Escolas aderentes ao projeto até 5 de maio Está em marcha a planificação de atividades, coordenadas na equipa por Anabela Neves. Ensino Básico e Secundário:
Ensino Superior:
O envolvimento dos cidadãos na discussão pública dos temas em causa é um dos objetivos fundamentais do projeto. Visite o nosso Formulário onde poderá:
Organize a sua atividade no âmbito do projeto. O nosso projeto decorre até ao mês de setembro. Participe! Resumo dos resultados do Estudo de Opinião 1. Reindustrialização e economia verde -Este estudo indica que é atribuída maior importância à Economia verde (79% - muito importante) do que à reindustrialização (42% - muito importante), mas ambos os conceitos têm uma forte aceitação social. Verifica-se que existe já um significativo reconhecimento social do conceito de Economia verde, sobre o qual a maioria dos inquiridos (80%) já ouviu falar; - As principais razões para apostar na reindustrialização prendem-se com fatores económicos como o emprego (63%) e o crescimento económico (59%), surgindo de seguida a inovação e desenvolvimento tecnológico (42%) e o respeito pelo ambiente no processo de produção (37%). - As principais razões assinaladas para se apostar na Economia verde prendem-se com fatores ambientais e de equidade, nomeadamente o facto de promover o uso eficiente dos recursos (83%), ajudar a prevenir as alterações climáticas e a degradação ambiental do planeta (79%) e promover uma distribuição mais justa dos recursos (naturais, económicos, etc.) (57%). De seguida surgem os reflexos que pode ter na promoção da inovação e da investigação científica (41%). 2. Metas 20-20-20 - A grande maioria dos inquiridos mostrou-se favorável às metas 20-20-20 propostas, mas é a meta de redução das emissões de gases com efeitos de estufa que recolhe um apoio mais expressivo (78%). A meta relativa à energia proveniente de fontes renováveis é considerada muito importante para 76% dos inquiridos e a relativa à eficiência energética, 71% dos inquiridos atribuem-lhe muita importância; - Quanto aos impactos das metas verifica-se que as opiniões positivas suplantam as negativas em todos os domínios, mas que é a qualidade de vida dos cidadãos e a dependência dos combustíveis fósseis que são consideradas mais positivamente afetadas pelo cumprimento destas metas. Segue-se-lhes a redução do preço da energia para as famílias e empresas e a criação de emprego e, por fim, a competitividade das empresas. 3. Educação sobre o mar - No que diz respeito ao seu grau de informação sobre o mar e as suas diferentes componente ambientais, económicas e sociais, verifica-se que a maioria dos inquiridos se considera informado (62%), mas que mais de um terço dos respondentes se afirma pouco ou nada informado sobre este tema; - Quase todos os inquiridos consideram importante (42%) ou muito importante (51%) desenvolver ações educativas sobre o mar; - As razões para o fazer são prioritariamente ambientais (63%), seguida da gestão das zonas costeiras (60% – há que referir que o inquérito foi realizado após um inverno rigoroso, com consequências gravosas em termos de erosão costeira, fortemente mediatizadas). A referência à zona económica exclusiva surge em terceiro lugar, com valores superiores a metade da amostra; - No caso dos responsáveis pelo desenvolvimento das ações educativas sobre o mar, os inquiridos identificaram preferencialmente o governo nacional, seguido a uma certa distância pelas universidades e escolas. Os meios de comunicação social recolheram cerca de um terço das respostas e as associações ambientais e a União Europeia perto de um quarto. 4. Características da amostra - Amostra total – 2858 (comunidade escolar: 699; comunidade académica 980; cidadãos: 1152); - A amostra é altamente qualificada em termos de habilitações (68,3% possuem o ensino superior) e de profissões (quase 59% são especialistas de atividades intelectuais e científicas), jovem (a média de idades é de cerca de 35 anos), feminizada (62% dos inquiridos são mulheres) e maioritariamente residente nas grandes áreas metropolitanas e no litoral; - Os resultados apresentados devem ser lidos com cautela em relação à sua representatividade face à comunidade académica e escolar e com extrema cautela em relação aos cidadãos, em relação aos quais, no máximo, é possível referir que estamos perante uma amostra altamente qualificada da população portuguesa. Pode consultar aqui o relatório completo.
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