A Matemática Inspira-me! - Programa de inverno

Sala 6.2.33, Ciências ULisboa
Fotografia de árvores sem folhas e de bancos de jardim

Estudantes de Pós-Graduação em Matemática da Faculdade de Ciências da ULisboa conversam de forma descontraída e informal sobre o seu trabalho recente: o que os entusiasma, onde estão os principais desafios, as portas que se abrem...

Na apresentação "Nem todas as decisões são feitas de Lógica"Maria Osório Costa (estudante do Mestrado em Matemática - Licenciatura em Matemática) irá falar de forma descontraída e informal sobre o seu trabalho:

O meu percurso na Matemática foi pouco usual. Comecei nas Artes, tentei envergar pela Filosofia e, devido a imprevistos da vida, acabei em Matemática (Aplicada) na nossa Faculdade. Como não há duas sem três, troquei a Matemática Aplicada pela Matemática "Pura", o que acabou por dar alguma direção a este percurso, tendo tudo convergido na Lógica, mais concretamente em Teoria da Demonstração. 

Ainda que estudar Lógica seja algo que agora me parece óbvio, quase como se fosse uma vocação, foi na verdade motivado por muitos micro-passos ao longo dos últimos anos, e em última análise  - sem querer entregar já a história completa - foi despoletado por um pequeno empurrão de alguém que todos conhecemos bem.  

Nesta apresentação vou falar um pouco de todo este caminho, dos momentos menos bons, da desmotivação e até da (muito presente) síndrome do impostor, mas essencialmente do que mais me vem a marcar: o entusiasmo de estudar Matemática. 

16h30
Departamento de Matemática | Ciências ULisboa
Fotografia de utente a interagir com um médico através de teleconsulta

O workshop, organizado pela redeSAÚDE da ULisboa, pretende explorar de que forma tecnologias de base digital emergentes na área da saúde podem contribuir para o bem-estar e para a melhoria da prestação de cuidados de saúde.

Espiritualidade - como a vive quem é estudante?

Logótipos do programa, de Ciências ULisboa e do GAPsi

Programa de Intervenção de Carreira.

Neste momento de celebração de tão importante acontecimento histórico, será oportuno analisar e discutir a evolução do panorama científico português de forma prospetiva, isto é, olhar para o atual legado científico, 50 anos depois do 25 de abril de 1974, antecipando perspetivas sobre a sua evolução futura.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Andrey Sadofyev (LIP).

Estátua representativa da biodiversidade do planeta Terra

Seminários de Tese no âmbito do Doutoramento em Biologia e Ecologia das Alterações Globais.

O encontro reúne cientistas, profissionais e estudantes de diferentes áreas e regiões do país focados em desenvolver a investigação marinha, em linha com a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, proclamada pelas Nações Unidas (2021-2030).

Formação modular de 13 de abril a 11 de maio - produção em permacultura.

Logótipo da ação CLEANFOREST

Forests are exposed to multiple global change drivers, wich can constrain their ability to continue providing several ecosystem services (including climate change mitigation). Assessing responses - and underlined mechanisms -  at the whole ecosystem scale is paramount for a holistic understanding of forest response to global change.

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin Lyon 3, IRPhiL).

Logótipo do evento

Evento final do Projeto iSEA, com inscrições até 30 de abril.

Título e data do evento, inseridos em fotografia de cinco jovens em contexto de investigação

Este ano, queremos voltar a encher o nosso campus com a presença de todos os estudantes que queiram participar neste evento.

Título e data do workshop

Workshop no âmbito da recente adesão da Universidade de Lisboa à CoARA - Coalition for Advancing Research Assessment.

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por João Carreira (Deepmind).

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Árvore florida

A minha Jornada pela Matemática: Descobertas, Escolhas e Desafios, por Ana Catarina Monteiro - estudante do Mestrado em Matemática (Licenciatura: Matemática).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por Hugo Penedones (Inductiva).

Composição com os nomes das Universidades participantes

Candidaturas até 25 de maio (mobilidades no 1.º semestre).

Título do prémio

As candidaturas decorrem até ao dia 31 de maio.

Inscrições até 24 de maio.

Páginas