Exposições Permanentes

Crystals and Their Skeletons – Uma Exposição Online

Pormenor da exposição "Crystals and Their Skeletons"

Eles existem desde o início da Terra e são onipresentes nas nossas vidas.
Os cristais são encontrados na natureza em muitas rochas e, no nosso dia-a-dia, lidamos com eles em cristais de açúcar ou de sal, que adicionamos aos alimentos, em relógios digitais e chips de computador, em medicamentos e, literalmente, dentro dos nossos ossos.
No Laboratório de Energética Molecular do Centro de Química Estrutural (FCUL) estudam-se principalmente em cristais de moléculas orgânicas que estão na base de muitos corantes, agroquímicos e medicamentos.
Neste âmbito, colecionaram-se durante os últimos anos várias imagens destes materiais, as quais deram agora origem a uma exposição fotográfica virtual elaborada por C. Bernardes, intitulada "Crystals and Their Skeletons", e disponível em http://mol2cryst.rd.ciencias.ulisboa.pt/

 

Como se Calculava nos Anos 70?

Painel de abertura e fotografia de época

As peças em exposição, no Edifício C6 de Ciências ULisboa, pertenceram ao Centro de Cálculo Científico da Fundação Calouste Gulbenkian e foram doadas ao Museu de Ciência da Universidade de Lisboa quando deixaram de ser utilizadas. 

Atualmente integram o acervo do Museu Nacional de História Natural e da Ciência.

Integraram a exposição “O Cálculo de Ontem e de Hoje”, inaugurada no aniversário dos 100 anos da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.​

 

 

Passeio da Ciência

Fotografia da inauguração do Passeio da Ciência

A exposição é formada por um conjunto de 30 painéis, dedicados à investigação científica atualmente realizada em Ciências ULisboa.

Em cada painel, descreve-se o essencial das atividades de cada unidade de investigação, com ilustrações adequadas e um design gráfico que pretende tornar o conjunto agradável à vista. Dirigida essencialmente à população estudantil, foi concebida para ocupar um espaço amplo, convidando a um passeio pelo universo científico da nossa casa.

 

 

Formas & Fórmulas

Exposição "Formas & Fórmulas"

Esta mostra apresenta alguns dos elementos que fizeram parte da exposição com o mesmo nome que esteve patente no Átrio do Edifício C6 entre outubro de 2016 e março de 2017.

Mais informações sobre a exposição e o respetivo catálogo em http://www.formas-formulas.org.