Professor José Guerreiro é o novo presidente do IPMA

O IPMA é um dos oito laboratórios do Estado e é tutelado pelos ministérios da Economia e Mar e da Agricultura e Alimentação

NASA

José Guerreiro, docente do Departamento de Biologia Animal e investigador do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE), iniciou funções esta quinta-feira, dia 1 de junho, como presidente do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

José Guerreiro
José Guerreiro tomou posse a 1 de junho de 2023 como presidente do IPMA
Imagem cedida por JG

José Ângelo Guerreiro da Silva nasceu em Lisboa em 1958, é licenciado em Biologia e doutorado em Ecologia e Biossistemática pela Ciências ULisboa, sendo atualmente professor auxiliar com agregação em Ciências do Mar. Entre as suas principais áreas de interesse destacam-se a política e governança do ambiente e do mar, a conservação da natureza e a gestão ambiental.

Em termos de responsabilidade política desempenhou, entre 1995 e 2007, diversas funções públicas de alto nível, nomeadamente: secretário de Estado do Ambiente do XIII Governo Constitucional (com a tutela do Instituto de Meteorologia, Instituto da Conservação da Natureza e Instituto de Promoção Ambiental), diretor geral do Ambiente e presidente do Instituto de Promoção Ambiental.

Atualmente, José Guerreiro integrava o Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e o Conselho Nacional da Ordem dos Biólogos, do qual foi bastonário.

O biólogo sucede ao geofísico Jorge Miguel Miranda, professor da Ciências ULisboa que presidiu o IPMA durante 10 anos.

GJ Ciências ULisboa