Biologia, Engenharia Biológica, Bioquímica e Biotecnologia

Entrevista com José P. Granadeiro

Menção honrosa científica pela ULisboa/Caixa Geral de Depósitos

Luís Carriço e memebros da ULisboa e CGD

Luís Carriço, diretor da Ciências ULisboa, recebeu a menção honrosa em nome de José P. Granadeiro, no Salão Nobre da Reitoria da ULisboa

Creative Minds - Ricardo Ruella
José P. Granadeiro em trabalho de campo
José P. Granadeiro não participou na cerimónia pois encontrava-se em New Island, nas Ilhas Falkland, em trabalho de campo
Imagem cedida por JPG

José P. Granadeiro é professor no Departamento de Biologia Animal e investigador no grupo de investigação Biologia da Adaptação e Processos Ecológicos do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM). Este ano foi distinguido pela ULisboa e pela Caixa Geral da Depósitos (CGD) com uma menção honrosa, na área de Biologia, Engenharia Biológica, Bioquímica e Biotecnologia. A entrega da menção honrosa decorreu no Salão Nobre da Reitoria da ULisboa, no dia 23 de novembro passado.

“A nossa equipa integra alguns investigadores sénior, mas também muitos jovens investigadores e estudantes, que contribuem com a sua criatividade e entusiasmo para os projetos, e que por isso são uma força fundamental no avanço científico.”
José P. Granadeiro

O que representa para si esta distinção?

José P. Granadeiro (JPG) - A ciência é um empreendimento coletivo e por isso esta menção honrosa representa o reconhecimento do trabalho de investigação realizado por uma equipa, e é a esse coletivo que esta menção distingue. A nossa equipa integra alguns investigadores sénior, mas também muitos jovens investigadores e estudantes, que contribuem com a sua criatividade e entusiasmo para os projetos, e que por isso são uma força fundamental no avanço científico. Como todas as distinções, esta menção honra quem a recebe e oferece uma motivação para continuar o trabalho, com a mesma disciplina e tenacidade e o mesmo nível de exigência.

Luís Carriço, diretor da Ciências ULisboa, recebeu a menção honrosa em nome de José P. Granadeiro, que não participou na cerimónia pois encontrava-se com a sua colega Edna Correia em New Island, nas Ilhas Falkland, no âmbito de um projeto de longo termo sobre demografia e conservação de Albatrozes-de-sobrancelha Thalassarche melanophris e de Skuas-das-Falkland Stercorarius antarcticus. “Este trabalho envolve várias componentes e uma tarefa importante, que envolve a monitorização de aves com anilhas colocadas em anos anteriores, para avaliação da sobrevivência das duas espécies. Este trabalho desenvolve-se a par da colocação de mini GPS nas duas espécies, permitindo fazer o seguimento dos seus movimentos no mar e através disso identificar áreas marinhas importantes para a respetiva conservação”, conta o cientista. Os investigadores recolheram ainda várias amostras biológicas das duas espécies, no âmbito de uma colaboração com um projeto sobre doenças infeciosas em aves. “Este projeto é particularmente relevante neste momento, uma vez que a gripe aviária (causada por uma variante altamente patogénica do vírus H5N1) tem tido um efeito catastrófico em populações de aves selvagens um pouco por todo o mundo, com mortalidades massivas de algumas espécies em locais onde existe a doença e se torna epidémica”, diz acrescentando que estão a realizar uma larga amostragem de indivíduos com diferentes idades (e que podem visitar várias colónias), com o objetivo de avaliar se este fator pode afetar a probabilidade de transportarem ou terem sido expostos a agentes patogénicos.

aves
A monitorização de aves com anilhas colocadas em anos anteriores é uma importante tarefa realizada por José P. Granadeiro e seus colegas
Imagem cedida por JPG

Em que consiste a sua investigação?

JPG - O meu trabalho foca-se em diversos aspetos da Ecologia de aves marinhas e aves costeiras. Estes dois grupos incluem muitas espécies que estão ameaçadas de extinção. Assim, uma parte importante da minha investigação envolve uma monitorização a longo termo de algumas espécies nos seus locais de reprodução, o que nos permite compreender os fatores (antropogénicos ou outros) que influenciam a sua demografia. Por outro lado, temos feito estudos de seguimento de várias espécies, com o auxílio de mini GPS. Conhecer os movimentos das aves tem-nos ajudado a compreender as suas estratégias de migração, a interpretar o modo como os indivíduos exploram e interagem com o seu ambiente, e finalmente identificar as áreas onde muito indivíduos ou várias espécies se concentram e que, por isso, são zonas importantes para a conservação da Biodiversidade.

“O meu trabalho foca-se em diversos aspetos da Ecologia de aves marinhas e aves costeiras. Estes dois grupos incluem muitas espécies que estão ameaçadas de extinção. Assim, uma parte importante da minha investigação envolve uma monitorização a longo termo de algumas espécies nos seus locais de reprodução, o que nos permite compreender os fatores (antropogénicos ou outros) que influenciam a sua demografia.”
José P. Granadeiro

Ana Subtil Simões, Gabinete de Jornalismo da DCI Ciências ULisboa