Opinião

“Visible Laser Dazzle – Effects and Protection”

O SET-198 é um “Reasearch Task Group” que enquadra uma das atividades em curso no painel “Sensors and Electronics Technology” na vertente “Optical Technologies” pertencente à “Science & Technology Organization” da NATO. É liderado pela Alemanha através de um investigador do IOSB/Fraunhofer e conta de momento, para além de Portugal, com representantes do Reino Unido, França, Holanda, Estados Unidos e do Canadá. Tem ainda pedidos de adesão da Suécia, Bélgica e da Turquia. Entre 12 e 14 de novembro, o Instituto de Biofísica e Engenharia Biomédica da FCUL acolheu uma reunião deste Grupo.

Desde a sua invenção há 51 anos, o laser tem provado ser um instrumento valioso e os seus domínios de aplicação são cada vez mais diversificados; porém, a sua utilização também pode ser perigosa quando não utilizado de acordo com as normas de segurança.

Uma das consequências do aumento da disponibilidade de fontes laser de maior potência, compactas e a baixo preço é o aumento da sua má utilização. Atualmente encontram-se facilmente disponíveis no mercado ponteiros laser portáteis emitindo no visível com potências de saída até um watt. Além disso, existem dispositivos laser especialmente concebidos para encandear (dazzle) sensores, que podem ser utilizados contra o olho humano. Na área civil, mas também em ambientes militares, as tripulações das aeronaves e os motoristas são considerados potenciais alvos. Nestes casos, a perda da visão (mesmo que momentânea) pode conduzir a acidentes catastróficos. Acresce que para irradiações com fontes de maior potência e/ou maiores tempos de exposição, a gravidade da exposição pode conduzir a danos permanentes e irreversíveis na visão, que podem por vezes manifestar-se apenas à posteori.
 

Fonte laser
Desde a sua invenção há 51 anos, o laser tem provado ser um instrumento valioso
Fonte Cedida por JMPC e JACF

Além disso, o encandeamento por laser também pode representar um problema grave para os sensores eletro-óticos usados nos sistemas autónomos ou de vigilância. Uma proteção adequada contra este encadeamento é portanto altamente desejável.

As atuais medidas de proteção da radiação laser são normalmente realizadas utilizando filtros óticos convencionais baseados em efeitos de absorção ou interferência. Infelizmente, esses filtros funcionam somente nos comprimentos de onda pré-definidos, mas não (muito) além. Portanto, são necessários conceitos de proteção sofisticados contra situações de encadeamento e também contra danos, que funcionem independente do comprimento de onda em questão e não influenciem o desempenho do sistema (sensor eletro-ótico ou olho humano).

Neste âmbito, os principais objetivos deste estudo serão: determinar o estado da arte de fontes de radiação laser comuns no encadeamento e as atuais medidas contra o fenómeno; desenvolvimento de novos conceitos de proteção e requisitos técnicos; testar e avaliar os novos conceitos de proteção; desenvolvimento de normas comuns e procedimentos de teste.

João M. P. Coelho e José António Cabrita Freitas, investigadores do Laboratory of Optics, Lasers and Systems da FCUL
Impressão artística da missão Euclides no espaço.

A 25 de maio (sábado), às 21h00, vamos ver e compreender as novas imagens de entre as maiores alguma vez feitas do Universo, no Grande Auditório de CIÊNCIAS (Edifício C3). A entrada é livre.

Redes Doutorais Marie Curie Projeto PROMOTE

CIÊNCIAS vai participar numa das propostas vencedoras do concurso 2023 das Redes Doutorais de Ações Marie Skłodowska-Curie (MSCA DN).

Foto de entrega de prémio aos vencedores

No âmbito do projeto Invasives e como atividade inserida na

Dia Nacional dos Cientistas - 16 de maio

O Dia Nacional dos Cientistas foi instituído em 2016 por Resolução da Assembleia da República com o objetivo de reconhecer e celebrar a contribuição vital dos cientistas para o progresso da sociedade.

CIÊNCIAS e OKEANOS em parceria para monitorizar biodiversidade e alterações dos ecossistemas marinhos

O projeto foca-se em seis espécies que nidificam no Atlântico Norte, cuja ecologia e até a taxonomia são muito pouco conhecidas, por serem muito difíceis de estudar: estas aves são exclusivamente noturnas em terra, não pesam mais que 50 gramas e nidificam em pequenas cavidades em rochas ou solo.

Reitoria da ULisboa

O CWUR 2024 avaliou de entre 20.966 instituições de ensino superior e atribuiu à ULisboa o 211.º lugar (top 1.1%) e a 80.ª posição no panorama europeu.

Fotografia de participantes na Training School

Realizou-se em Portugal, mais precisamente em CIÊNCIAS, no CE3C, de a 6 a 9 de maio a training school

Participantes no Dia Aberto

O campus ganhou vida, cor e energia proveniente do entusiasmo dos cerca de 2000 alunos de 170 escolas de norte a sul do País.

CIÊNCIAS esteve presente nesta edição, com a participação dos docentes do Departamento de Física: Alexandre Cabral, no painel de abertura “À conversa sobre carreiras espaciais” e

Semana Internacional da Compostagem

Uma das transformações necessárias às entidades que querem progredir pelo caminho da sustentabilidade é fecharem os seus ciclos de materiais, nomeadamente o orgânico.

A VicenTuna - Tuna da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa - completou 30 anos em janeiro de 2024. Para comemorar, realizou no dia 30 de abril de 2024, a Festa da Primavera, um espetáculo de música e divertimento dedicado à comunidade de CIÊNCIAS e ao público em geral.

Celebrações dos 50 anos do 25 de abril de 1974 da Academia das Ciências de Lisboa

A 9 de maio realiza-se a segunda de duas jornadas de debate académico e científico organizadas pela Academia das Ciências de Lisboa, que tem por objetivo ‘analisar e discutir a evolução do panorama científico português de forma prospetiv

Lançamento do projeto Barrocal-Cave marca um novo capítulo na Conservação da Biodiversidade em Portugal

O prestigiado Palácio Gama Lobo foi o cenário escolhido para o lançamento do projeto Barrocal-Cave, financiado pelo Prémio Fundação Belmiro de Azevedo 2023.

No passado dia 10 de abril, tivemos a honra de receber um grupo de estudantes e dois professores da Universidade de Leiden, na Holanda. Com um total de 40 estudantes, todos da área das bio farmacêuticas, a visita prometia ser entusiástica.

Miguel Pinto

No dia 29 de abril, Miguel Pinto visitou a Escola Básica Professora Aida Vieira, no Bairro Padre Cruz em Lisboa, para realizar oficinas de divulgação científica e atividades didáticas.

Fotografia de alguns dos oradores

O que é a sustentabilidade? Como podemos agir a nível local, procurando um impacto global? Estas e muitas outras questões marcaram a segunda edição da Semana da Sustentabilidade CIÊNCIAS, entre 15 e 19 de abril de 2024.

Grande Auditório durante a celebração do 113.º aniversário de CIÊNCIAS

Mais de 500 pessoas assistiram no Grande Auditório à celebração do 113.º aniversário de CIÊNCIAS, na passada terça-feira, 23 de abril, numa cerimónia marcada por distinções, homenagens e um balanço dos últimos meses, com os olhos postos no futuro. 

Buracos negros Gaia

Um grupo de cientistas descobriu um grande buraco negro, com uma massa quase 33 vezes superior à massa do Sol, escondido na constelação de Aquila, a menos de 2000 anos-luz da Terra, ao analisar a grande quantidade de dados da missão Gaia da ESA.

Alunos com mãoes no ar num sala de aula

É possível brincar com a Matemática e prova disso foram as várias atividades que se realizaram na Faculdade nos dias 13 e 14 de março de 2024. Março foi um mês dedicado a esta ciência, motor da sociedade. Leia a opinião de quem participou nestas atividades e ainda nas Jornadas de Matemática.

robot e criança

Ecossistema de grandes modelos de linguagem de IA Generativa para a língua portuguesa foi expandido com novas versões dos modelos Albertina e Gervásio.

Participantes da 1.ª edição do JAB

A 1ª edição do JAB, um evento inovador destinado a jovens empreendedores, organizado pela JUST - Júnior Iniciativa de Ciências ocorreu nos dias 22 e 23 de março passado e teve como foco a Educação de Qualidade, quarto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável.

Pessoas

Uma comitiva da Shanghai Ocean University (SHOU), cuja origem remonta à Escola de Pesca da Província de Jiangsu, fundada em 1912, visitou Ciências ULisboa no passado dia 25 de março. Wang Hongzhou, presidente do Conselho da universidade chinesa, elogiou o avanço da investigação realizada na Ciências ULisboa, destacando as boas práticas de gestão, interdisciplinaridade e foco na missão. Durante a ocasião, Luís Carriço, diretor da Ciências ULisboa, reconheceu a importância das relações bilaterais com a China.

Alunos dinarmarqueses junto à tabela periódica

Um grupo de 25 estudantes do ensino secundário do Egedal Gymnasium & HF, da Dinamarca, visitou a Ciências ULisboa no passado dia 21 de março.

Páginas