Marcações e Atividade Clínica

Gabinete de Apoio Psicopedagógico (GAPsi)

Tel. 217 500 435 | Ext. 24125
E-mail:gapsi@ciencias.ulisboa.pt | https://ciencias.ulisboa.pt/gapsi

Atendimento (Sala 4.1.25)

2.ª Feira 09h30-13h00 /14h00-16h00
3.ª Feira 09h30-13h00 /14h00-16h00
4.ª Feira 09h30-13h00 /14h00-16h00
5.ª Feira 09h30-13h00 /14h00-16h00
6.ª Feira 09h30-13h00 /14h00-16h00

Alunos com Necessidades Educativas Especiais

Tel. 217 500 445 | Ext. 24125 | E-mail:gapsi@ciencias.ulisboa.pt
Regulamento do Estudante com Necessidades Educativas Especiais da Universidade de Lisboa
Regulamento do Estudante com Necessidades Educativas Especiais da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Instalações do GAPsi

Tabela de preços por consulta

Alunos bolseiros 2 €
Alunos não bolseiros 4 €
Alunos de mestrado e doutoramento 6,5 €
Funcionários docentes e não docentes 12,5 €

Se interessado(a), poderá contactar o GAPsi:
  • Pessoalmente, durante o horário de funcionamento do serviço;
  • Através do telefone 21 750 04 35 ou do telefone geral da faculdade (21 750 00 00, ext. 24 125): Pode deixar recado com o psicólogo que se encontrar no serviço, ou no atendedor de chamadas (neste caso, deixe o seu nome, o nome da pessoa a quem o recado se dirige, o assunto e o seu contacto);
  • Através do email, gapsi@ciencias.ulisboa.pt;
  • Deixando uma mensagem escrita na caixa do correio junto à porta do GAPsi (à qual só os psicólogos do serviço têm acesso).

As marcações, sempre que possível, deverão ser feitas com a devida antecedência.

09h30-13h00 /14h00-17h30

Atividade Clínica

A intervenção clínica é a área central de atuação do gabinete. Passados vários anos da sua abertura, o reconhecimento da importância da sua intervenção junto da população da FCUL tem sido notório. Atualmente, faz-se atendimento clínico todos os dias úteis da semana, procurando dar resposta atempada às inúmeras solicitações.

Em que pode ajudar?

• Ansiedade (às avaliações ou noutros contextos)
  • Baixo rendimento académico
  • Dificuldades de adaptação à faculdade
  • Dificuldades relacionais
  • Problemas emocionais
  • Perturbações do sono
  • Problemas na área da sexualidade
  • Isolamento social
  • Fobias e ataques de pânico
  • Depressão
  • Baixa autoestima
  • Orientação de carreira
  • Outros problemas

Como funciona?

1. Após o contacto inicial, será realizada uma primeira entrevista  para avaliação do problema e dos objetivos e tipo de ajuda pretendido pelo utente, sendo também solicitado o preenchimento de um ou mais instrumentos de psicodiagnóstico.
  2. Como nem sempre é possível atender de imediato a todos os pedidos, é possível que, após esta sessão, o seu caso tenha que permanecer algum tempo em lista de espera.
  3. Uma vez iniciado o acompanhamento, o tipo de intervenção depende do problema apresentado e do tipo de ajuda pretendido, podendo implicar:
  • Aconselhamento breve e especializado face a um problema ou questão pessoal relativamente delimitado e identificado (como uma tomada de decisão);
  • Acompanhamento psicoterapêutico de maior duração para outros problemas de natureza clínica. Neste caso, verificar-se-á a realização de sessões semanais que podem apresentar um formato individual  (com duração aproximada de 50 minutos);
  • Trabalho mais direcionado para questões académicas na área da psicopedagogia (como a gestão de tempo e a planificação de atividades).

Posso escolher o psicólogo?

No GAPsi existem psicólogos de ambos os sexos, pelo que, se a pessoa sentir necessidade, pode pedir para ser atendida por alguém em específico. No entanto, fica a garantia de que todos possuem a formação adequada para atender qualquer pessoa.

Quem é que fica a saber?

Uma das principais preocupações das pessoas que trabalham no GAPsi é a garantia de confidencialidade para com os seus clientes. Queremos que este seja um espaço onde a pessoa se sinta confortável e segura.

E se o meu horário não for compatível?

Em casos excecionais poderão ser marcadas sessões fora do horário normal, de modo a que a pessoa em questão não deixe de ser atendida.

Quem é que pode ir ao GAPsi?

O GAPsi é um serviço da FCUL que se encontra disponível para todos os alunos (licenciatura, mestrados, doutoramentos e pós-graduações), docentes e outros funcionários da instituição que necessitem de algum tipo de apoio especializado.

Posso inscrever alguém que eu acho que precisa de ajuda?

O GAPsi recebe apenas marcações feitas pela própria pessoa, não aceitando deste modo marcações realizadas por terceiros. O que pretende é que as pessoas venham de livre vontade e não que se sintam obrigadas por terceiros. No entanto podemos ajudar estes últimos na sensibilização da pessoa em causa para a necessidade de uma ajuda especializada.

Será que os meus problemas são grandes o suficiente para que eu possa ser acompanhado/a?

Cada pessoa tem a sua história de vida muito particular, pelo que o impacto que certos momentos têm na vida de uma pessoa não são os mesmos que têm numa outra pessoa. Cada indivíduo é recebido como o ser humano individual que é e não em comparação com o resto do mundo.

E se for uma questão simples, como por exemplo uma tomada de decisão?

A Psicologia pode prestar outros serviços para além do acompanhamento psicoterapêutico, como na resposta a problemas ou questões pessoais relativamente delimitadas e identificadas. Como tal, o GAPsi também pode auxiliar em questões mais simples e serviços mais diretos, como por exemplo, no auxílio em tomadas de decisão.