“The Transition”

António M. Vallêra escreve ensaio sobre a descarbonização simultânea dos transportes terrestres e do sistema elétrico em Portugal

Fotografia de António M. Vallêra

António M. Vallêra escreve ensaio sobre a descarbonização simultânea dos transportes terrestres e do sistema elétrico em Portugal

GICD DCI Ciências ULisboa

“Neste ensaio analiso a descarbonização simultânea dos transportes terrestres e do sistema elétrico, tomando Portugal como um caso de estudo, e comparo os resultados de vários modelos possíveis para esta transição.”
António M. Vallêra

O lançamento do livro “The Transition” ocorreu no passado dia 28 de novembro, na biblioteca e auditório do Instituto Dom Luiz (IDL), na Ciências ULisboa. O seu autor António M. Vallêra, professor catedrático da Ciências ULisboa, aposentou-se como vice-reitor da Universidade, mas mantém-se ativo em termos de investigação no IDL.

António M. Vallêra
Atualmente o interesse principal de António M. Vallêra diz respeito à transição para sistemas de energia e de transporte descarbonizados
Fonte GICD DCI Ciências ULisboa

“Neste ensaio analiso a descarbonização simultânea dos transportes terrestres e do sistema elétrico, tomando Portugal como um caso de estudo, e comparo os resultados de vários modelos possíveis para esta transição. A conclusão é que os diferentes modelos têm consequências marcadamente diversas, não só na mobilidade e no sistema elétrico, como também em toda a economia, no ambiente e no clima, na forma como vivemos e organizamos as nossas sociedades”, diz António M. Vallêra.

António M. Vallêra é licenciado em Engenharia Eletrotécnica pelo Instituto Superior Técnico da ULisboa, e doutorado em Física pela Universidade de Cambridge (Cavendish Laboratory). O seu interesse na área da energia focou-se inicialmente na tecnologia solar fotovoltaica. Atualmente o seu interesse principal diz respeito à transição para sistemas de energia e de transporte descarbonizados.

A obra em formato digital encontra-se disponível para consulta em regime de acesso aberto (sem custos), através do Repositório da ULisboa. Os leitores interessados em adquirir um exemplar em versão impressa (preço 20€), devem contactar o autor através do seu endereço amvallera@ciencias.ulisboa.pt.

“O livro também se foca nas políticas públicas, que podem conduzir a melhores resultados, que interessantemente resultam do modelo menos estudado e mais ignorado pelos decisores até hoje”, comenta António M. Vallêra.

“The Transition” destina-se a profissionais e decisores das áreas da energia e dos transportes, investigadores e alunos, políticos e público em geral.

Auditório com pessoas
O lançamento do livro “The Transition” ocorreu no passado dia 28 de novembro, na biblioteca e auditório do IDL
Fonte GICD DCI Ciências ULisboa

Gabinete de Jornalismo Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt