Cerca de 80 estudantes participaram no PV Academy

EUPVSEC 2023

Apresentação de novos recordes de eficiência de conversão fotovoltaica e os primeiros módulos comerciais tandem com silício/perovskite

Centro de Congressos de Lisboa com vários participantes do EUPVSEC 2023

A EUPVSEC 2023 realizou-se de 18 a 22 de setembro de 2023, no Centro de Congressos de Lisboa

Imagem cedida por JS
sala de aula com alunos
Imagem cedida por JS

A PV Academy decorreu na Faculdade no dia 17 de setembro e contou com cerca de 80 estudantes de todo o mundo e “professores” oradores dos Estados Unidos da América, Austrália e Europa. Esta iniciativa trata-se de um evento associado à EUPVSEC 2023, virado sobretudo para estudantes na área da energia fotovoltaica. Segundo João Serra a PV Academy tem um formato de lições e permite aos estudantes uma grande interação com os oradores de grande renome.

A 40th European Photovoltaic Solar Energy Conference and Exhibition - EUPVSEC 2023 realizou-se de 18 a 22 de setembro de 2023, no Centro de Congressos de Lisboa. João Serra, professor do Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia da Ciências ULisboa, foi novamente convidado a ser o chairman da maior e mais importante conferência europeia dedicada à energia fotovoltaica.

“A conferência cobre toda a cadeia de valor, desde a investigação de materiais e novas células solares, passando pelas várias tecnologias até aos sistemas fotovoltaicos de pequena escala (mobiliário urbano, sistemas residenciais) até aos de grande escala (edifícios, centrais PV), para produção de eletricidade”, diz João Serra.

O acontecimento contou com cerca de 1900 participantes, tendo tido mais de 1800 apresentações (orais e posters) para além de painéis de discussão de tópicos atuais.

“Na conferência foram apresentados novos recordes de eficiência de conversão fotovoltaica e os primeiros módulos comerciais tandem com silício/perovskite. A nível geopolítico a conferência foi dominada pelas iniciativas que visam trazer o fabrico de módulos fotovoltaicos de novo para a Europa, uma vez que praticamente toda a produção atual está na China”, conclui João Serra.

Espaço com posters e pessoas
O acontecimento teve mais de 1800 apresentações (orais e posters)
Imagem cedida por JS

Gabinete de Jornalismo Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt