Rui Baptista
Rui Baptista é desde 2005/2006 Professor Auxiliar Convidado da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, tendo a seu cargo a regência da disciplina de Geologia do Petróleo. É geólogo formado na FCUL em 1979 e Mestre em Geologia de Engenharia pela FCT da UNLisboa em 1987.
Tem mais de 30 anos de experiência na indústria petrolífera, tendo desempenhado ao longo da sua carreira na Petrogal diversas funções. Até 2008 teve participação ativa em todos os projectos em que a empresa participou em Portugal, Médio Oriente, Angola, Brasil, Moçambique e Timor Leste, nomeadamente nos que levaram às maiores descobertas de hidrocarbonetos do Brasil na Bacia de Santos. Para além disso fez, de entre outros, estudos de avaliação de oportunidades em projectos no Mar do Norte, Norte de África, Médio Oriente, Angola, Moçambique, Guiné Bissau, S. Tomé e Príncipe, Colômbia, Argentina, Vietname, Malásia, Timor Leste, entre outros.
Antes de ingressar na Petrogal SA adquiriu experiência profissional como geólogo na empresa mineira Sociedade Portuguesa de Empreendimentos tendo trabalhado na Venezuela –prospecção e pesquisa de ouro e diamantes - e em diversos projetos mineiros em Portugal – Minas de Rio de Frades, Tarouca, Montesinho, Vale das Gatas, entre outros.
Na Petrogal SA iniciou a sua actividade como geólogo de sonda na Direção de Prospeção e Pesquisa. Entre 1999 e 2008 ocupou o cargo de Diretor de Exploração, assumindo depois até Janeiro de 2013, o cargo de Gerente de Operações da Petrogal Brasil liderando a equipa técnica desta empresa nas operações onshore e no acompanhamento e controle das participações nos projectos offshore em que a empresa detém interesses.
Colaborou ao longo dos anos com os Serviços Geológicos de Portugal (actual LNEG) na revisão da maioria das cartas geológicas 1/50 000 da orla meso cenozóica ocidental. Actuou ainda como consultor do governo de S. Tomé e Príncipe e da UNTAET aquando da independência de Timor-Leste.
Participou, como autor ou co-autor, em diversos trabalhos, incluindo artigos, capítulos de livros, resumos em actas de congressos nacionais e internacionais bem como de inúmeros relatórios.