GAPsi Publications and Communications

GAPsi Publications

  • Fernandes, C., Ferreira, C., & Santos, A. (2014). Criando o meu google maps com um sistema de aprendizagem emocional. In Actas do IX Congresso Iberoamericano de Psicologia/ 2º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Lisboa, 9-13 Setembro 2014 (pp. 1467-1481). Lisboa: Ordem dos Psicólogos Portugueses.
  • Vieira, D., Ferreira, A., Fernandes, C., Magalhães, I., Ardions, I., Pinto, S. & Pereira, A. (Eds.) (2012). Apoio Psicológico no Ensino Superior: um olhar sobre o futuro, Atas do II Congresso Nacional da RESAPES-AP, Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Porto.
  • Santos, A., Lamares, I., & Fernandes, C. (2012) Percurso e vivência académica dos alunos dos PALOP. In D. Vieira; A. Ferreira, C. Fernandes; I. Magalhães; I. Ardions; S. Pinto & A. Pereira (Eds). Apoio psicológico no Ensino Superior: um olhar sobre o futuro: Atas do II Congresso Nacional da RESAPES-AP, pp. 71.
  • Lamares, I., Santos, A.,& Fernandes, C. (2012) Tomei umas consultas e já me sinto melhor ou a intervenção psicoterapêutica na redução precoce da sintomatologia. In D. Vieira; A. Ferreira, C. Fernandes; I. Magalhães; I. Ardions; S. Pinto & A. Pereira (Eds). Apoio psicológico no Ensino Superior: um olhar sobre o futuro: Atas do II Congresso Nacional da RESAPES-AP, pp. 300.
  • Fernandes, C., Santos, A., & Lamares, I. (2012) Intervenção psicoterapêutica com estudantes do ensino superior com Necessidades Educativas Especiais. In D. Vieira; A. Ferreira, C. Fernandes; I. Magalhães; I. Ardions; S. Pinto & A. Pereira (Eds). Apoio psicológico no Ensino Superior: um olhar sobre o futuro: Atas do II Congresso Nacional da RESAPES-AP, pp. 310.
  • Santos, A., Lamares, I., & Fernandes, C. (2012) Percurso e vivência académica dos alunos dos PALOP. In D. Vieira; A. Ferreira, C. Fernandes; I. Magalhães; I. Ardions; S. Pinto & A. Pereira (Eds). Apoio psicológico no Ensino Superior: um olhar sobre o futuro, Atas do II Congresso Nacional da RESAPES-AP, pp. 71-80.
  • Fernandes, C., Boto, I. & Martins, A. (2010) Introdução do Desenvolvimento das Soft-Skills nos planos curriculares do Ensino Superior. In A. Pereira; H. Castanheira; A. C. Melo; A. I. Ferreira & P. Vagos (Eds). Apoio psicológico no Ensino Superior: modelos e práticas: Actas do I Congresso Nacional da RESAPES-AP. Universidade de Aveiro.
  • Boto, I., Mader, J. & Fernandes, C. (2010) Programas de Mentorado: será espectável que influenciem o desempenho académico dos estudantes? In A. Pereira; H. Castanheira; A. C. Melo; A. I. Ferreira & P. Vagos (Eds). Apoio psicológico no Ensino Superior: modelos e práticas: Actas do I Congresso Nacional da RESAPES-AP. Universidade de Aveiro.
  • Martins, A., Ferreira, C. Mader, J. & Fernandes, C. (2010) Vamos como gostaríamos de ir na realização de Estágios Académicos? A teoria e a prática. In A. Pereira; H. Castanheira; A. C. Melo; A. I. Ferreira & P. Vagos (Eds). Apoio psicológico no Ensino Superior: modelos e práticas: Actas do I Congresso Nacional da RESAPES-AP. Universidade de Aveiro.
  • Ferreira, C. & Fernandes, C. (2010) Intervenção psicológica no Ensino Superior: Efeito da psicoterapia no rendimento académico. In A. Pereira; H. Castanheira; A. C. Melo; A. I. Ferreira & P. Vagos (Eds). Apoio psicológico no Ensino Superior: modelos e práticas: Actas do I Congresso Nacional da RESAPES-AP. Universidade de Aveiro.
  • Ferreira, C. (2009) Intervenção Psicológica no Ensino Superior: Efeito da Psicoterapia no Rendimento Académico. Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Lisboa.
  • Fernandes, C. (2005) PAF; Como intervir precocemente com estudantes do Ensino Superior. In Pereira, A. & Motta, E. (Eds) Acção Social e Aconselhamento Psicológico no Ensino Superior, Livro de Actas do Congresso Nacional, SASUC, Coimbra, pp 227 –236.
  • Fernandes, C., Dias, G., Faria, T., Gonçalves, I., McIntyre, T & Pereira, A. (Eds) (2002) A Situação dos Serviços de Aconselhamento Psicológico no Ensino Superior em Portugal, Vol. I – Contexto e Justificação, RESAPES, Lisboa.
  • Fernandes, C., Dias, G., Faria, T., Gonçalves, I., McIntyre, T & Pereira, A. (Eds) (2002) A Situação dos Serviços de Aconselhamento Psicológico no Ensino Superior em Portugal, Vol. II – Serviços de Aconselhamento Psicológico em Portugal, RESAPES, Lisboa.
  • Fernandes, C., Dias, G., Faria, T., Gonçalves, I., McIntyre, T & Pereira, A. (Eds) (2002) A Situação dos Serviços de Aconselhamento Psicológico no Ensino Superior em Portugal, Vol. III – Anexos, RESAPES, Lisboa.

 

GAPsi Scientific Communications

  • Fernandes, C., Sá, I, Brandão, A., Santos, A. & Basseches, M. (2016). The use of clinical intervention principles while formative approach in higher education: the case of a course to develop transversal competences in science students. XXXIIth Annual Meeting of Society for Exploration of Psychotherapy Integration, Dublin, 16-18 de Junho.
  • Ribeiro, S., Santos, A., Brandão, A. & Fernandes, C. (2016). The therapist challenge in higher education intervention: what are the problems to address?. XXXIIth Annual Meeting of Society for Exploration of Psychotherapy Integration, Dublin, 16-18 de Junho.
  • Santos, A (2016). Moderação do grupo de debate “metodologias de programas/trabalho/ações”. I Encontro dos profissionais dos Gabinetes de Apoio ao Estudante do Ensino Superior Politécnico, RESAPES e CCISP, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, 24 de Maio.
  • Fernandes, C. & Santos, A. (2015). “Brincar com os ingredientes vs. Ensinamentos de chefes três estrelas Michelin: que caminho seguir quando queremos desenvolver competências transversais em estudantes do ensino superior?”. Simpósio “Soft-Skills no Ensino Superior”, na II International Conference Learning and Teaching in Higher Education e I Congresso Internacional ibero-Americano de Psicologia, Universidade de Évora, 15 a 17 de Abril.
  • Fernandes, C. Ferreira, C., & Santos, A (2014). Criando o meu Google maps com um sistema de aprendizagem emocional. IX Congresso Iberoamericano de Psicologia e 2º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Lisboa, 9-12 de Setembro.
  • Santos, A., Ferreira C. & Fernandes, C. (2014). Trabalho psicoterapêutico com alunos de doutoramento: o desafio ao nível das tarefas de desenvolvimento na transição para a idade adulta. III Congresso Nacional da RESAPESAP, Reitoria da Universidade de Lisboa, Lisboa, 29 e 30 de Maio.
  • Ferreira C., Fernandes, C. & Santos, A. (2014). Práticas de avaliação do impacto de intervenção dos serviços de apoio psicológico no ensino superior. III Congresso Nacional da RESAPES-AP, Reitoria da Universidade de Lisboa, Lisboa, 29 e 30 de Maio.
  • Fernandes, C. Ferreira C., Santos, A., Florêncio, J.& Marques, A. (2014) Exercícios existenciais e de focagem: bons alimentos para um sistema de aprendizagem emocional. III Congresso Nacional da RESAPES-AP, Reitoria da Universidade de Lisboa, Lisboa, 29 e 30 de Maio.
  • Fernandes, C. (2013). Métodos de estudo no contexto universitário. Encontros em Torno da Orientação, Instituto de Orientação Profissional, Universidade de Lisboa, Lisboa, 7 de maio de 2013.
  • Fernandes, C. & Santos, A. (2013) Tu-Palop: Programa de Tutoria da FCUL para alunos oriundos de Timor e dos países africanos de língua portuguesa, I Congresso Internacional - Envolvimento dos estudantes na Universidade: investigação e prática, Lisboa, 15 a 17 de julho.
  • Fernandes. C. (2013). Different levels of promoting and evaluating change in work with a specific population: integrative psychotherapy with university students. Panel present at SEPI XXIXth Annual Meeting, Barcelona, 8, 9 e 10 de junho.
  • Fernandes, C., Lamares, I., Ferreira, C., & Santos, A. (2013). A model for personal growth groups based on an emotional learning process approach. SEPI XXIXth Annual Meeting, Barcelona, 8, 9 e 10 de junho.
  • Ferreira, C., Fernandes, C., Lamares, I., & Santos, A. (2013). The impact of integrative psychotherapy on academic achievement of university students. SEPI XXIXth Annual Meeting, Barcelona, 8, 9 e 10 de junho.
  • Santos, A., Fernandes, C., Ferreira, C., & Lamares, I. (2013). To be A PhD Student: a challenge regarding a specific develpmental stage and its implications on psychotherapeutic work. SEPI XXIXth Annual Meeting, Barcelona, 8, 9 e 10 de junho.
  • Fernandes, C. (2012) I was possessed by a doctoral program and I need to exorcize it!, III Joint Meeting of the Society for Psychotherapy Research, Porto, 10-13 de outubro.
  • Santos, A., Lamares, I., & Fernandes, C. (2012) Percurso e vivência académica dos alunos dos PALOP. II Congresso Nacional da RESAPES-AP, ISCAP, Porto, 10 e 11 de maio.
  • Lamares, I., Santos, A.,& Fernandes, C. (2012) Tomei umas consultas e já me sinto melhor ou a intervenção psicoterapêutica na redução precoce da sintomatologia. II Congresso Nacional da RESAPES-AP, ISCAP, Porto, 10 e 11 de maio.
  • Fernandes, C., Santos, A., & Lamares, I. (2012) Intervenção psicoterapêutica com estudantes do ensino superior com Necessidades Educativas Especiais. II Congresso Nacional da RESAPES-AP, ISCAP, Porto, 10 e 11 de maio.
  • Ferreira, C., Martins, A., Mader, J. & Fernandes, C. (2012). SOS – Ensino Superior, II Congresso Nacional da RESAPES-AP, ISCAP, Porto, 10 e 11 de maio. 
  • Pereira, A., Espassadim, T., Magalhães, I., Fernandes, C., Castanheira, H. & Vagos, P. (2012) A  Psicologia no Ensino Superior: Contributos da RESAPES AP (Rede de Serviços de Apoio Psicológico no Ensino Superior – Associação Profissional). I Congresso Nacional da Ordem dos Psicólogos, CCB, Lisboa, 19 a 21 de abril.
  • Fernandes, C. & Rocha, M. (2012) Vou para a aula de “Desenvolvimento Pessoal”: A promoção de competências transversais como elemento formativo no ensino superior. I Congresso Nacional da Ordem dos Psicólogos, CCB, Lisboa, 19 a 21 de abril.
  • Ferreira, C. & Fernandes, C. (2012) Dados do impacto do processo psicoterapêutico no rendimento académico no contexto do ensino superior. I Congresso Nacional da Ordem dos Psicólogos, CCB, Lisboa, 19 a 21 de abril.
  • Fernandes, C. (2011) O modelo de apoio aos alunos com Necessidades Educativas Especiais da FCUL, Seminário Conhecer para Intervir - Apoio à Inclusão dos Estudantes com Necessidades Educativas Especiais, Reitoria da Universidade de Lisboa, Lisboa, 17 de outubro de 2011.
  • Fernandes, C. (2011) Intervención Psicológica en el Contexto de los Estudios Universitários: Posibilidades y Beneficios. VI Congrés de la Societat Catalano Balear de Psicologia, Palma de Maiorca, Maiorca, Espanha, 6 e 7 de maio.
  • Fernandes, C., Boto, I. & Martins, A. (2010) Introdução do Desenvolvimento das Soft-Skills nos planos curriculares do Ensino Superior. I Congresso Nacional da RESAPES-AP,  Universidade de Aveiro, 20 e 21 de maio.
  • Boto, I., Mader, J. & Fernandes, C. (2010) Programas de Mentorado: será espectável que influenciem o desempenho académico dos estudantes? I Congresso Nacional da RESAPES-AP,  Universidade de Aveiro, 20 e 21 de maio.
  • Martins, A., Ferreira, C. Mader, J. & Fernandes, C. (2010) Vamos como gostaríamos de ir na realização de Estágios Académicos? A teoria e a prática. I Congresso Nacional da RESAPES-AP, Universidade de Aveiro, 20 e 21 de maio.
  • Ferreira, C. & Fernandes, C. (2010)  Intervenção psicológica no Ensino Superior: Efeito da psicoterapia no rendimento. I Congresso Nacional da RESAPES-AP, Universidade de Aveiro, 20 e 21 de maio.
  • Fernandes, C. (2010). Moderador do painel “Desenvolvimento de Competências no Ensino Superior”, do I Congresso Nacional da RESAPES “Apoio psicológico no Ensino Superior: modelos e práticas”, Universidade de Aveiro, 20 e 21 de maio.
  • Fernandes, C. (2009). Moderador da mesa de Comunicações Científicas Livres do “IV Congrés de la Societat Catalano Balear de Psicologia de l´Académia de Ciências Mediques i de la Salut de Catalunya i de Balears: Salut mental e noves problemàtiques emergents”, Tortosa, 24 e 25 de abril.
  • Fernandes, C. (2007). Intervenció de la Psicologia Clínica en l´Àmbit dels Estudis Universitaris, II Congrés de la Societat Catalano-Balear de Psicologia, Barcelona, Espanha, 20 e 21 de abril.
  • Fernandes, C., Domingos, D. & Cláudio, A. (2007) Peer intervention as a mean to promote inclusion in high education, II International Conference of Community, Work and Family, Lisboa, 12 a 14 de abril.
  • Fernandes, C. (2007) Intervenció de la Psicologia Clínica en l´Àmbit dels Estudis Universitaris, II Congrés de la Societat Catalano-Balear de Psicologia, Barcelona, 20 e 21 de abril.
  • Fernandes, C. (2005) PAF; Como intervir precocemente com estudantes do Ensino Superior, Congresso Nacional de Acção Social e Aconselhamento Psicológico no Ensino Superior, Coimbra, 12 e 13 de maio.
  • Fernandes, C., Fachada, C., Arvelos, S. & Valente, A. (2000) Processo de acompanhamento na Academia da Força Aérea, III Encontro de Psicologia Militar, Sintra, 1 de junho.
  • Fernandes, C., Botas, A., Gabriel, G. &  Simões, J. (1998) From 1x1 to many x many: impacts of therapeutic formats on the therapeutic alliance.   XIV SEPI (Society for the Exploration of Psychotherapy Integration) International Conference, Colegio Oficial de Médicos de Madrid, Espanha, 2 a 5 de julho.
  • Gonçalves, I., Welling, H., Botas, A., Fernandes, C., Chambel, J., Gabriel, G., Palmito, G., Simões, J. & Andrez, M. (1997) O Serviço de Aconselhamento Psicológico do IST desde Maio de 1993 até Dezembro de 1996, I Encontro de Serviços de Apoio Psicológico no Ensino Superior, Instituto Superior Técnico, Lisboa, 8 de fevereiro.
  • Fernandes, C., Simões, J., Chambel, J. & Palmito,G. (1997) Investigação e o seu contributo para a integração de modelos na intervenção com jovens adultos, Póster apresentado no I Encontro de Serviços de Apoio Psicológico no Ensino Superior, Instituto Superior Técnico, Lisboa, 8 de fevereiro.
  • Fernandes, C, (1996) A importância da Família de Origem nos jovens adultos, identificação de factores etiológicos e modos de abordagem, III Jornadas de Consulta Psicológica de Jovens e Adultos, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação- UP, Porto, 24 e 25 de outubro.
  • Fernandes, C., Ferreira, A. & Dória, I. (1995) O poder discriminativo da F.O.S. (Family of Origin Scale) e a sua utilidade de intervenção no contexto do GAPE (Gabinete de Apoio ao Estudante), III JOCLAD - Jornadas de Classificação e Análise de Dados, Faculdade de Ciências e Tecnologia-UNL, Lisboa, 13 a 15 de dezembro.
  • Fernandes, C. (1995) A importância da família de origem: Identificação de factores etiológicos, Congresso de Ansiedade às Avaliações, Universidade Lusófona, Torre do Tombo, Lisboa, 16 a 18 de novembro.