Unidade de Informática

Anúncios Recentes

2016/Julho/14: Serviço de partilha e armazenamento de ficheiros online

A Unidade de Informática (UI) anuncía a disponibilidade de um serviço de armazenamento e partilha de ficheiros denominado Cirrus. Este serviço está disponível para toda a comunidade e permite também o acesso às áreas pessoais a partir de qualquer ponto. Para mais informações, consultar a página de tutorial do serviço.

2016/Maio/17: Arquivo de correio eletrónico para docentes e investigadores

A Unidade de Informática (UI) anuncia a abertura de um serviço de arquivo de correio eletrónico, de utilização facultativa e que duplica o espaço disponível para armazenamento de mensagens.

O serviço surge aos utilizadores do Webmail (https://webmail.ciencias.ulisboa.pt) e do cliente de e-mail Outlook como uma caixa de correio adicional, onde, à semelhança da caixa de correio original, poderão ser criadas pastas e para onde poderão ser arrastadas as mensagens que se pretenda arquivar. A contabilização do espaço ocupado é independente para as 2 caixas de correio, tendo a partir de agora cada utilizador atribuídos 5Gb em cada uma das caixas.

A UI garante a mesma fiabilidade a ambas as caixas de correio. No entanto, no caso do arquivo, o tempo de recuperação de mensagens eliminadas e de acesso poderão ser um pouco maiores embora mantendo-se em níveis muito aceitáveis.

A UI está disponível para apoiar na utilização do serviço ou para qualquer outro esclarecimento, através dos contactos habituais (suporte@ciencias.ulisboa.pt) ou presencialmente.

2016/Abr/21: Wake On LAN para docentes e funcionários

A Unidade de Informática (UI) anuncia que passou a estar disponível um serviço de ativação remota (Wake on LAN) para todos os computadores pessoais de docentes e funcionários registados no site de tomadas do portal de Ciências.

Este serviço foi pensado para encorajar os utilizadores a desligar os seus computadores pessoais quando se ausentam por períodos prolongados, sem com isso comprometer o acesso aos mesmos, que passam a poder ser ligados a partir do Portal de Ciências.

O serviço de Wake on LAN é mais um incentivo à racionalização do consumo de energia em Ciências, que complementa o desligar automático dos computadores dos laboratórios que não se encontrem em uso durante a noite e que já está em vigor desde novembro de 2015.

A utilização do serviço está dependente da correta configuração do computador pessoal, pelo que se recomenda a consulta da página com instruções para o efeito (ou o contacto com a equipa de suporte da UI através do e-mail).

2016/Mar/29: Inquéritos de satisfação

No âmbito da sua procura continuada pela melhoria dos serviços prestados, a Unidade de Informática agradece o preenchimento do inquérito de satisfação uma vez por cada interação com a Unidade de Informática. Os resultados estão permanente atualizados e disponíveis na página de indicadores de desempenho.