Ensino multidisciplinar

Duas empresas. Cinco universidades. O mesmo desafio

Fotografia de alunos a andarem, junto ao C8
O novo programa prevê 840 horas de aulas
Eliseu Furtado

A FCUL, com mais quatro instituições universitárias portuguesas e brasileiras, cria e participa no programa de estudos avançados em Geo-Engenharia de Reservatórios Carbonatados, promovido pela Galp Energia e Petrobas.

Os reservatórios carbonatados, em geral, e os reservatórios de hidrocarbonetos em águas profundas, em especial, representam uma nova e muito relevante fronteira da indústria petrolífera internacional, com importante potencial económico. Neste contexto, a Galp Energia e a Petrobas decidiram promover o lançamento de uma pós-graduação visando a formação avançada de quadros (geólogos, geocientistas e engenheiros), dotando-os de competências multidisciplinares diferenciadoras no domínio dos reservatórios carbonatados. Esta iniciativa poderá também vir a ser o embrião de projetos de investigação conjuntos entre as duas empresas e as instituições científicas dos dois países.

Neste contexto, o Instituto Superior Técnico, a FCUL, a Universidade de Aveiro, a Universidade Estadual de Campinas e a Universidade Estadual Paulista, com a Galp Energia e a Petrobas, criaram em cooperação o diploma de estudos avançados em Geo-Engenharia de Reservatórios Carbonatados. Trata-se de um curso de formação avançada, não conferente de grau académico, cuja conclusão com aprovação dá lugar à atribuição de um diploma de estudos avançados em Geo-Engenharia de Reservatórios Carbonatados com menção conjunta às universidades envolvidas. No passado dia 13 de dezembro de 2011 celebraram-se, simultaneamente em Lisboa e no Rio de Janeiro, os acordos formais ao alto nível entre as duas empresas e as cinco instituições de ensino superior, concretizando uma iniciativa de natureza e dimensão pouco comuns, que vai seguramente marcar uma nova etapa do ensino e investigação na área do petróleo em Portugal.

A primeira edição do curso realiza-se já em 2012. O curso é antecedido por uma fase de nivelamento de conhecimentos fundamentais, que se justifica pelas diferentes formações de base dos formandos. O programa completo prevê 840 horas de aulas e, para efeitos de prossecução de estudos com vista a dissertação de doutoramento, dará equivalência ao primeiro ano de um programa doutoral nas universidades portuguesas envolvidas.

A participação da FCUL, sob responsabilidade de Ana Cristina Azerêdo, docente do Departamento de Geologia e investigadora do Centro de Geologia, incidirá sobre Geologia dos Reservatórios Carbonatados e Trabalho de campo na Bacia Lusitânica, além de módulos da fase de nivelamento.

Ana Cristina Azerêdo, Departamento de Geologia e Centro de Geologia da FCUL
acazeredo@fc.ul.pt

Os estágios irão ocorrer na Alemanha, Espanha, Estados Unidos da América, França, Moçambique e Suécia.

O “Contact Making Event - Farming With Young People" superou as expectativas que levávamos na bagagem. Para além das importantes ferramentas que descobrimos (Erasmus+, dinâmicas de grupo…) e dos novos contactos que fizemos, as éticas e os princípios da Permacultura foram partilhados com todos.

O Arquivo.pt é uma nova ferramenta de suporte à investigação em diversas áreas científicas, como a Sociologia, História ou Comunicação.

A iniciativa foi dinamizada pela professora Suzana Nápoles e contou com a presença de 22 alunos do ensino básico.

O sismo foi registado pelas estações sísmicas do Instituto Dom Luiz.

Anualmente são analisadas pelo Núcleo de Planeamento, Avaliação e Gestão da Qualidade cerca de 800 disciplinas, dos vários cursos da nossa Faculdade.

O mestrado em Microbiologia resulta de um consórcio entre quatro escolas da ULisboa.

Ana Bastos, pós-doutorada no Laboratoire des Science du Climat et de L’Environement, em França, começou a investigar este tema durante o doutoramento em Ciências ULisboa.

Os alunos recrutados são dos cursos de Bioinformática e Biologia Computacional, Engenharia Biomédica e Biofísica, Matemática Aplicada e Tecnologias da Informação e Comunicação.

O que fazem e o que pensam alguns membros da comunidade de Ciências ULisboa?

Jonathan Félix Rio Veloso, estudante da licenciatura em Tecnologias de Informação com minor em Biologia, faleceu na noite de 10 de janeiro. O funeral do aluno realiza-se no dia 12 de janeiro, pelas 14h30, na aldeia de Nozelos, situada no concelho de Valpaços.

 "Com um simples azulejo” é uma iniciativa do DM dirigida a alunos dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico destinada a explorar transformações geométricas no plano.

Ciências ULisboa pretende continuar a colaborar na formação académica, bem como no desenvolvimento de programas de investigação comuns e no estabelecimento de equipas que possam concorrer a fundos internacionais.

Entre os dias 9 e 30 de janeiro de 2016 inclusivé, a biblioteca do C4 também está aberta aos sábados das 9h00 às 17h00.

A área que mais gosta são as alterações climáticas e os seus efeitos. Durante estes anos em Ciências ULisboa sente que cresceu como pessoa e cientista. Carlos da Camara e Ana Bastos orientaram o projeto de licenciatura e ficaram surpreendidos com o talento da jovem estudante.

Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma bolsa de Gestão Ciência e Tecnologia para licenciados em Estatística ou Matemática.

“Ciência, Prestígio e Devoção: os Jesuítas e a Ciência em Portugal”, editado pela Lucerna, no início de 2015, é a primeira abordagem à história científica dos jesuítas em Portugal nos séculos XIX e XX.

Imagem artística do Euclid

Para Ismael Tereno, investigador do IA e de Ciências ULisboa, é possível rastrear mais de um terço do céu, obtendo dados astronómicos com a qualidade adequada ao sucesso dos objetivos científicos da missão Euclid.

QTLeap project

O Piloto 2 veio acrescentar mais informação léxico-semântica aos sistemas de tradução automática para todas as línguas do projeto: português, alemão, checo, búlgaro, espanhol, basco, holandês e inglês.

Abstrato
A última sessão deste ano acontece esta sexta-feira, dia 18 de dezembro, a partir das 20h00, no Grande Auditório da Faculdade, sito no edifício C3, no Campo Grande.

Através da iniciativa os alunos de Ciências ULisboa ficam a conhecer o processo de recrutamento e seleção da Galp Energia.

Através da iniciativa os alunos de Ciências ULisboa ficam a conhecer o processo de recrutamento e seleção da Galp Energia.

"Reflexões sobre a neurobiologia da consciência" foi o tema da palestra de António Damásio.

Páginas