Portugal, e Lisboa em particular, é uma região climaticamente determinada pela forte influência do Mediterrâneo e do Atlântico, e é considerada como uma das mais vulneráveis às Alterações Climáticas. O aquecimento global constitui o maior desafio que a humanidade enfrenta nestas próximas décadas, da escala global à local.
Uma das principais ambições da Lisboa Capital Verde Europeia 2020 consiste na ação climática regional e local para, por um lado, diminuir as emissões de gases de estufa associadas às atividades urbanas e, por outro lado, adaptar e preparar a cidade para os principais impactos esperados.
Para se atingir estes objetivos é fundamental colocar em diálogo os investigadores e a sociedade, dos atores económicos aos decisores políticos. O presente seminário, realizado no âmbito da Lisboa Capital Verde Europeia 2020, pretende precisamente reunir e disseminar a investigação de excelência sobre Alterações Climáticas produzida pelas unidades de investigação nacionais.
O evento, coorganizado por Ciências ULisboa e pela Câmara Municipal de Lisboa, integra mesas redondas abrangendo tópicos tão diversos como a modelação climática e os impactos sectoriais (ecossistemas, economia, decisão política global e local). Decorre no Grande Auditório de Ciências ULisboa, nos dias 17 e 18 de fevereiro de 2020.
Para além do debate nas sessões temáticas, a participação no evento está aberta a toda a comunidade científica que poderá apresentar os resultados da sua investigação sob a forma de póster. Pode consultar aqui a lista de posters aceites no Encontro.
O programa pode ser consultado aqui.
Assista através do do canal Youtube aos dois dias do encontro:
Dia 17 ver aqui.
Dia 18 ver aqui.
Fotografias do evento disponíveis aqui.
Informações úteis: Sugestões de almoço | Wifi: Utilizador: eniac2020@fc.ul.pt; Palavra-passe: Ciencias20
Inscrições encerradas. (O acesso ao evento só será permitido às pessoas que fizeram a inscrição.)