Soft Skills

Para além do ensino formal, Ciências tem procurado desde 2010/2011 sensibilizar os seus alunos e docentes para a importância das chamadas soft skills para facilitar o acesso ao mercado de trabalho, seja como empreendedores seja como colaboradores de empresas e instituições.

A integração no mercado de trabalho, para além das competências e saberes técnicos adquiridos com o currículo académico, requer uma série de outras competências mais transversais, porém fundamentais para o sucesso desta transição. Genericamente estas designam-se por competências de empregabilidade e englobam um conjunto de aptidões facilitadoras do processo de entrada no mundo do trabalho, nomeadamente:

  • Capacidade de comunicação
  • Gestão do tempo
  • Tomada de decisão
  • Trabalho em equipa
  • Resolução de problemas
  • Potencial de aprendizagem
  • Resiliência
  • Atitude positiva

Assim sendo, os conhecimentos nestas áreas devem ser desenvolvidos por parte dos jovens, devendo estes ter consciência que ao longo do seu percurso académico devem procurar diferentes iniciativas que promovam o contacto com realidades distintas (empresarial, social) de modo a potenciar as suas capacidades. Paralelamente é importante apostar em formação mais estruturada neste domínio, dado que estas mais-valias que têm de adquirir dependem unicamente do próprio.

Neste sentido, Ciências, para além de disseminar conhecimento teórico e técnico em diferentes áreas de saber, promove iniciativas que contemplam estas competências de empregabilidade.

Formação especializada em Ciências

A FCUL providencia uma formação estruturada, abordando os aspetos considerados fundamentais para munir os seus alunos das competências transversais que lhe serão úteis para a inserção no mercado de trabalho.

Fazendo parte das FCSE da oferta pedagógica da FCUL, existem duas Unidades Curriculares que abordam temas pertinentes neste domínio, nomeadamente:

Curso de Competências Sociais e Desenvolvimento Pessoal (Código: 93103) – 1º/2º Semestre
Competências Transversais para a Empregabilidade (Código: 93110) – 2º Semestre

A inscrição nestas Unidades é facultativa, contudo de elevada relevância para o futuro profissional dos alunos.

Formação em empreendedorismo

Outros recursos

Plataforma Skills Jovem

A plataforma Skills Jovem, desenvolvida pela APRICEM, é uma plataforma online onde o estudante pode treinar as suas competências de empregabilidade. Trata-se de um percurso formativo que aproxima as competências desejadas pelos empregadores às possuídas pelos recém-graduados.

Esta plataforma online de formação valoriza todos os que preparam a entrada no mercado do trabalho, facilitando o acesso ao desenvolvimento de competências essenciais que determinarão o sucesso profissional. O Skillsjovem ajuda a elaborar um CV com base nas competências, características e recursos.

Filme de apresentação do Skillsjovem

Facebook Skillsjovem | LinkedIn Skillsjovem