Web of Science

Recurso de Acesso Restrito à ULisboa: Como aceder

Web of Science, nome da Web of Knowledge desde janeiro de 2014 (com a disponibilização da versão 5.13.), é uma plataforma que permite o acesso integrado a bases de dados referenciais, como a Web of ScienceTM Core Collection, a Current Contents ConnectDerwent innovations IndexMEDLINESciELO Citation Index, assim como a outros recursos tais como Journal Citation Reports e Essential Science Indicators.

Web of Science (TM)

A Web of ScienceTM permite a pesquisa em "todas das bases de dados" ou na base de dados selecionada.

A Web of Science Core Collection - Coleção Principal da Web of Science (que corresponde à base de dados Web of Science na ex-Web of Knowledge) é uma das bases de dados disponibilizada e é um conjunto de bases de dados de Índices de citações tais como: a Science Citation Index Expanded (registos desde 1900), a Social Sciences Citation Index (desde 1956), Arts & Humanities Citation Index (desde 1975), e nos últimos anos os índices de citação de atas de conferências: Conference Proceedings Citation Index - Science e Conference Proceedings Citation Index - Social Science & Humanities (ambas com registos desde 1990). Inclui também as bases de dados de Índices químicos Current Chemical Reactions (CCR-expanded), desde 1986 e Index Chemicus, desde 1993.

Como bases de referência que são, não contêm o texto integral dos documentos, (embora exista em muitos deles a possibilidade de acesso a esse texto via b-on), mas é possível ver por exemplo quantas vezes um artigo foi citado, quem o citou e em que artigos foi citado, assim como os artigos citados por um determinado autor, permitindo estabelecer quais os artigos relacionados e as ligações entre eles.

Outras das bases de dados disponibilizadas são a Current Contents Connect, Derwent Innovations IndexMEDLINE e SciELO Citation Index.

Web of ScienceTM disponibiliza o Relatório de Citações que contém várias informações como o número de artigos citados, o número de citações por artigo, etc. e, em particular, o h-índice (índice de Hirsch) que mede a produtividade e a qualidade da atividade científica de um autor. É importante ter em atenção que este relatório baseia-se nas citações de itens fonte indexadas no produto (i.e., base de dados) que selecionou.

Como regra geral, o Relatório de Citações numa pesquisa em “Todas as bases de dados” não corresponde a um Relatório de Citações na “Coleção Principal da Web of Science , pois a a pesquisa em “Todas as bases de dados”  vai refletir as citações de registos em todos os índices na plataforma Web of Sicence, em que está incluída a “Principal Coleção da Web of Science” mas também a “Biosis Citation Index”, a “Chinese Science Citation Database” e a “SciELO Citation Index”.

Se selecionou uma pesquisa apenas na “Principal Coleção da Web of Science” (ou na “SciELO Citation Index”) pode realizar uma “Pesquisa de Referência Citada” (disponível como opção de “Pesquisa”) para incluir citações não indexadas no produto que selecionou.

Mais informações

Current Contents Connect é uma base de dados multidisciplinar que permite o acesso a informações completas de índices, sumários e informações bibliográficas de revistas, livros e comunicações em conferência. Estas revistas, livros e comunicações são agrupadas por áreas temáticas tão variadas como Agricultura, Biologia e Ciências Ambientais, Medicina Clínica, Ciências da Vida, Física, Química e Ciências da Terra, Engenharia, Computação e Tecnologia e Artes e Humanidades.

Derwent Innovations Index é uma ferramenta de pesquisa que fornece acesso a registos de patentes com links para as patentes citadas e as que fizeram a citação, os artigos citados e as fontes de dados de patentes com texto integral.

MEDLINE é a base de dados bibliográfica do U.S. National Library of Medicine® (NLM®), que abrange tópicos de ciências da vida e biomedicina. É possível encontrar referências de periódicos, jornais, revistas e grupos de discussão.

SciELO (Scientific Electronic Library Online) Citation Index foi projetado para facilitar a descoberta, o uso e a atribuição de literatura académica em ciências, ciências sociais, artes e humanidades publicada nos principais periódicos de acesso aberto da América Latina, Portugal, Espanha, África do Sul e Caraíbas.

Journal Citation Reports

Acesso direto

Journal Citation Reports (JCR) é um recurso que permite a avaliação e comparação de periódicos científicos através da determinação de vários índices bibliométricos. A pesquisa pode ser realizada para um periódico específico, para um grupo de periódicos por categoria, editor ou país, ou para todos os periódicos, permitindo conhecer a sua influência/importância no mundo da investigação.

Fator de Impacto (“Impact Fator”) de uma periódico indica a frequência média com que um artigo de um periódico é citado em um determinado ano. É calculado pelo quociente entre o número de citações num determinado ano (o ano JCR) a artigos publicados na revista nos dois anos precedentes e o número total de artigos publicados na revista no mesmo período de tempo.

Outros índices bibliométricos apresentados no JCR em relação a um periódico são:

  • “Impact Fator”Fator de Impacto de 5 anos (últimos 5 anos em relação ao ano JCR);
  • “Immediacy Index” - Índice de Repercussão ou Índice de Imediaticidade ou Índice de Imediatismo, que mede a rapidez com que o artigo médio de uma revista é citado. É calculado pelo quociente entre o número de citações e o número de artigos publicados na revista no ano JCR. Apresentado apenas para periódicos com mais de 100 citações;
  • “Cited Half Life” - Vida média (ou Semi-Vida ou Meia Vida) das Citações Recebidas (citações a artigos publicados na revista), refere-se ao tempo necessário para que a literatura científica publicada nesse periódico alcance metade da sua vida útil;
  • “Citing Half Life" - Vida Média (ou Semi-Vida ou Meia Vida) das Citações Realizadas (referências citadas nos artigos publicados na revista), refere-se à “idade” média dos artigos citados;
  • “Eigenfactor Metrics”: “Eigenfactor Score” e “Article Influence Score”. O cálculo do Índice Eigenfactor é também baseado no número de citações a artigos publicados no periódico nos últimos 5 anos (ano JCR), mas considera também a importância do periódico onde essa citação é realizada de tal modo que jornais mais influentes (mais citados) terão um maior peso que os jornais menos influentes. O Índice de Influência de artigos determina a “influência média” dos artigos do periódico nos primeiros 5 anos da publicação, em que se considera que 1,00 é a medida normal. Um Índice maior que 1,00 indica que cada artigo no periódico tem uma influência acima da média e um índice menor que 1,00 significa que tem uma influência abaixo da média.

Na opção “Select a JCR edition and year” é possível selecionar entre a “Science Edition” e a “Social Sciences Edition”. Tem também de indicar o ano civil que pretende, ano JCR, ano a que se referem todos os valores que irão ser apresentados.

Nota: A informação bibliométrica relativa a um ano só é disponibilizada em junho, julho do ano seguinte (por exemplo a informação sobre o ano 2012 foi disponibilizada na “release” de 2013, a 19 de junho de 2013).

Mais informações

Essencial Science Indicators

Acesso direto

A ferramenta Indicadores Essenciais da Ciência, permite a consulta a “Rankings de citações” por cientistas, instituições, países e periódicos por áreas de investigação. Permite também a análise de quais as principais tendências de investigação em cada área.

Serviços Específicos