3.º Ciclo (Doutoramentos)

Prazos de candidatura

  • 3.ª fase: 01 a 30 de abril de 2024

 

Vagas

Vagas (terceira fase 2023/2024)
Curso Vagas 3.ª fase
contingente geral (inclui Estudantes Internacionais)
Biodiversidade, Genética e Evolução Não abre
Biologia 10
Biologia e Ecologia das Alterações Globais 11
Bioquímica 15
Ciência Cognitiva Não abre
Ciências do Mar 11
Ciências Geofísicas e da Geoinformação 14
Engenharia Biomédica e Biofísica 3
Engenharia Física 20
Estatística e Investigação Operacional 11
Física e Astrofísica 11
Geologia 18
História e Filosofia das Ciências 13
Informática 10
Matemática 4
Media Digitais 10
Química 7
Sistemas Sustentáveis de Energia 7

 

Condições de acesso e ingresso

Consulte o Edital.

Consulte os Critérios de Seleção para o ano letivo de 2023/2024.

 

Condições de acesso:

Podem candidatar-se ao 3.º Ciclo de estudos:

  • Os titulares do grau de mestre ou equivalente legal. Consideram-se como equivalências legais ao grau de mestre, os graus reconhecidos nos termos do Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto bem como os graus que tenham sido reconhecidos ou considerados equivalentes ao abrigo da legislação anterior (Decreto-Lei n.º 283/83, de 21 de junho, e Decreto-Lei n.º 341/2007, de 12 de outubro);
  • Os titulares do grau de licenciado ou equivalente legal, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da FCUL. Consideram-se como equivalências legais ao grau de licenciado, os graus reconhecidos nos termos do Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto bem como os graus que tenham sido reconhecidos ou considerados equivalentes ao abrigo da legislação anterior (Decreto-Lei n.º 283/83, de 21 de junho, e Decreto-Lei n.º 341/2007, de 12 de outubro);
  • Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da FCUL.

Pode submeter o pedido de reconhecimento legal no seguinte link:
https://www.dges.gov.pt/pt/pagina/reconhecimento?plid=374.

Atenção: A validação da titularidade dos graus referidos deve ser feita pela entidade competente do país em que a qualificação foi obtida e quando emitidos por instituições de países extracomunitários, devem ser legalizados por agente consular português ou pela Apostila de Haia, sendo estas legalizações efetuadas no país de origem dos documentos. Sempre que não forem emitidos em português, inglês, francês ou espanhol, devem ser oficialmente traduzidos para um destes idiomas.

 

Condições de ingresso:

Para ingressar num 3.º Ciclo de estudos, os estudantes internacionais devem demonstrar conhecimentos nas matérias necessárias ao prosseguimento de estudos no curso a que se candidatam, bem como comprovar conhecimentos linguísticos adequados à frequência do curso a que se candidatam.

 

Instruções de submissão

1.  Criação de conta

Candidato aluno FCUL, com conta válida -  deverá inserir os dados da sua conta de aluno FCUL e respetiva password em https://fenix.ciencias.ulisboa.pt/ e posteriormente aceder ao formulário de candidatura na secção “Candidato”.

Candidato aluno FCUL, sem conta válida - deverá requerer novas credenciais de acesso pela(s) seguinte(s) forma(s):

  1. Através do email : suporte@ciencias.ulisboa.pt indicando o seu número e nome de Aluno;
  2. Diretamente no balcão de atendimento da Unidade de Informática – Ed. C1, Sala 1.2.10

Posteriormente aceder ao formulário de candidatura https://fenix.ciencias.ulisboa.pt/ na secção “Candidato”.

Candidato que não é aluno FCUL - deverá criar uma conta diretamente em https://fenix.ciencias.ulisboa.pt/accountCreation.
Posteriormente irá receber as credenciais (formato: Utilizador bennuXXX ) e poderá aceder ao formulário de candidatura https://fenix.ciencias.ulisboa.pt/ na secção “Candidato”.
Caso não receba o e-mail ou se esqueça da password, poderá solicitar o seu reenvio em https://fenix.ciencias.ulisboa.pt/passwordResetRequest.

 

2. Escolher o curso a que se pretende candidatar.

 

3. Preencher/validar todos os campos dos “separadores” de candidatura. 

 

4. Reunir os documentos necessários e de entrega obrigatória, nomeadamente:

  • Curriculum Vitae;
  • Diploma de Conclusão de Mestrado e/ou Licenciatura 1;
  • Equivalente legal de Mestrado e/ou de Licenciado (para candidatos cujo o grau tenha sido obtido numa instituição estrangeira) 2
  • Certificado de Unidades Curriculares de Mestrado e/ou Licenciatura 1;
  • Programa das Unidades Curriculares realizadas (programas e cargas horárias carimbado e assinado pela Instituição de Ensino Superior) caso o coordenador o solicite;
  • Declaração, sob compromisso de honra, de que o candidato não tem nacionalidade portuguesa nem está abrangido por nenhuma das condições que, de acordo com EEI, não lhe confiram a condição de Estudante Internacional (consultar artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 62/2018, de 6 de agosto) - ver Minuta;
  • Proposta de tema de tese com indicação dos objetivos gerais a alcançar (facultativo);
  • Declaração de aceitação de orientação do(s) orientador(es);
  • Passaporte ou Bilhete de Identidade Estrangeiro - opcional;
  • Documento autorizando a permanência em Portugal, emitido pelos Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) - data limite de entrega no ato da matrícula/inscrição;
  • Carta de Motivação;
  • Comprovativo de conhecimento de língua inglesa ou portuguesa (se aplicável).

1 Atenção: Os Certificados/Diplomas devem ser visados pelo serviço consular ou apresentados com a aposição da Apostila de Haia pela autoridade competente do Estado de onde é originário o documento e, sempre que não forem emitidos em português, inglês, francês ou espanhol, devem ser traduzidos para um destes idiomas.
O programa das Unidades Curriculares realizadas deve estar carimbado e assinado pela Instituição de Ensino.
2  Consideram -se como equivalentes legais dos graus de licenciatura e mestrado, as equivalências e reconhecimentos de habilitações previstos no Decreto-Lei n.º 283/83, de 21 de junho, e no Decreto-Lei n.º 341/2007, de 12 de outubro.

Na altura da matrícula/inscrição, os candidatos deverão apresentar os documentos originais dos Diploma /Certificados e do documento de identificação para confirmação.

 

5.  Digitalizar e anexar ao formulário de candidatura todos os documentos de entrega obrigatória. Solicita-se o envio preferencial de documentos digitalizados em Word, PDF ou formatos de imagem (ex: jpeg, gif, png, etc.).

As candidaturas que não anexem todos os documentos obrigatórios não serão aceites/validadas.

 

6. Submeter a candidatura.

 

7. Aguardar pela receção de um e-mail para efetuar o pagamento da respetiva taxa de candidatura.

Pagamento da taxa de candidatura no valor de 60,00Euros.
O pagamento deverá ser efetuado, através de:

  • Transferência bancária.
    Os pagamentos devem ser efetuados única e exclusivamente no período correspondente à fase de candidatura (não serão aceites pagamentos feitos durante a 1.ª fase para pagar candidaturas submetidas na 2.ª fase).
     

8. Deverá submeter o respetivo comprovativo da transferência bancária na candidatura.

 

Ao longo do processo de candidatura os candidatos receberão notificações por email e poderão consultar o estado da mesma. 

 

Submissão

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