Listar Ligações de Rede e Descobrir o Processo ou Serviço Associado em Windows

Os utilizadores do sistema operativo Windows podem listar as ligações do seu computador seguindo os seguintes passos.

  1. Abrir uma janela (prompt) de DOS clicando no botão 'Windows' e executar o comando cmd

     
  2. Na janela de DOS executar o comando netstat -pano udp caso se pretenda listar as ligações udp ou netstat -pano tcp caso se queira listar as ligações tcp.
    Nota: não é obrigatório usar a opção -p cuja finalidade é filtrar apenas as ligações de determinado protocolo, no entanto para utilizadores menos experientes esta opção ajuda a uma melhor visualização da informação obtida com a execução do comando. Caso se pretenda listar todas as ligações basta executar o comando netstat -ano.
    Caso se pretenda listar listar os processos e/ou serviços em execução basta na mesma janela ou numa outra executar o comando tasklist
     

    É de notar que a opção -o usada no comando netstat lista as ligações com o PID (Process ID) associado. Este PID pode ser consultado na lista de processos em execução.
    Assim por exemplo se quisermos saber qual o processo responsável por ligações UDP na porta 32968, basta consultar o PID (1948) na lista de processos obtida através da execução do comando tasklist.
     

  3. Caso a lista de ligações e/ou processos em execução seja muito extensa é possível usar filtros na execução dos comandos de maneira a reduzir a informação ao essencial. A imagem seguinte apresenta o resultado dos mesmos comandos mas recorrendo a filtros.
     

    A execução de netstat -pano udp | findstr ":32968" apresenta a ligação UDP e filtra os resultados apresentando apenas o termo ":32968".
    Semelhante resultado pode ser obtido diretamente na execução do comando 'tasklist' através da execução de tasklist /FI "pid eq 1948". No exemplo dado podemos concluir que o serviço/aplicação ace_engine.exe esta a receber ou a efetuar ligações na porta 32968 usando o protocolo UDP.
     

  4. Caso seja preferível listar os processos através de uma janela mais amigável, pode-se usar o taskmanager. Para tal basta clicar no botão do 'Windows' e executar taskmgr à semelhança do que foi feito no passo 1 com a execução do comando cmd. Após a execução do comando taskmgr uma janela semelhante irá aparecer, no entanto por omissão o identificador do processo (PID) não irá ser apresentado e para ativar esta opção é necessário aceder ao menu View e escolher a opção Select Columns...

     
  5. Uma nova janela irá ser apresentada e a checkbox PID (Process Identifier) deverá ser ativada.

     
  6. Por fim pode-se ordenar os resultados da maneira desejada clicando no tema de cada coluna no topo da lista. No exemplo apresentado facilmente se verifica que a aplicação associada ao PID 1948 é o ace_engine.exe