M50 - Programa de Formação Universitária para Maiores de 50 anos

Entender o Mundo no Séc. XXI

Pormenor de homem a folhear um livro
Anete Lusina - Pexels

O que esperar da Ciência e Tecnologia num mundo em mudança?

Este curso abrirá um espaço de compreensão e interpretação de fenómenos mundiais, desde as alterações climáticas e sustentabilidade até à inteligência artificial. O curso será igualmente palco de reflexão e tentativa de resposta às questões suscitadas pelas rápidas e crescentes evoluções no campo da saúde, da agricultura, das cidades, da energia, entre outras, que assentam na Ciência e Tecnologia.

Pelas mãos de docentes e investigadores de várias Escolas da Universidade de Lisboa (Faculdade de Ciências, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Instituto Superior de Agronomia e Instituto Superior Técnico), o curso lançará o mote à discussão em torno das oportunidades e ameaças da Ciência e Tecnologia no século XXI, não esquecendo a dimensão ética que deverá ser centro das preocupações da atividade científica.

Mais informações e candidaturas


No âmbito do Programa M50, são promovidos cursos com vocação científica, técnica e cultural em torno de temáticas enraizadas nas áreas do saber das escolas da ULisboa. Com o intuito de promover e reciclar conhecimentos, os cursos são concebidos e orientados por docentes e investigadores da ULisboa.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Linguagens de Domínio, por Bruno Martinho (OutSystems).

Seminário Doutoral (Doutoramento em Informática), por Rodrigo Santos.

Título e data do workshop

Workshop no âmbito da recente adesão da Universidade de Lisboa à CoARA - Coalition for Advancing Research Assessment.

Mathematical Logic Seminar, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin, Lyon 3, France).

Esta atividade insere-se no projeto INVASIVES, desenvolvido por uma equipa de investigadores de Ciências ULisboa.

Talk @LASIGE, por Haily Merritt (Department of Informatics, Indiana University, Bloomington, IN, United States).

Talk @DI, por Nuno Paiva (Parlamento Europeu).

Título/data/local/orador do evento

Lisbon AI Seminar, por Francisco Laranjinha (CFCUL/RG2).

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

Título/data/local do evento e fotografia do orador

Conferência por Jordi Segalàs (professor associado na Universidade Politécnica de Catalunya - UPC Barcelona Tech; coordenador do grupo de investigação sobre Educação para a Sustentabilidade e Tecnologia).

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Julian Oberdisse (Laboratoire Charles Coulomb - L2C, University of Montpellier, CNRS, France).

O workshop pretende levar à discussão as coleções botânicas, em particular as de botânica económica, mostrando diferentes perspetivas e olhares sobre as coleções e qual o seu papel na ciência e nas artes.

Colóquio de Matemática, por Guy Bouchitté (Université de Toulon).

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por João Carreira (Deepmind).

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Pedro Assis (LIP).

O MUHNAC celebra o Dia Internacional dos Museus com um programa de atividades gratuitas com o mote da edição de 2024: Museus, Educação e Investigação.

Árvore florida

A minha Jornada pela Matemática: Descobertas, Escolhas e Desafios, por Ana Catarina Monteiro - estudante do Mestrado em Matemática (Licenciatura: Matemática).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por Hugo Penedones (Inductiva).

Logótipos TWIN2PIPSA/União Europeia e título do evento

This workshop is open to all CIÊNCIAS ULisboa community - registration is mandatory.

O workshop contribui para aproximar a Ciência e as Políticas Públicas na construção de políticas informadas por evidências.

Páginas