Desconhecimento sobre variantes genéticas de ratinho doméstico pode levar à ineficácia no controlo de pragas em Portugal

Última Revisão —
rato

Sofia Gabriel

O estudo baseado na análise do gene Vkorc1 revelou a ocorrência das mutações L128S, Y139C e Vkorc1spr em populações de ratinho doméstico em várias regiões do país, nomeadamente nos arquipélagos da Madeira e dos Açores.
Estas variantes genéticas são responsáveis pela redução da suscetibilidade destes roedores a vários rodenticidas anticoagulantes, dificultando o seu controlo. Notavelmente, a variante Vkorc1spr foi prevalente entre as populações de ratinho doméstico em Portugal continental, enquanto a mutação Y139C mostrou-se amplamente disseminada nas populações insulares. A mutação L128S, embora menos frequente, foi detetada no continente bem como em quatro ilhas do arquipélago dos Açores.
As mutações encontradas neste estudo conferem diferentes níveis de resistência a alguns rodenticidas anticoagulantes utilizados em Portugal, como é o caso do coumatetralil, a bromadiolona e o difenacum. Deste modo, estes compostos não são aconselhados para o controlo efetivo de populações de ratinho doméstico portadoras das mutações Vkorc1spr, Y139C ou L128S.
Até ao presente estudo não eram conhecidos dados de resistência aos rodenticidas anticoagulantes em ratinho doméstico em Portugal continental, no arquipélago da Madeira e em grande parte das ilhas do arquipélago dos Açores.
Fonte: ACS

O estudo “Resistência a rodenticidas anticoagulantes desafia esforços do controlo de pragas em Portugal” - realizado por uma equipa de investigadores do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar – visa recolher informações que tornem a gestão do ratinho doméstico mais eficiente, minimizando os seus impactos.

“O desconhecimento sobre variantes genéticas de ratinho doméstico pode levar à ineficácia no controlo de roedores com consequentes danos económicos e sanitários”, diz Ana Carromeu-Santos, primeira autora do artigo publicado online recentemente e que terá destaque na edição de 20 de novembro da Science of The Total Environment. O artigo é ainda assinado por Maria da Luz Mathias e Sofia Gabriel, orientadoras de Ana Carromeu-Santos.

A estudante de doutoramento em Biologia e Ecologia das Alterações Globais, licenciada em Biologia e mestre em Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento. acrescenta ainda que “a elevada libertação de biocidas no meio ambiente aumenta o risco de contaminação ambiental associada ao envenenamento involuntário e secundário de outros animais domésticos e selvagens (como aves de rapina ou raposas)”.

O estudo baseado na análise de um gene revelou a ocorrência de algumas mutações em populações de ratinho doméstico em várias regiões do país, nomeadamente nos arquipélagos da Madeira e dos Açores, sendo necessário avaliar a presença dessas mutações no referido gene nos vários distritos do país, como uma ferramenta crucial no controlo integrado de roedores.

“Este conhecimento prévio vai auxiliar na seleção do método de controlo/erradicação mais apropriado, a fim de evitar o uso ineficiente dos biocidas altamente tóxicos”, conclui Ana Carromeu-Santos.

rato
O estudo alerta para a potencial ineficácia no controlo de roedores, caso não se conheçam as variantes genéticas de ratinho doméstico
Fonte Tony Rebelo

Scripta manent. O que se escreve, fica, permanece.
Este assunto teve destaque na GreenSavers, Açoriano Oriental, Delas, Antena Livre, Jornal de Abrantes, Jornal de Notícias, Notícias ao Minuto, Notícias de Coimbra, Observador, Renascença, Rádio Regional Online, Saúde Mais e Sapo.

Gabinete de Jornalismo Ciências ULisboa