O Universo Online

Habitar noutros Planetas

Evento online
Vida humana noutros Planetas

Como será viver noutro mundo? Como será possível em Marte fazer algo tão simples e tão essencial como respirar ou beber um copo de água?

Nesta sessão, serão abordados os vários desafios que será preciso ultrapassar para o sucesso de uma colónia humana noutro planeta, como são a produção de energia ou de alimentos.

Conduzidos por Pedro Machado (IA e Ciências ULisboa), tentaremos perceber se conseguiremos viver de forma autónoma na Lua, ou proteger-nos do vento solar e da radiação cósmica no “planeta vermelho”.

Por fim, vamos falar de hipotéticas futuras viagens a planetas que orbitam outras estrelas, numa aventura que é sem dúvida do tamanho da humanidade.

Assista, participe e coloque perguntas na transmissão em direto no canal do IA no YouTube.

Registo em vídeo da sessão:

IA - Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço
Dois golfinhos

A apresentação do documentário conta com a participação de José Lino Costa (Ciências ULisboa).

O IA - Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, em parceria com a editora Gradiva, organiza várias iniciativas durante a Feira do Livro de Lisboa 2024.

Um simpósio no âmbito das comemorações do centenário da obra Ulysses, de James Joyce, com a participação de André Moitinho de Almeida (Ciências ULisboa).

Geometry and Physics Seminar, por Mahir Bilen Can (Tulane Univ, USA).

Título/data/local do evento, logótipos da Rede MAR/ULisboa e fotografia de zona costeira

Quais são os conceitos-chave para enfrentar os atuais desafios marinhos e costeiros?

Pormenor de duas pessoas a trabalharem em frente a um ecrã de computador

Ações de formação com o objetivo de desenvolver conhecimentos que permitam aos interessados a apresentação de candidaturas a oportunidades de financiamento disponibilizadas pelos programas European Innovation Council (EIC), European Research Council (ERC) e Horizon Europe (HE).

Colóquio de Matemática, por Giulio Ruzza (Universidade de Lisboa).

Título/data/local do evento, sobre representação histórica da cidade de Lisboa

Um projeto que torna acessível a um público alargado a investigação desenvolvida no Centro Interuniversitário da História da Ciência e da Tecnologia (CIUHCT).

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Rui Santos (ISEL / CFTC-UL / LIP).

Seminário "Ásia-Europa, 1500-1800", por Ricardo Roque (ICS-ULisboa), Matheus Serva Pereira (ICS-ULisboa) e José Miguel Moura Ferreira (IHC-UNL).

Feixes luminosos

Envio de propostas até 20 de junho.

An opportunity to get acquainted with some of the most promising contemporary topics in the exciting interdisciplinary area of scientific culture: the interactions of mathematics and music.

Título/data/local/orador do evento e representação da mente humana

Minicurso por Heliton Tavares (Universidade Federal do Pará, Brasil).

Título/data/local do evento e imagem representativa de pessoa a trabalhar num mundo tecnológico

As Jornadas Científicas 2024 da Universidade de Lisboa são dedicadas ao tema “Impacto Atual e Futuro da Inteligência Artificial no Trabalho”.

Pessoa ajoelhada no hall de edifício pejado de luzes

Ação de formação para docentes e investigadores de Ciências.

Título/data/local do evento, sobre a Tabela Periódica

This year's program will cover two plenary sessions hosted by Susete Pinteus and Hugo Miranda, complemented by oral presentations, flash talks, and poster communications. Finally, a round table discussion will take place at the end of our meeting.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Paschal Coyle (Centre de Physique de Particules de Marseille).

Seminário Helena Avelar de Astronomia e Astrologia Antiga, por Stephen Johnston (History of Science Museum, University of Oxford).

Logótipo Moodle

Ação de formação para docentes e investigadores de Ciências.

Vai realizar-se em Lisboa, nos dias 28 e 29 de junho de 2024, o 37.º Encontro do Seminário Nacional de História da Matemática.

Logótipo do prémio

As candidaturas à 11.ª edição decorrem até 28 de junho.

Logótipo do Verão na ULisboa, sobre um fundo amarelo

Uma oportunidade única de conheceres e experimentares o ritmo e o espírito da vida académica!

Título/data/local do evento e representação do cérebro humano

O maior evento anual na área da ciência e da tecnologia em Portugal.

Candidaturas até 19 de junho.

The topics of the conference include (but are not limited to) classical and quantum integrable systems, complex geometry of moduli spaces, automorphic forms and their applications to number theory.