22.º Encontro dos Caminhos da Complexidade

Convento da Arrábida
Imagem de natureza microscópica
Foto de Fayette Reynolds M.S. (Pexels)

O 22.º Encontro dos Caminhos da Complexidade irá debruçar-se sobre abordagens multidisciplinares às Ciências da Vida. Do nível molecular ao populacional, as interações de (micro e macro) organismos entre si e com o meio ambiente modulam a vida na terra e a saúde do planeta. Mas estas interações são dinâmicas e, não obstante inúmeros mecanismos de regulação (naturais ou forçados por ação humana), existirão sempre momentos disruptivos - as bifurcações - em que a mudança é subitamente acelerada.

Compreender (e atuar sobre) estes sistemas inerentemente complexos só será possível com a utilização de ferramentas diversas. Da matemática à biologia molecular, da modelação computacional à imagiologia, iremos fazer uma discussão das principais sinergias que podem ocorrer entre diferentes domínios científicos e de que forma poderão elas impulsionar o conhecimento nas Ciências da Vida. Em paralelo, discutir-se-á de que forma estas sinergias são também relevantes para o sistema científico e tecnológico nacional e para a resolução de problemas sociais.

Como habitualmente, o encontro contará com a presença de coordenadores de encontros prévios assegurando, assim, uma continuidade na estrutura organizativa e contextualizando o debate dos temas.

A iniciativa, a decorrer nos dias 13/14 de julho e organizada pelo BioISI - Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas, conta com a participação de vários docentes e investigadores de Ciências ULisboa.

O encontro reúne cientistas, profissionais e estudantes de diferentes áreas e regiões do país focados em desenvolver a investigação marinha, em linha com a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, proclamada pelas Nações Unidas (2021-2030).

Estátua representativa da biodiversidade do planeta Terra

Seminários de Tese no âmbito do Doutoramento em Biologia e Ecologia das Alterações Globais.

Atividade no âmbito da Semana sobre Espécies Invasoras: Portugal & Espanha 2024, assinalada pela SPECO - Sociedade Portuguesa de Ecologia.

Formação modular de 13 de abril a 11 de maio - produção em permacultura.

Logótipo da ação CLEANFOREST

Forests are exposed to multiple global change drivers, wich can constrain their ability to continue providing several ecosystem services (including climate change mitigation). Assessing responses - and underlined mechanisms -  at the whole ecosystem scale is paramount for a holistic understanding of forest response to global change.

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin Lyon 3, IRPhiL).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Eduardo V. Castro (Departamento de Física e Astronomia, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, Portugal).

Earth Systems Seminar, por Sandra Plecha (IDL, Centre OIE - Mines Paris).

Logótipo do evento

Evento final do Projeto iSEA, com inscrições até 30 de abril.

Logótipo do Dia Aberto e fotografia de atividade de investigação

Novas vagas disponíveis para o Dia Aberto em Ciências!

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Kora Muzic (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, FCUL).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Linguagens de Domínio, por Bruno Martinho (OutSystems).

Título e data do workshop

Workshop no âmbito da recente adesão da Universidade de Lisboa à CoARA - Coalition for Advancing Research Assessment.

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por João Carreira (Deepmind).

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por Hugo Penedones (Inductiva).

Árvore florida

A minha Jornada pela Matemática: Descobertas, Escolhas e Desafios, por Ana Catarina Monteiro - estudante do Mestrado em Matemática (Licenciatura: Matemática).

O workshop contribui para aproximar a Ciência e as Políticas Públicas na construção de políticas informadas por evidências.

Composição com os nomes das Universidades participantes

Candidaturas até 25 de maio (mobilidades no 1.º semestre).

Título do prémio

As candidaturas decorrem até ao dia 31 de maio.

Páginas