Programa de Voluntariado da FCUL

Os alunos de licenciatura e mestrado de Ciências  têm a possibilidade de se inscrever num programa de voluntariado que visa a equiparação de condições de aprendizagem e estudo para os colegas com Necessidades Educativas Especiais.

Este programa, denominado PROGRAMA DE VOLUNTARIADO DA FCUL (PVF), corresponde a uma cadeira da área de Formação Cultural, Social e Ética, tal como é previsto na reeestruturação decorrente do Tratado de Bolonha. Neste sentido, os alunos voluntários poderão obter até 3 ECTS pela sua participação.

O PVF foi desenvolvido de acordo com a Legislação Nacional que regulamenta esta atividade e tendo em consideração as orientações expressas pelo Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado. Foi igualmente criado um regulamento, aprovado em reunião alargada do Conselho Diretivo, que enquadra a aplicação e funcionamento do PVF.

Regulamento do Programa

São objetivos do PVF

• Estimular a formação e educação dos Estudantes Universitários em valores como a solidariedade e a tolerância;
  • Promover a integração e igualdade de oportunidades aos estudantes com necessidades especiais.

Exemplos de atividades a desenvolver no âmbito do PVF

• Colaboração na área de produção de materiais em suporte especial, nomeadamente: Digitalização e correção de textos de apoio; Gravação de apontamentos de aulas e pequenos textos; Preparação de textos para impressão em Braille; Reprodução por escrito de aulas gravadas; Pesquisa e downloads de conteúdos científicos online.
  • Estudo acompanhado;
  • Apoio individual a estudantes com mobilidade reduzida em atividades inerentes à sua vida académica.

Início e duração

O PVF inicia-se no primeiro dia de aulas do ano letivo e termina no último dia estabelecido no calendário escolar para o final do ano letivo, interrompendo-se no período de férias do Natal, Carnaval e Páscoa. A participação dos voluntários terá a duração mínima de 2 horas semanais e máxima de 15 horas semanais.

O trabalho será desenvolvido primordialmente nas instalações de Ciências.

Candidaturas

Através desta página web, mediante o preenchimento do formulário, que pode ser enviado para gapsi@ciencias.ulisboa.pt. Podem também ser entregues, em suporte de papel, no GAPsi (sala 4.1.25.), no horário de expediente.

Nota: Em Ciências existe uma Unidade Curricular dedicada ao voluntariado social, a realizar em instituições exteriores à faculdade (https://ciencias.ulisboa.pt/pt/voluntariado)