Nobel da Física 2023

Pierre Agostini, Ferenc Krausz e Anne L'Huillier

Pierre Agostini, Ferenc Krausz e Anne L'Huillier

Ill. Niklas Elmehed © Nobel Prize Outreach
experiência com a luz
Para mais informações sobre o trabalho desenvolvido pelos cientistas consulte o site dos Prémios Nobel
Fonte Johan Jarnestad/The Royal Swedish Academy of Sciences

O Nobel da Física de 2023 foi atribuído a três físicos europeus - Pierre Agostini, Ferenc Krausz e Anne L'Huillier -, a trabalhar nos EUA, Suécia e Alemanha. Reconhece os trabalhos pioneiros relativos à produção de luz decorrentes da interacção entre electrões e atómos foto-ionizados por laser, através da geração de um número elevado de harmónicas de ordem elevada que, em conjunto, e em condições de fase relativas adequadas (phase matching) podem dar origem a trens de impulsos luminosos com durações de ato-segundo (1 as = 10-18 s).

A escala dos ato-segundo cobre os tempos característicos típicos da dinâmica dos electrões na matéria, designadamente em termos de ionização e transporte. O Nobel de 2023 reconhece a grande importância dos modelos criados desde os anos 90, bem como a forma de tornar operacionais estas sondas para estudos da matéria.

O Nobel de 1999 da Química tinha sido atribuído a Ahmed H. Zewail pela compreensão dos estados de transição em reacções químicas por espectroscopia femto-segundo. Em 2018, o Nobel da Física reconheceu a enorme relevância das técnicas de CPA (Chirp Pulse Amplification) que permitiram o desenvolvimento de lasers com impulsos de pico (10-12 s) e femto-segundo (10-15 s). Em 2023 reconhece-se a conquista de mais três ordens de grandeza temporais, embora os sistemas laser ato-segundo não tenham ainda a divulgação dos anteriores.

Nota da redação: o autor não segue o atual Acordo Ortográfico.

José Manuel Rebordão, professor do Departamento de Física Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt