Ciclo de Seminários em Biologia Humana e Ambiente

Desigualdades sociais na obesidade infantil

Sala 2.2.15, Ciências ULisboa (com transmissão via Zoom)

Por Cristina Padez (Centro de Investigação em Antropologia e Saúde, Departamento de Ciências da Vida, Universidade de Coimbra).

A obesidade infantil é um problema de saúde pública global com enormes desafios para as sociedades atuais pelas suas consequências na saúde das crianças, no imediato e a longo prazo, na sociedade e na economia dos países. Trata-se de um problema particularmente pertinente pela sua associação com as desigualdades socioeconómicas. Em Portugal, dados do Childhood Obesity Surveillance Initiative (COSI) reportavam valores de 37% de obesidade (incluindo excesso de peso), tendência observada em paralelo com outros países do sul da Europa. Dados mais recentes revelam uma diminuição com valores de prevalência de excesso de peso e obesidade de 31,9% em 2002, 30,8% em 2009 e 25,3% em 2016, em crianças dos 7-10 anos de idade. Um dos fatores de risco mais consistentemente associados com a obesidade infantil é a Posição Socioeconómica (PSE) da família.

Em Portugal, as desigualdades sociais na obesidade infantil aumentaram desde 2002 até 2016. A diferença de prevalência entre crianças de famílias de baixa e elevada PSE passou de 6,2% em 2002, para 11,0% em 2009 e 12,8% em 2016. Esta evolução é provavelmente consequência de Portugal ser um dos países europeus com maior desigualdade social e com uma taxa de pobreza infantil de 18,5%.


Transmissão via Zoom.

17h00
Departamento de Biologia Animal | Ciências ULisboa

Talk @DI, por Nuno Paiva (Parlamento Europeu).

Título/data do evento e composição de imagens de símios

Workshop do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa, por Ben Stevenson (University of Auckland, New Zealand).

Título/data/local/orador do evento

Lisbon AI Seminar, por Francisco Laranjinha (CFCUL/RG2).

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Julian Oberdisse (Laboratoire Charles Coulomb - L2C, University of Montpellier, CNRS, France).

O workshop pretende levar à discussão as coleções botânicas, em particular as de botânica económica, mostrando diferentes perspetivas e olhares sobre as coleções e qual o seu papel na ciência e nas artes.

Título/data/local do evento e fotografia do orador

Conferência por Jordi Segalàs (professor associado na Universidade Politécnica de Catalunya - UPC Barcelona Tech; coordenador do grupo de investigação sobre Educação para a Sustentabilidade e Tecnologia).

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por João Carreira (Deepmind).

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Colóquio de Matemática, por Guy Bouchitté (Université de Toulon).

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Pedro Assis (LIP).

Título do evento, acompanhado de representações de espécies animais/vegetais e dos logótipos dos organizadores

A comunidade de Ciências, em conjunto com especialistas de diferentes grupos taxonómicos, inventaria e regista toda a biodiversidade que consiga observar.

O MUHNAC celebra o Dia Internacional dos Museus com um programa de atividades gratuitas com o mote da edição de 2024: Museus, Educação e Investigação.

Exposição "Formas & Fórmulas"

A sessão destina-se essencialmente (mas não exclusivamente) a quem está a terminar um Mestrado em Matemática ou área afim.

Logótipos TWIN2PIPSA/União Europeia e título do evento

This workshop is open to all CIÊNCIAS ULisboa community - registration is mandatory.

Árvore florida

A minha Jornada pela Matemática: Descobertas, Escolhas e Desafios, por Ana Catarina Monteiro - estudante do Mestrado em Matemática (Licenciatura: Matemática).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por Hugo Penedones (Inductiva).

O workshop contribui para aproximar a Ciência e as Políticas Públicas na construção de políticas informadas por evidências.

Composição com os nomes das Universidades participantes

Candidaturas até 25 de maio (mobilidades no 1.º semestre).

Título do prémio

As candidaturas decorrem até ao dia 31 de maio.

Título do programa e logótipos das entidades organizadoras, sobre fotografia do espaço

Candidaturas até 03 de junho.

Páginas