Galeria Ciências e Espaços de Exposição

CIÊNCIAS promove ativamente a difusão da cultura científica, portuguesa e internacional, disponibilizando espaços de exposição na Galeria Ciências (Edifício C4, Piso 3) e no Átrio do Edifício C6

Galeria Ciências ULisboa

FERNÃO DE MAGALHÃES, PIONEIRO DA GLOBALIZAÇÃO

No dia 21 de 0utubro de 1520 cumpriu-se o objetivo principal da viagem de Fernão de Magalhães: encontrar uma ligação entre o Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico.

Ao unir oceanos e ligar mundos, Fernão de Magalhães iniciou o processo de globalização.

Com recurso a trechos do diário de Antonio Pigafetta, marinheiro, geógrafo e escritor italiano, que viajou como passageiro pagante na nau Trinidad comandada por Fernão de Magalhães, pretende-se nesta brochura contar a história desta viagem.

Texto: Suzana Metello de Nápoles 

Design: João Sotomayor

Apoio: CMAFcIO

capa-fm-pioneiro-da-globalizacao

Edifício C6 (Átrio)

Não existem exposições a decorrer.

Passeio da Ciência

A exposição é formada por um conjunto de 30 painéis, dedicados à investigação científica atualmente realizada em Ciências ULisboa.

Em cada painel, descreve-se o essencial das atividades de cada unidade de investigação, com ilustrações adequadas e um design gráfico que pretende tornar o conjunto agradável à vista. Dirigida essencialmente à população estudantil, foi concebida para ocupar um espaço amplo, convidando a um passeio pelo universo científico da nossa casa.

inauguracao-passeio-ciencia-2012

Exposições Permanentes

Crystals and Their Skeletons – Uma Exposição Online

Eles existem desde o início da Terra e são onipresentes nas nossas vidas.


Os cristais são encontrados na natureza em muitas rochas e, no nosso dia-a-dia, lidamos com eles em cristais de açúcar ou de sal, que adicionamos aos alimentos, em relógios digitais e chips de computador, em medicamentos e, literalmente, dentro dos nossos ossos.


No Laboratório de Energética Molecular do Centro de Química Estrutural (FCUL) estudam-se principalmente em cristais de moléculas orgânicas que estão na base de muitos corantes, agroquímicos e medicamentos.


Neste âmbito, colecionaram-se durante os últimos anos várias imagens destes materiais, as quais deram agora origem a uma exposição fotográfica virtual elaborada por C. Bernardes, intitulada "Crystals and Their Skeletons", e disponível em 
http://mol2cryst.rd.ciencias.ulisboa.pt/

exposicao-cristais

Como se Calculava nos Anos 70?

As peças em exposição, no Edifício C6 de Ciências ULisboa, pertenceram ao Centro de Cálculo Científico da Fundação Calouste Gulbenkian e foram doadas ao Museu de Ciência da Universidade de Lisboa quando deixaram de ser utilizadas. 

Atualmente integram o acervo do Museu Nacional de História Natural e da Ciência.

Integraram a exposição “O Cálculo de Ontem e de Hoje”, inaugurada no aniversário dos 100 anos da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.​

como-se-calculava-nos-anos-70

Formas & Fórmulas

Esta mostra apresenta alguns dos elementos que fizeram parte da exposição com o mesmo nome que esteve patente no Átrio do Edifício C6 entre outubro de 2016 e março de 2017.

Mais informações sobre a exposição e o respetivo catálogo em http://www.formas-formulas.org.

formaseformulas-medium

Exposições Itinerantes

Proposta de Exposição
(Formulário)

Para usar um espaço expositivo em CIÊNCIAS, por favor preencha o seguinte formulário.

Será analisado pela Comissão de Exposições que fará uma proposta de aprovação e calendarização à Direção.

Comissão de Exposições (ExpoCom)

Comunicados

A Inteligência Artificial precisa de ética. E os humanos também.