity, wood production, and carbon sequestration” e tem como investigadora responsável - Bruna Raquel Figueiredo Oliveira, da Universidade de Aveiro.

De acordo com a FCT, “o apoio financeiro a conceder aos dois projetos vencedores totaliza 371.581,00€ e cada uma das Fundações irá financiar 50% do total do prémio”.

Gabinete de Jornalismo da DCI Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt