“1.ª Convenção de Funcionários não Docentes da UL”

Vários círculos com várias cores
Logotipo da “1.ª Convenção de Funcionários não Docentes da UL”
UL

Pela primeira vez a Universidade de Lisboa (UL) organiza uma convenção de funcionários não docentes. O encontro de profissionais acontece este sábado, dia 26 de maio e junta mais de vinte oradores das várias unidades orgânicas da Universidade.

A “1.ª Convenção de Funcionários não Docentes da UL” é uma reunião de entrada livre, mas sujeita a prévia inscrição. Inclui sessões plenárias e workshops sob o tema genérico “Prosseguir a excelência, promovendo as competências da UL”.

Para o grupo de trabalho que está a organizar o congresso, “esta iniciativa surge no momento em que a UL tem maturidade organizacional, através de um corpo de funcionários não docentes devidamente qualificados, para se abalançar num evento desta natureza”.

José Fernandes Lousa, coordenador da Unidade de Infraestruturas e Apoio Técnico da FCUL e moderador da primeira sessão plenária, acredita que a participação num evento com estas características facilita “a partilha de diferentes visões, o debate de temas transversais aos vários serviços, a construção do tão desejado espaço de [discussão] de ideias e possíveis soluções, reforçando o conhecimento sobre o que se faz na Universidade e o que eventualmente se pode melhorar”.

Pedro Rosa, coordenador da Unidade de Informática da FCUL e um dos oradores do workshop denominado “Os serviços de suporte às atividades da UL”, refere que “a convenção é particularmente útil para cada um de nós poder conhecer colegas e realidades que, apesar de distintas, fazem parte da mesma instituição”, preferindo pensar no evento “como um passo importante para a promoção de uma aproximação continuada e não como um evento isolado”.
Segundo o grupo de trabalho que está a preparar esta convenção a ideia de realizar uma iniciativa como esta surgiu a partir da necessidade de avaliar todo o potencial da Universidade. “Este evento poderá mostrar que existem diversas perspetivas para o futuro mas que, em conjunto, e com o contributo de todos, poderão ser mais facilmente concretizadas”, conclui.

A valorização dos recursos humanos da Universidade é naturalmente um dos objetivos deste acontecimento. Precisamente por isso, Miguel Gonçalves, coordenador do Gabinete de Comunicação, Imagem e Cultura da FCUL e outro dos oradores do referido workshop, refere: “Na UL há mais vida para além das salas de aula e dos laboratórios. Há quem ajude as coisas a acontecer para além do ensino e da investigação. Há quem se preocupe com o apoio social, com o ambiente, com a cultura e com o bem-estar da nossa comunidade. Essas pessoas somos nós”.

A “1.ª Convenção de Funcionários não Docentes da UL” termina com a apresentação de um vídeo sobre cultura e património na Universidade.

Ana Subtil Simões, Gabinete de Comunicação, Imagem e Cultura da FCUL
info.ciencias@fc.ul.pt

Os estágios irão ocorrer na Alemanha, Espanha, Estados Unidos da América, França, Moçambique e Suécia.

O “Contact Making Event - Farming With Young People" superou as expectativas que levávamos na bagagem. Para além das importantes ferramentas que descobrimos (Erasmus+, dinâmicas de grupo…) e dos novos contactos que fizemos, as éticas e os princípios da Permacultura foram partilhados com todos.

O Arquivo.pt é uma nova ferramenta de suporte à investigação em diversas áreas científicas, como a Sociologia, História ou Comunicação.

A iniciativa foi dinamizada pela professora Suzana Nápoles e contou com a presença de 22 alunos do ensino básico.

O sismo foi registado pelas estações sísmicas do Instituto Dom Luiz.

Anualmente são analisadas pelo Núcleo de Planeamento, Avaliação e Gestão da Qualidade cerca de 800 disciplinas, dos vários cursos da nossa Faculdade.

O mestrado em Microbiologia resulta de um consórcio entre quatro escolas da ULisboa.

Ana Bastos, pós-doutorada no Laboratoire des Science du Climat et de L’Environement, em França, começou a investigar este tema durante o doutoramento em Ciências ULisboa.

Os alunos recrutados são dos cursos de Bioinformática e Biologia Computacional, Engenharia Biomédica e Biofísica, Matemática Aplicada e Tecnologias da Informação e Comunicação.

O que fazem e o que pensam alguns membros da comunidade de Ciências ULisboa?

Jonathan Félix Rio Veloso, estudante da licenciatura em Tecnologias de Informação com minor em Biologia, faleceu na noite de 10 de janeiro. O funeral do aluno realiza-se no dia 12 de janeiro, pelas 14h30, na aldeia de Nozelos, situada no concelho de Valpaços.

 "Com um simples azulejo” é uma iniciativa do DM dirigida a alunos dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico destinada a explorar transformações geométricas no plano.

Ciências ULisboa pretende continuar a colaborar na formação académica, bem como no desenvolvimento de programas de investigação comuns e no estabelecimento de equipas que possam concorrer a fundos internacionais.

Entre os dias 9 e 30 de janeiro de 2016 inclusivé, a biblioteca do C4 também está aberta aos sábados das 9h00 às 17h00.

A área que mais gosta são as alterações climáticas e os seus efeitos. Durante estes anos em Ciências ULisboa sente que cresceu como pessoa e cientista. Carlos da Camara e Ana Bastos orientaram o projeto de licenciatura e ficaram surpreendidos com o talento da jovem estudante.

Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma bolsa de Gestão Ciência e Tecnologia para licenciados em Estatística ou Matemática.

“Ciência, Prestígio e Devoção: os Jesuítas e a Ciência em Portugal”, editado pela Lucerna, no início de 2015, é a primeira abordagem à história científica dos jesuítas em Portugal nos séculos XIX e XX.

Imagem artística do Euclid

Para Ismael Tereno, investigador do IA e de Ciências ULisboa, é possível rastrear mais de um terço do céu, obtendo dados astronómicos com a qualidade adequada ao sucesso dos objetivos científicos da missão Euclid.

QTLeap project

O Piloto 2 veio acrescentar mais informação léxico-semântica aos sistemas de tradução automática para todas as línguas do projeto: português, alemão, checo, búlgaro, espanhol, basco, holandês e inglês.

Abstrato
A última sessão deste ano acontece esta sexta-feira, dia 18 de dezembro, a partir das 20h00, no Grande Auditório da Faculdade, sito no edifício C3, no Campo Grande.

Através da iniciativa os alunos de Ciências ULisboa ficam a conhecer o processo de recrutamento e seleção da Galp Energia.

Através da iniciativa os alunos de Ciências ULisboa ficam a conhecer o processo de recrutamento e seleção da Galp Energia.

"Reflexões sobre a neurobiologia da consciência" foi o tema da palestra de António Damásio.

Páginas