Jorge Relvas preside Society for Geology Applied to Mineral Deposits

Um dos encontros da SGA. A próxima reunião realiza-se em Portugal a 7 de abril de 2016

SGA

Jorge Relvas

Jorge Relvas, professor do Departamento de Geologia de Ciências, é o novo presidente da Society for Geology Applied to Mineral Deposits. O mandato iniciado em janeiro deste ano termina no final de dezembro de 2017. Em 2014/2015, Jorge Relvas foi eleito vice-presidente da SGA e, por inerência, chairman do SGA Educational Fund Committee. Em 2006 integrou o Council SGA, a convite do presidente da sociedade científica internacional na época, David Leach. Atualmente, o Council SGA é composto por 31 membros de 18 nacionalidades, dos quais dez elementos constituem o seu Executive Committee.

“O congresso da ‘minha presidência’ será em agosto de 2017, em Québec City. Espero nessa altura dormir tranquilo com a consciência de que fiz tudo o que estava ao meu alcance para merecer a honra e a responsabilidade que representa para mim o cargo para que me elegeram colegas de todo o mundo que eu tanto respeito e admiro.”
Jorge Relvas

A próxima reunião do Council SGA realiza-se a 7 de abril de 2016, no campus de Ciências. A iniciativa inclui ainda excursões de campo às minas de Neves Corvo e Aljustrel e uma visita circunstanciada à aldeia mineira do Lousal, onde a Faculdade gere um Centro Ciência Viva e preside ao projeto integrado de reabilitação em curso.

“Nos últimos anos, o lugar da SGA reforçou-se muitíssimo no contexto da comunidade científica e profissional que serve. A SGA tem hoje uma presença e uma projeção verdadeiramente globais”, diz Jorge Relvas.

Objetivos do SGA

  • Promover o conhecimento científico aplicado ao estudo dos recursos minerais e do ambiente
  • Fomentar a profissão de geólogo de recursos minerais na ciência e na indústria
  • Favorecer e cultivar intercâmbios e redes, mutuamente benéficas, de contactos pessoais e institucionais nestes domínios
  • Defender elevados padrões profissionais e éticos entre os seus membros

Nova Zelândia, Escócia e Itália pretendem candidatar-se à organização do SGA Biennial Meetings em 2019. A Índia também manifestou interesse em organizá-lo em 2021. O próximo congresso científico internacional realiza-se em 2017, em Québec City.

Uma das faces mais visíveis da atividade da SGA consiste na publicação da Mineralium Deposita, publicada pela Springer. O fator de impacto - ISI Web of Knowledge - da Mineralium Deposita em 2015 foi igual a 2.561 ultrapassando o da Economic Geology. A Mineralium Deposita publica trabalhos sobre todos os aspetos da geologia de depósitos minerais e aspetos genéticos e ambientais associados aos depósitos minerais.

“Os objetivos e expectativas que tenho para este mandato são sobretudo manter esta trajetória de crescente relevância e visibilidade da SGA, incrementar o seu número de associados em todo o mundo, continuar a projetar a Mineralium Deposita como uma revista de referência neste domínio, apoiar cada vez mais o apoio financeiro a estudantes graduados e profissionais de regiões desfavorecidas através do Educational Fund [apoio a estudantes graduados e profissionais de regiões economicamente desfavorecidas, com vista à sua participação em reuniões científicas nacionais e internacionais organizados ou patrocinados pela SGA] e elevar cada vez mais alto o sucesso dos nossos congressos oficiais”, conclui Jorge Relvas.


Iniciativas da SGA
Fonte SGA

A SGA existe desde 1965. Atualmente, possui mais de 1300 membros de todos os continentes, sobretudo investigadores, académicos, estudantes graduados e profissionais da indústria mineira e prospeção mineral e de instituições governamentais e privadas.


Logotipo SGA

Ana Subtil Simões, Gabinete de Comunicação, Imagem e Cultura de Ciências
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt
Redes Doutorais Marie Curie Projeto PROMOTE

CIÊNCIAS vai participar numa das propostas vencedoras do concurso 2023 das Redes Doutorais de Ações Marie Skłodowska-Curie (MSCA DN).

Foto de entrega de prémio aos vencedores

No âmbito do projeto Invasives e como atividade inserida na

Dia Nacional dos Cientistas - 16 de maio

O Dia Nacional dos Cientistas foi instituído em 2016 por Resolução da Assembleia da República com o objetivo de reconhecer e celebrar a contribuição vital dos cientistas para o progresso da sociedade.

CIÊNCIAS e OKEANOS em parceria para monitorizar biodiversidade e alterações dos ecossistemas marinhos

O projeto foca-se em seis espécies que nidificam no Atlântico Norte, cuja ecologia e até a taxonomia são muito pouco conhecidas, por serem muito difíceis de estudar: estas aves são exclusivamente noturnas em terra, não pesam mais que 50 gramas e nidificam em pequenas cavidades em rochas ou solo.

Reitoria da ULisboa

O CWUR 2024 avaliou de entre 20.966 instituições de ensino superior e atribuiu à ULisboa o 211.º lugar (top 1.1%) e a 80.ª posição no panorama europeu.

Fotografia de participantes na Training School

Realizou-se em Portugal, mais precisamente em CIÊNCIAS, no CE3C, de a 6 a 9 de maio a training school

Participantes no Dia Aberto

O campus ganhou vida, cor e energia proveniente do entusiasmo dos cerca de 2000 alunos de 170 escolas de norte a sul do País.

CIÊNCIAS esteve presente nesta edição, com a participação dos docentes do Departamento de Física: Alexandre Cabral, no painel de abertura “À conversa sobre carreiras espaciais” e

Semana Internacional da Compostagem

Uma das transformações necessárias às entidades que querem progredir pelo caminho da sustentabilidade é fecharem os seus ciclos de materiais, nomeadamente o orgânico.

A VicenTuna - Tuna da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa - completou 30 anos em janeiro de 2024. Para comemorar, realizou no dia 30 de abril de 2024, a Festa da Primavera, um espetáculo de música e divertimento dedicado à comunidade de CIÊNCIAS e ao público em geral.

Celebrações dos 50 anos do 25 de abril de 1974 da Academia das Ciências de Lisboa

A 9 de maio realiza-se a segunda de duas jornadas de debate académico e científico organizadas pela Academia das Ciências de Lisboa, que tem por objetivo ‘analisar e discutir a evolução do panorama científico português de forma prospetiv

Lançamento do projeto Barrocal-Cave marca um novo capítulo na Conservação da Biodiversidade em Portugal

O prestigiado Palácio Gama Lobo foi o cenário escolhido para o lançamento do projeto Barrocal-Cave, financiado pelo Prémio Fundação Belmiro de Azevedo 2023.

No passado dia 10 de abril, tivemos a honra de receber um grupo de estudantes e dois professores da Universidade de Leiden, na Holanda. Com um total de 40 estudantes, todos da área das bio farmacêuticas, a visita prometia ser entusiástica.

Miguel Pinto

No dia 29 de abril, Miguel Pinto visitou a Escola Básica Professora Aida Vieira, no Bairro Padre Cruz em Lisboa, para realizar oficinas de divulgação científica e atividades didáticas.

Fotografia de alguns dos oradores

O que é a sustentabilidade? Como podemos agir a nível local, procurando um impacto global? Estas e muitas outras questões marcaram a segunda edição da Semana da Sustentabilidade CIÊNCIAS, entre 15 e 19 de abril de 2024.

Grande Auditório durante a celebração do 113.º aniversário de CIÊNCIAS

Mais de 500 pessoas assistiram no Grande Auditório à celebração do 113.º aniversário de CIÊNCIAS, na passada terça-feira, 23 de abril, numa cerimónia marcada por distinções, homenagens e um balanço dos últimos meses, com os olhos postos no futuro. 

Buracos negros Gaia

Um grupo de cientistas descobriu um grande buraco negro, com uma massa quase 33 vezes superior à massa do Sol, escondido na constelação de Aquila, a menos de 2000 anos-luz da Terra, ao analisar a grande quantidade de dados da missão Gaia da ESA.

Alunos com mãoes no ar num sala de aula

É possível brincar com a Matemática e prova disso foram as várias atividades que se realizaram na Faculdade nos dias 13 e 14 de março de 2024. Março foi um mês dedicado a esta ciência, motor da sociedade. Leia a opinião de quem participou nestas atividades e ainda nas Jornadas de Matemática.

robot e criança

Ecossistema de grandes modelos de linguagem de IA Generativa para a língua portuguesa foi expandido com novas versões dos modelos Albertina e Gervásio.

Participantes da 1.ª edição do JAB

A 1ª edição do JAB, um evento inovador destinado a jovens empreendedores, organizado pela JUST - Júnior Iniciativa de Ciências ocorreu nos dias 22 e 23 de março passado e teve como foco a Educação de Qualidade, quarto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável.

Pessoas

Uma comitiva da Shanghai Ocean University (SHOU), cuja origem remonta à Escola de Pesca da Província de Jiangsu, fundada em 1912, visitou Ciências ULisboa no passado dia 25 de março. Wang Hongzhou, presidente do Conselho da universidade chinesa, elogiou o avanço da investigação realizada na Ciências ULisboa, destacando as boas práticas de gestão, interdisciplinaridade e foco na missão. Durante a ocasião, Luís Carriço, diretor da Ciências ULisboa, reconheceu a importância das relações bilaterais com a China.

Alunos dinarmarqueses junto à tabela periódica

Um grupo de 25 estudantes do ensino secundário do Egedal Gymnasium & HF, da Dinamarca, visitou a Ciências ULisboa no passado dia 21 de março.

Sala com pessoas

A “Sessão de demonstração do serviço CONNECT – Caso de uso #1, Estuário do Tejo” ocorreu no passado dia 13 de março.

Páginas