Redes ULisboa

RedeAGRO - Rede Temática Interdisciplinar do Agro-Alimentar e Florestal

A Rede Temática Interdisciplinar do Agro-Alimentar e Florestal (RedeAGRO) da Universidade de Lisboa visa, sobretudo, organizar os docentes/investigadores da ULisboa desta área de estudos para, obtendo vantagem da massa crítica em número de investigadores/unidades de investigação e respectivos níveis de diferenciação especializada, poderem mais facilmente inserir-se em redes internacionais, bem como posicionarem-se para eixos futuros da estratégia de especialização inteligente (RIS3) inserida no Acordo de Parceria com a União Europeia e respectivos programas operacionais (Portugal 2020) bem como em outros eixos competitivos nacionais e/ou internacionais.

A RedeAGRO é constituída pelas escolas e centros de investigação que trabalham em áreas que incluem (1) Agricultura e alimentos de origem vegetal; (2) Floresta e indústria de base florestal e (3) Pecuária e alimentos de origem animal e que integram a ULisboa, revelando assim uma variedade temática e de metodologias.

A RedeAGRO, aborda prioridades definidas pela UE no âmbito do desenvolvimento sustentável e no contexto do Programa Estratégico do H2020. O trabalho da rede contempla as principais linhas de investigação estabelecidas a nível nacional (FCT, Portugal 2020) e a nível Europeu (Horizon 2020), de modo a poder integrar os desafios societais a nível regional e nacional, incluindo parcerias com o setor privado.

A RedeAGRO tem como objetivo principal promover uma estratégia interdisciplinar nas áreas científicas relacionadas com os sectores Agro-alimentar e Florestal dentro da ULisboa, de modo a que a investigação produzida dentro da ULisboa possa contribuir de uma forma mais eficaz para a solução dos desafios e problemas com que a sociedade se depara nestas áreas. Neste sentido, tem vindo a desenvolver contactos com empresas e instituições do sistema científico e tecnológico nacional através de Conferências e Simpósios, bem como reuniões bilaterais e Constituição de um Conselho Consultivo Empresarial (CCE).

RedeSAÚDE - Rede Temática Interdisciplinar de Saúde

A Rede Temática interdisciplinar de Saúde da Universidade de Lisboa (RedeSAÚDE) visa fomentar a cooperação entre os docentes/investigadores da Universidade de Lisboa, por forma a promover uma resposta coordenada aos desafios científicos relacionados com a inovação em produtos, processos e serviços no setor dos cuidados de saúde.

A RedeSAÚDE opera na interface entre a Ciência, a Inovação e as Políticas Públicas, promovendo ações colaborativas para dar resposta a objetivos nacionais e internacionais, através de uma rede estratégica de parcerias na área da Saúde. Para a concretização destes objetivos, a RedeSAÚDE desenvolve atividades e dinamiza a participação da Universidade de Lisboa em plataformas externas, como o “Lisbon Living+” e “EIT Health”.

A RedeSAÚDE tem como objetivos:

  • dar resposta aos desafios colocados pelos programas nacionais e internacionais de apoio à investigação na área da saúde;
  • promover a interdisciplinaridade, fazendo a ponte entre áreas do conhecimento complementares para o processo de inovação em Saúde;
  • estabelecer plataformas aumentar o impacto de projetos com massa crítica para juntar os setores público, privado e social.

Os três pilares estratégicos da RedeSAÚDE através das quais são organizadas iniciativas são:

  • Investigação & Desenvolvimento;
  • Inovação & Transferência de Conhecimento;
  • Sistema de Saúde & Transformação Digital.

De forma a promover as suas atividades, a RedeSAÚDE irá congregar adicionalmente grupos de peritos que desenvolvem programas de trabalho transversais nas áreas de “Envelhecimento” e “Medicina de Precisão”, bem como quatro grupos de trabalho de orientação clínica para as áreas de “Oncologia”, “Doenças Neurodegenerativas”, “Doenças Infecciosas”, “Doenças Metabólicas e Cardiovasculares”.

RedeMOV - Rede Temática Interdisciplinar da Mobilidade Urbana e Inteligente

A Rede Temática Interdisciplinar da Mobilidade Urbana e Inteligente da Universidade de Lisboa (RedeMOV) visa, sobretudo, organizar os docentes/investigadores da Universidade de Lisboa desta área de estudos para, de acordo com critérios de diferenciação especializada, a Universidade poder ser inserida em redes internacionais, bem como posicionar-se nos eixos futuros das estratégias de especialização inteligente (RIS3) inseridas no Portugal 2020 e nos desafios societais constantes do Horizonte 2020.

A redeMOV pretende abordar novas perspectivas de abordar as questões associadas à mobilidade urbana, dado que os problemas a resolver apontam para soluções que extravasam o domínio do planeamento e gestão da oferta dos sistemas de transportes, alargando-se à gestão do modo como a acessibilidade a bens e serviços, garantindo a equidade e coesão social assim como a redução dos impactes ambientais.

A redeMOV procura que a investigação a desenvolver se oriente para a gestão e inovação de sistemas permitindo uma utilização mais racional, eficiente e ambientalmente sustentável a nível de modos e meios de transporte disponíveis – promovendo e facilitando o papel relevante e insubstituível da intermodalidade e da multimodalidade.

A redeMOV promove a formulação e desenvolvimento de novos sistemas que potenciem a substituição das necessidades de deslocação motorizada para aceder a bens e serviços, cruzando questões relacionadas com as TIC, o urbanismo e a logística urbana.

A redeMOV pretende ultrapassar o domínio estrito do veículo, modos de transporte, infraestrutura e da relação entre eles, para englobar os aspetos comportamentais, as relações mobilidade/urbanismo/ordenamento do território, a partilha dos meios de transporte e a facilidade com que se acede aos vários modos de transporte.

RedeMAR - Rede Temática Interdisciplinar do Mar

A Rede Temática Interdisciplinar do Mar da Universidade de Lisboa (RedeMAR) tem como objetivo desenvolver um plano estratégico na área das Ciências e Tecnologias do Mar, agregando docentes e investigadores das várias escolas, institutos e centros de investigação que compõe a Universidade.

A RedeMAR pretende gerar um processo estimulante de criação de riqueza e conhecimento sobre o MAR para reposicionar Portugal na arena global em que simultaneamente se incrementa o valor das questões ambientais, sociais, económicas, históricas e futuras dos oceanos.

A RedeMAR procura ainda contribuir para uma estratégia e visão integradora da política pública para o MAR, através do estabelecimento de uma agenda e sua monitorização, incluindo o envolvimento das comunidades locais através de desenvolvimento e aperfeiçoamento de uma política comum que procure estimular a ação colaborativa de modo a alcançar os objetivos nacionais para o sector.

A RedeMAR propõe a criação na ULisboa de uma plataforma de interesse coletivo e ação coordenada para melhorar desenvolvimento dos objetivos nacionais sobre o MAR, usando o legado do conhecimento oceânico, promovendo propostas integradas e transversais através de candidaturas a financiamento para projetos de investigação, programas de doutoramento e atividades de capacitação e disseminação. Visa ainda reforçar as competências da ULisboa em áreas de excelência relacionadas com o oceano e os seus campos de investigação, através de um processo dinâmico que proponha uma rede ativa, viva e estimulante atuante sobre o Mar nas suas diversas vertentes.

RedeVALOR - Rede de Empreendedorismo e Transferência de Conhecimento

A Rede de Empreendedorismo e Transferência de Conhecimento da Universidade de Lisboa (RedeVALOR), é uma rede transversal a toda a Universidade envolvendo representantes de todas as suas Escolas.

Ao formar a redeVALOR, a ULisboa pretende promover a discussão de temáticas associadas às atividades de empreendedorismo, inovação e transferência de conhecimento, de forma a melhorar as competências da Universidade nestes domínios e fomentar a interdisciplinaridade, promovendo a aproximação e colaboração das 18 Escolas da ULisboa.

A redeVALOR pretende fomentar uma maior de abertura da Universidade à Sociedade, pela promoção de práticas de inovação, empreendedorismo e transferência de conhecimento de uma forma mais sistemática com sentido de responsabilidade social.

A rede ambiciona ainda estreitar as relações da ULisboa com outras instituições nacionais e internacionais associadas à prática da transferência e valorização do conhecimento, através da formação de parcerias entre a Universidade e as Empresas e do estímulo ao empreendedorismo de oportunidade.

No essencial, interessam à redeVALOR todos os assuntos relacionados com o processo complexo de trazer resultados de atividades de Ensino e I&D para o uso prático, com benefícios económicos e sociais.