Qualidade do ar

banner-respiira
objetivos-desenvolvimento-sustentavel-3-11-v2

Iniciou-se em finais de 2018 o projeto RESPIIRA - REde de sensores PIloto Inovar Ar, em resultado de uma colaboração interdisciplinar de Ciências. Consiste em dotar o campus de Ciências com sensores de poluição de baixo custo (ruído, CO2, O3, NO2, PM2.5, NH3, temperatura, humidade) de comunicação wireless e em pontos exteriores e interiores aos edifícios.

qualidadear_foto_menor

Os sensores exteriores serão instalados nos mesmos locais onde já estão a ser efetuados estudos de biomonitorização com recurso a líquenes, no âmbito da disciplina de Ecologia Geral oferecida pelo departamento de Biologia.

captura-de-ecra-2025-10-27,-as-17

Esta rede de sensores será mapeada recorrendo a ferramentas geoespaciais e integrada no SMARTCAMPUS de Ciências. A ferramenta permitirá adquirir dados de qualidade do ar exterior e interior e analisá-los em algumas atividades de ensino, projetos de investigação e comunicação de ciência através do Portal da Sustentabilidade.

Nesta fase inicial do projeto estão a ser testados sensores no âmbito de teses de mestrado e doutoramento cujos resultados encontram-se publicados em https://doi.org/10.3390/en13040861 e https://doi.org/10.3390/en13071562.

captura-de-ecra-2025-10-27,-as-17

Brevemente teremos resultados de um projeto de alunos da Licenciatura em Eng. da Energia e Ambiente, com sensores testados em sala de aula do edifício C8 (ambiente interior) e outdoor (perto gases de escape de carro, perto eixo rodoviário, e perto entrada edifício C8.

 

Dissertações de mestrado:

 

Coordenadora: Carla Silva

Membros do projeto: Ângelo Soares, Cristina Catita, Oficina das Energias

 

Para mais informações, contactar sustentabilidade@ciencias.ulisboa.pt.

Comunicados

Conheça a nova Direção de CIÊNCIAS