Docentes

Reconhecimento da Docência de Excelência em Ciências

A busca contínua por um ensino de excelência tem vindo a ser um objetivo de Ciências, no qual o seu corpo docente coloca diariamente um esforço e dedicação consideráveis. As avaliações muito positivas que os inquéritos pedagógicos realizados semestralmente aos alunos apresentam, são por si só uma recompensa para esse esforço. No entanto, importa também manifestar publicamente a perceção do ensino de excelência de Ciências e o agradecimento da comunidade a todos aqueles cuja contribuição mais é valorizada pelos alunos através da atribuição do Reconhecimento da Docência de Excelência em Ciências.

 

Reconhecimento da Docência de Excelência em Ciências 2019/2020

Carlos António da Silva Assis
Maria Gabriela Gomes de Figueiredo Rodrigues
Maria Isabel Gonçalves Fernandes

Menções honrosas

Ana Cristina da Silva Figueiredo
Francisco Rente de Pina Martins
Guiomar Gaspar de Andrade Evans
Luís Miguel do Carmo Rosalino
Maria Teresa Ferreira Ramos Nabais Oliveira Rebelo
Nuno Miguel Azevedo Machado de Araújo
Nuno Miguel Pinto Lobo Matela
Solveig Thorsteinsdottir
Susana Inês da Silva Custódio

 

Critérios em vigor

Os reconhecimentos da docência de excelência em Ciências são atribuídos por decisão do Diretor aos docentes que, de acordo com a opinião dos alunos, mais se distinguem no esforço e qualidade das suas atividades de docência.

 

Indicador de Excelência na Docência

Considera-se um inquérito pedagógico válido aquele que tem resposta a uma ou mais das suas questões e que foi preenchido por alunos com inscrição regular na unidade curricular, excluindo portanto os alunos inscritos em melhoria e aqueles que anularam a inscrição na unidade curricular. Para efeitos de determinação do indicador de excelência na docência de cada docente, são considerados todos os inquéritos pedagógicos válidos das unidades curriculares em que existam 8 ou mais inquéritos válidos para o docente. O Indicador de Excelência na Docência (IED) é determinado, para cada docente, pela média aritmética das respostas a todas as questões colocadas nos inquéritos pedagógicos válidos.

 

Elegibilidade

São implicitamente elegíveis ao reconhecimento da docência de excelência em Ciências para cada ano letivo, os docentes que cumulativamente:

a) tenham vínculo contratual com Ciências, uma unidade de investigação de Ciências ou a ela associada;

b) tenham uma média não inferior a 4h semanais no serviço docente regularmente atribuído nos dois semestres do ano letivo em avaliação;

c) tenham, até 31 de janeiro do ano civil seguinte, dado consentimento para a divulgação pública, no portal de Ciências, noutros locais da Internet e junto da comunicação social do seu nome, departamento, fotografia, experiência letiva e unidades curriculares lecionadas no ano letivo em avaliação;

d) se comprometam a, caso venham a ser convidados, apresentar um seminário sobre a sua experiência e métodos de ensino, em data a acordar mutuamente;

e) tenham um mínimo de 20 inquéritos pedagógicos considerados no cálculo do IED.

 

Atribuição

O reconhecimento de excelência na docência é atribuído pelo diretor, sendo considerados os docentes que satisfaçam cumulativamente os seguintes requisitos:

a) Tenha um IED superior ou igual a 4.500;

b) O IED se encontre no percentil 99% do conjunto de docentes elegíveis.

São atribuídas pelo diretor menções honrosas de docência de excelência em Ciências aos docentes que satisfaçam cumulativamente os seguintes requisitos:

a) Tenham um IED superior ou igual a 4.500;

b) O IED se encontre no percentil 95% do conjunto de docentes elegíveis.

 

Critérios anteriores (até ano letivo 2018/2019)

Lista relativa ao ano letivo 2018/2019

Lista relativa ao ano letivo 2017/2018

Para efeitos de aferição do esforço e qualidade da docência são consideradas as respostas válidas à questão "Indique-nos qual a sua apreciação global sobre o Docente". Esta questão tem uma escala de resposta entre 1 e 5 e faz parte dos inquéritos pedagógicos a que os alunos são convidados a responder no final de cada um dos 2 semestres de cada ano letivo para cada uma das turmas a que estavam inscritos.

São implicitamente candidatos ao reconhecimento da docência de excelência em Ciências todos os docentes que lecionem pelo menos 4h semanais por semestre em média.

Categorias

De forma a refletir a diversidade dos métodos de ensino e os desafios colocados pelas diferentes tipologias de aulas lecionadas, são estabelecidas as seguintes categorias:

  • T - Turmas teóricas
  • TP - Turmas teórico-práticas
  • PL/TC - Turmas práticas e laboratoriais / trabalho de campo

Para cada uma das categorias é preparada uma lista de docentes ordenada pela média de respostas à questão "Indique-nos qual a sua apreciação global sobre o Docente." que exclui as respostas dadas por alunos de turmas onde haja menos de 8 respostas válidas. A lista considera todos os docentes com 20 ou mais respostas na categoria.

Atribuição

Os reconhecimentos da docência de excelência em Ciências são atribuídos por decisão do Diretor de Ciências ao conjunto de docentes que, em uma ou mais categorias, satisfaçam cumulativamente os seguintes requisitos:

a) Tenham dado consentimento para a divulgação pública, no portal de Ciências, noutros locais da Internet e junto da comunicação social do seu nome, departamento, fotografia, experiência letiva e unidades curriculares lecionadas no ano letivo em avaliação;

b) Aceitem, se vierem a ser convidados, apresentar um seminário sobre a sua experiência e métodos de ensino, aberto a toda a comunidade, em data a acordar mutuamente;

c) Tenham uma média de respostas superior ou igual a 4.500 na categoria;

d) Se encontrem no Percentil 99% da lista da categoria.

Aos docentes que satisfazendo as alíneas a) a c), se encontrem no Percentil 95% da lista da categoria são atribuídas menções honrosas de docência de excelência em Ciências.