Ciclo de Seminários em Biologia Humana e Ambiente

A biodiversidade dos navios afundados

Sala 2.3.13, Ciências ULisboa

Por Gonçalo Calado (Universidade Lusófona).

O projeto Ocean Revival visou o afundamento deliberado de quarto navios de guerra descomissionados da Armada Portuguesa, para fins turísticos. Uma das condicionantes decorrentes das licenças de afundamento foi a criação de um programa de monitorização da biodiversidade que se instalou nos recifes artificiais. Nesta palestra, falar-se-á do projeto como um todo, em primeiro lugar da sua missão e dos passos decorridos até aos afundamentos. De seguida, apresentar-se-á a estratégia de monitorização da biodiversidade e os resultados obtidos até à data. A experiência adquirida foi transmitida a projetos similares, como o recente afundamento de uma corveta na ilha de Porto Santo, onde foi utilizada uma abordagem semelhante, reforçando o papel do projeto Ocean Revival como um bom exemplo a seguir

17h00
Departamento de Biologia Animal | Ciências ULisboa
Título/data do evento e composição de imagens de símios

Workshop do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa, por Ben Stevenson (University of Auckland, New Zealand).

Talk @DI, por Nuno Paiva (Parlamento Europeu).

Palestra por Andrea Peruffo (RedHat).

Título/data/local/orador do evento

Lisbon AI Seminar, por Francisco Laranjinha (CFCUL/RG2).

Título/data/local do evento e fotografia do orador

Conferência por Jordi Segalàs (professor associado na Universidade Politécnica de Catalunya - UPC Barcelona Tech; coordenador do grupo de investigação sobre Educação para a Sustentabilidade e Tecnologia).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Julian Oberdisse (Laboratoire Charles Coulomb - L2C, University of Montpellier, CNRS, France).

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

O workshop pretende levar à discussão as coleções botânicas, em particular as de botânica económica, mostrando diferentes perspetivas e olhares sobre as coleções e qual o seu papel na ciência e nas artes.

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Earth Systems Seminar, por Nuno Pimentel (Geology Department and Instituto Dom Luiz, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; Geoparque OESTE - Scientific Coordinator).

Colóquio de Matemática, por Guy Bouchitté (Université de Toulon).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por João Carreira (Deepmind).

Seminário Doutoral (Doutoramento em Informática), por Robin Vassantlal.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Pedro Assis (LIP).

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Título do evento, acompanhado de representações de espécies animais/vegetais e dos logótipos dos organizadores

A comunidade de Ciências, em conjunto com especialistas de diferentes grupos taxonómicos, inventaria e regista toda a biodiversidade que consiga observar.

Palestra por Bruno Baptista (RedHat).

Mathematical Logic Seminar, por Paulo Guilherme Santos (ISCAL and CMAFcIO).

O MUHNAC celebra o Dia Internacional dos Museus com um programa de atividades gratuitas com o mote da edição de 2024: Museus, Educação e Investigação.

Exposição "Formas & Fórmulas"

A sessão destina-se essencialmente (mas não exclusivamente) a quem está a terminar um Mestrado em Matemática ou área afim.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por Hugo Penedones (Inductiva).

Árvore florida

A minha Jornada pela Matemática: Descobertas, Escolhas e Desafios, por Ana Catarina Monteiro - estudante do Mestrado em Matemática (Licenciatura: Matemática).

Páginas