Semana Ciências em Movimento 2014

 

Fotografias disponíveis no álbum fotográfico

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa agradece o interesse e a participação tanto da sociedade civil como da comunidade escolar e científica nas atividades da 1ª Semana Ciências em Movimento, que decorreu entre os dias 10 e 14 de fevereiro no campus de Ciências.

Numa perspetiva de que o conhecimento científico não está dividido em disciplinas estanques, sendo antes composto por diferentes campos de observação e análise de uma mesma realidade, a Faculdade de Ciências da UL, organizou um conjunto de atividades estruturadas em cinco dias temáticos, onde diferentes áreas científicas "conversaram" entre si e com os visitantes:

Ao longo desta semana, realizaram-se oficinas científicas, visitas guiadas, peddy-papers, palestras e muito mais.

Todos os dias, decorreram sessões públicas de flash-talks, onde num mesmo local, investigadores/professores de diferentes áreas apresentaram durante 6 minutos cada, um tema de estudo da sua área com ligação à temática do dia.

Esperamos que todas as atividades tenham sido do agrado dos nossos visitantes e despedimo-nos com a esperança de reencontrá-los brevemente em alguma das iniciativas de divulgação científica patentes no nosso campus universitário.

Até breve!

Dia 10/02 - Ordem e Caos

Sessão FLASH – TALKS - 11:30 – 12:30

“Até quando podemos prever o tempo e o clima? O efeito borboleta na atmosfera”- Carlos Pires

Descrição: Palestra sobre a dinâmica caótica da atmosfera e os limites da predictabilidade do estado do tempo e do clima.

“Podemos prever os grandes sismos?” – Luís Matias

Descrição: Palestra sobre a previsão sísmica e previsibilidade e imprevisibilidade da ocorrência de grandes sismos em Portugal e no mundo

“Visão com formigas para um robô todo-o-terreno” –Luís Correia

Descrição: A visão artificial é um problema difícil, devido à grande quantidade de dados recebidos e que é necessário processar. Alem disso, a visão através de uma câmara ligada a um computador fica muito aquém do olho de um primata, por exemplo. Por isso usamos um sistema que simula formigas artificiais, auto-organizadas, a explorar cada imagem obtida por câmara, para detetar obstáculos e trilhos por um robô todo o terreno. Com este sistema e uma rede neuronal, também simulada, conseguimos explorar menos de 1 % dos pixels de cada imagem.

Duração total: 60 minutos

Público-alvo: Alunos 3º ciclo e secundário / Público geral

Sessão FLASH – TALKS – 16:00 – 17:00

“Serendipidade e multimédia: acaso e encontros com significado no imenso espaço de meios e informação” – Teresa Chambel

Descrição: Temos assistido ao rápido crescimento de espaço e informação multimédia acessíveis através de computadores, TV interativa e dispositivos móveis. A riqueza destes espaços constitui um grande potencial, mas também um enorme desafio, pela imensidão que pode parecer-nos caótica. Serendipidade está associada ao acaso, á surpresa e ao encanto de se encontrarem ligações e perceções inesperadas e com significado.

“Podemos prever os grandes sismos?” – Luís Matias

Descrição: palestra sobre a previsão sísmica e previsibilidade e imprevisibilidade da ocorrência de grandes sismos em Portugal e no mundo

“Até quando podemos prever o tempo e o clima? O efeito borboleta na atmosfera”- Carlos Pires

Descrição: palestra sobre a dinâmica caótica da atmosfera e os limites da predictabilidade do estado do tempo e do clima.

“A complexidade e a Economia. Quem quer ser milionário (ou não)?” – João Telhada

Descrição: Nesta breve apresentação, irá ser apresentado o conceito de complexidade associado à obtenção de uma solução ótima para um problema. Relativamente a esse conceito, irão ser dados alguns exemplos de problemas, e respetiva complexidade. Irá ainda ser focada uma questão da vida quotidiana, onde a complexidade tem um papel muito especial.

Duração total: 60 minutos

Público-alvo: Alunos 3º ciclo e secundário / Público geral

Atividades

Título: “Os mistérios do nosso cérebro”

Horário: das 09:30 às 11:30 e das 14: 00 às 16:00

Duração:120 minutos de exposição e discussão

Descrição: Palestra em que se pretende discutir a estrutura e o funcionamento do cérebro humano. Será dado particular ênfase à fase da adolescência, às doenças neurodegenerativas e aos mecanismos de atuação das drogas.

Público-alvo: Alunos do ensino secundário / público geral

Responsável pela atividade: Rui Gomes

Título: “É seguro enviar o número de cartão VISA pela internet?”

Horário início: 09:30 / 10:00 / 10:30 / 11:00 / 14:00 / 14:30 / 15:00 / 15:30

Duração: sessões de 30 minutos

Descrição: O objetivo é enviar uma mensagem cifrada, com recurso ao algoritmo que serve de base à generalidade da comunicação eletrónica atual. Após um pequeno enquadramento, os participantes serão convidados a trocar entre si mensagens criptadas.

Público-alvo: Alunos 3º ciclo e secundário / Público geral.

Responsável pela atividade: João Telhada

Título: “Geomagnetismo” + “Formação de estruturas no Universo primordial”

Horário: das 10:00 às 11:00 e das 14:00 às 15:00

 Duração: 60 minutos

“Geomagnetismo”

Descrição: O que é o campo magnético terrestre e como ele é gerado? Como é possível reconstituir a posição dos continentes no passado a partir da magnetização gravada nas rochas?

Responsável pela atividade: Eric Font

“Formação de estruturas no Universo primordial”

Descrição: projeção e discussão sobre a estruturação do universo primordial

Responsável pela atividade: José Manuel Afonso

Público-alvo: Alunos 3º ciclo e secundário / Público geral.

Título: Laboratório Scratch

Horário: 09:30 / 10:00 / 10:30 / 11:00 / 14:00 / 14:30 / 15:00 / 15:30

Duração: sessões de 30 minutos

Descrição: Sessões de 30 minutos que arrancam com uma pequena demo (projeção) pelo responsável da sessão, seguindo-se a interação livre dos alunos com a ferramenta (apoiados pelo responsável da sessão e pelos voluntários). As tarefas pedidas serão fundamentalmente a “programação” das atividades de uma personagem em cenários criados para o efeito (eventualmente associados às temáticas da semana).

Público-alvo: Alunos 3º ciclo e secundário / Público geral

Responsável pela atividade: Fernando Ramos, Hugo Vieira e Pedro Mariano

Título: Pedipaper BioIn4matix Run

Horário: 14:00 às 16:00

Duração: 120 minutos

Descrição: BioIn4matix Run é um pedipaper contra-relógio focado na resolução de problemas de bioinformática. Em postos espalhados pela faculdade, os participantes vão encontrar um investigador que os guiará na utilização de ferramentas de bioinformática, a maioria desenvolvidas na FCUL. Partindo de uma sequência genética cada grupo irá descobrir potenciais fármacos para a terapia de uma doença. Haverá prémios para os vencedores e certificados de participação para todas as equipas que completem o percurso com sucesso.

Público-alvo: Alunos do ensino secundário / Público geral

Responsável pela atividade: Cátia Pesquita

Título: Os peixes também têm vida sexual

Horário: das 14:00 às 17:00

Descrição: Sabia que o grupo dos peixes é o que apresenta maior diversidade de estratégias reprodutivas de todos os vertebrados? Falaremos de exemplos de oviparidade, viviparidade ou ovoviviparidade, hermafroditismo, monogamia e poligamia e da diversidade de comportamentos que neste grupo se podem encontrar. Venha conhecer estas e outras estratégias à lupa.

Público-alvo: Alunos secundário

Responsável pela atividade: Leonel Serrano Gordo, Ana Neves, Ana Rita Vieira, Rafaela Barros Paiva, Vera Sequeira

Dia 11/02 - Matéria e Energia

Sessão FLASH – TALKS – 11:30 – 12:30

“Sistemas inteligentes para os mercados de energia elétrica” – Hélder Coelho

“O efeito fotovoltaico” – José silva

“Energia e sustentabilidade energética” – João Serra

Duração total: 60 minutos

Público-alvo: Alunos 3º ciclo e secundário / Público geral

Sessão FLASH – TALKS – 16:00 – 17:00

“Fluídos Espessos” – José Francisco Rodrigues

“Avatares – o que podem fazer por nós” - Ana Paula Cláudio

Descrição: Os videojogos e o cinema oferecem-nos personagens virtuais (avatares) cada vez com maior realismo. Nesta palestra iremos falar de desafios que a criação destas personagens envolve e de alguns contextos de aplicação que vão para além das vertentes lúdicas que tão bem conhecemos.

“A missão Euclid à descoberta da matéria e energia do universo” – Ismael Tereno

Descrição: Portugal participa numa das mais ambiciosas missões espaciais da atualidade. O seu objetivo é nada menos do que estudar o Universo com grande precisão, através do fenómeno das lentes gravitacionais. Nesta palestra falaremos da participação portuguesa nessa aventura e das misteriosas matéria escura e energia escura.

Duração total: 60 minutos

Público-alvo: Alunos 3º ciclo e secundário / Público geral.

Atividades

Título: “ Jogo dos Seixos – Dinossauros do Oeste de Portugal”

Horário: 10:00, 11:00, 14: 00, 15:00

Duração: 15 a 20 minutos

Descrição: Atividade de reconstituição do ambiente onde viveram os dinossáurios Jurássicos a partir dos seixos rolados que se encontram nas praias do litoral Oeste português.

Público-alvo: Alunos de 3.º ciclo e secundário / Público geral.

Responsável pela atividade: Mário Cachão

Atividade: “Radioatividade e ambiente”

Horário: 10:00

Duração: 90 minutos

Descrição: Vários materiais apresentam naturalmente substâncias radioativas. Nesta atividade descobrem-se alguns desses materiais e avalia-se o seu impacto no meio ambiente e na saúde.

Público-alvo: Alunos ensino básico e secundário / Público geral

Responsável pela atividade: Luís Peralta

Título: “Visão raios-X”

Horário: 10:00

Duração: 90 minutos

Descrição: Os raios-X podem ser utilizados para descobrirmos a composição elementar da superfície de objetos de arte. Nesta atividade mostra-se como pode ser feita a analise de uma peça de arte por métodos não destrutivos.

Público-alvo: Alunos ensino básico e secundário / Público geral

Responsável pela atividade: Teresa Amorim

Título: “Descobrir a composição das estrelas na Terra”

Horário: 10:00

Duração: 90 minutos

Descrição: O hélio foi primeiramente descoberto no Sol, ainda antes de conhecermos a sua presença na Terra. Como foi isto possível? A espectroscopia de elementos na banda do visível dá-nos algumas das respostas.

Público-alvo: Alunos ensino básico e secundário / Público geral

Responsável pela atividade: Jorge Sampaio

Título: “Visita ao campus solar da FCUL e ao Laboratório de Aplicações Fotovoltaicas e Semicondutores”

Horário: 10:30, 15:00

Duração: 60 minutos

Descrição: visitas guiadas ao campus solar da faculdade, onde diferentes tecnologias fotovoltaicas provenientes de diversas parcerias com empresas podem ser vistas, juntamente com protótipos desenvolvidos por alunos do curso de Engenharia da Energia e do Ambiente. No Laboratório de Aplicações Fotovoltaicas e Semicondutores ocorrem diversos projetos de investigação na área.

Público-alvo: Alunos ensino básico e secundário / Público geral

Responsável pela atividade: Sara Freitas e José Mário Pó

Título: “Visita aos telhados solares da FCUL”

Horário: 14:00

Duração: 60 minutos

Descrição: visitas guiadas ao campus solar da faculdade, onde diferentes tecnologias fotovoltaicas provenientes de diversas parcerias com empresas podem ser vistas, juntamente com protótipos desenvolvidos por alunos do curso de Engenharia da Energia e do Ambiente.

Público-alvo: Alunos ensino básico e secundário / Público geral

Responsável pela atividade: Sara Freitas e Márcia Villa

Título: “Os Sistemas de Informação Geográfica no apoio às energias renováveis”

Horário: 10:00, 10:30, 11:00, 14:00, 14:30, 15:00, 15:30

Duração: 30 minutos

Descrição: Esta atividade tem por objetivo demostrar como é que os Sistemas de Informação Geográfica podem ser usados no apoio à decisão na escolha de locais para a instalação de infraestruturas para energias renováveis.

Público-alvo: Alunos ensino secundário / Público geral

Responsável pela atividade: Cristina Catita

Título: Workshop “carrinhos solares”

Horário: 10:00

Duração: 1h15 minutos

Descrição: oficina de carrinhos alimentados a energia solar fotovoltaica

Público-alvo: Alunos 3.º Ciclo e ensino secundário / Público geral.

Responsável pela atividade: Sara Freitas e Duarte Santos

Título: “Rabiscos Solares”

Horário: 14:00

Duração: 45 minutos

Descrição: Oficina de máquinas de rabiscos alimentadas a energia solar

Público-alvo: Alunos 3.º Ciclo e ensino secundário / Público geral.

Responsável pela atividade: Sara Freitas e Duarte Santos

Título: “Oficina das pás”

Horário: 14:45

Duração: 45 minutos

Descrição: Apresentação do funcionamento da máquina de fio quente seguida da construção de uma pá por parte dos alunos

Público-alvo: Alunos 3.º Ciclo e ensino secundário / Público geral.

Responsável pela atividade: Sara Freitas e Duarte Santos

Título: Pedipaper da Química e Bioquímica

Horário: 14:00

Duração: 120 minutos

Descrição: Pedipaper onde pelas respostas a questões relacionadas com a Química e Bioquímica será possível aos participantes conhecer as instalações e atividades do DQB, bem como da FCUL. Inclui uma muito breve passagem pelos laboratórios do DQB e a realização de experiencias muito simples. Inclui ainda a passagem pelos anfiteatros do C3 e visita ao passeio da ciência no C6

Público-alvo: Alunos 3.º Ciclo e ensino secundário / Público geral.

Responsável pela atividade: Ana Paula Carvalho, Teresa Pamplona, Carlos Farinha

Título: Laboratório Scratch

Horário: 10:00, 10:30, 11:00, 14:00;14:30, 15:00, 15:30

Duração: sessões de 30 minutos

Descrição: Sessões de 30 minutos que arrancam com uma pequena demo (projeção) pelo responsável da sessão, seguindo-se a interação livre dos alunos com a ferramenta (apoiados pelo responsável da sessão e pelos voluntários). As tarefas pedidas serão fundamentalmente a “programação” das atividades de uma personagem em cenários criados para o efeito (eventualmente associados às temáticas da semana).

Público-alvo: Alunos 3º ciclo e secundário / Público geral

Responsável pela atividade: Fernando Ramos, Hugo Vieira e Pedro Mariano

Dia 12/02 - Mar e Atmosfera

Sessão FLASH – TALKS – 11:30 – 12:30

“Melhorando o ambiente com simulação social” – João Balsa

Descrição: Vamos ver como poderá ser possível, utilizando uma metodologia baseada em simulação social, dar resposta a um dos problemas mais críticos do mundo atual: a necessidade de redução de emissões de gases de efeitos de estufa (como o CO2). Ou seja, vamos ver o que é a simulação social e como é que aquilo que conhecemos sobre o comportamento humano poderá influenciar as decisões políticas, de modo a que estas sejam eficazes para se atingirem os objetivos de redução de emissões necessários para garantir, a médio e longo prazo, a sobrevivência da espécie humana.

“A onda da Nazaré” – Mafalda Carapuço

Descrição: A apresentação dos fatores que contribuem para a formação da ‘onda’ da Nazaré

"Porque arde Portugal?" – Carlos da Câmara

Descrição: Apresentação da problemática dos incêndios em Portugal

“Sondas e vetores” – Pedro Freitas

Descrição: Esta é a história verídica de uma pergunta que me foi feita quando eu dava aulas ao primeiro ano do curso de Geologia. Se temos um barco a fazer o mapa do fundo do mar, usando um sonar que vem atrelado a uns metros do barco, como ajustar a posição da medida do sonar com a posição GPS dada pelo barco?

Duração total: 60 minutos

Público-alvo: Alunos 3º ciclo e secundário / Público geral

Sessão FLASH – TALKS – 16:00 – 17:00

“Evolução de comportamentos cooperantes em diferentes nichos” – Pedro Mariano

Descrição: O Mar e a Atmosfera são dois recursos importantes para a nossa sociedade. Como tal devem ser geridos tendo em conta o bem-estar de todos. Nesta apresentação vamos observar a evolução de dois tipos de agentes: um que se preocupa com o bem-estar social e o outro que pretende explorar os recursos só para si. Vamos mostrar o efeito que cada um faz no outro e o impacto no meio ambiente. Pretende-se mostrar como a informática pode ser usada na modelação de problemas críticos e de como podem ser resolvidos.

“Andam partículas no ar” – Cristina Oliveira

Descrição: Apresentação sobre aerossóis atmosféricos. O que são, suas características físico-químicas e a sua importância como poluentes atmosféricos.

“Está ou não a Terra a aquecer?” – Pedro Soares

Descrição: Apresentação do tema das alterações climáticas

“A onda gigante da economia do Mar atinge Portugal” – Helena Vieira

Duração total: 60 minutos

Público-alvo: Alunos 3º ciclo e secundário / Público geral

Atividades

Título: “Água: Soluções Químicas”

Horário: 10:00, 10:30, 14:30, 15:00

Duração: 15/20 minutos

Descrição: Experiências simples que permitem verificar algumas propriedades físico-químicas de amostras de diferentes águas e identificar a presença de determinadas substancias e/ou espécies nessas amostras de água.

Público-alvo: Alunos do ensino básico / Público geral.

Responsável pela atividade: Filomena Camões

Título: “Mar no Laboratório”

Horário: 10:00, 14:00, 15:00

Duração: 60 minutos

“Mar no Laboratório 1 – ondas que não se vêem e forças que não existem!”

Descrição: Utilizando uma mesa rotativa e simulações numéricas em computador, vamos demonstrar alguns dos efeitos da rotação da Terra (força de Coriolis) sobre as correntes no oceano e sobre os ventos na atmosfera. Iremos gerar ondas no interior de um fluido ao deslocar um pequeno objecto (com a forma de um barco) sobre a sua superfície.

Responsável pela atividade: Dmitri Boutov, Joaquim Dias

“Mar no Laboratório 2 – da diversidade microscópica aos peixes”

Descrição: Nesta sessão pretende-se dar a conhecer alguns organismos marinhos, as suas principais características, os habitats que ocupam e as estratégias de vida que apresentam. Os visitantes poderão observar microalgas do fitoplâncton e dos fitobentos, invertebrados marinhos, conhecer varias espécies de peixe e aprender sobre as técnicas utilizadas para o estudo da idade e da reprodução destes animais.

Responsável pela atividade: Ana Amorim, Susana França, Vera Sequeira

Público-alvo: Alunos de 3.º ciclo e secundário / Público geral.

Título: “Como funciona o planeta?”

Horário: 10:00, 10:30, 11:00

Duração: entre 60 e 90 minutos

Descrição: Circuito integrado de atividades práticas:

Sol: o motor do clima - Iremos analisar o efeito da incidência de radiação solar em diferentes materiais (areia, terra, água) e discutir a importância das diferenças de temperatura para a circulação atmosférica e oceânica.

Porque é que o céu é azul? - Pretende-se discutir a diferença entre radiação direta e radiação difusa, explicando o fenómeno de dispersão da radiação através do exemplo da dispersão de Rayleigh, responsável pela cor azul do céu.

Tiro ao alvo com um tornado - Iremos fazer um jogo de tiro ao alvo com ar em rotação, para demonstrar que a forte coerência espacial dos sistemas meteorológicos é consequência do seu movimento de rotação.

Fazer nevoeiro num frasco - Pretende-se explicar o processo de formação de nuvens a partir de uma experiência simples em que se produz uma nuvem dentro de um frasco.

Para onde vai a água quando chove? - Iremos examinar o efeito da textura do solo (areia, argila e mistura) na infiltração da água e na evapotranspiração, medindo a humidade no solo a várias profundidades em resposta à precipitação e à exposição a diferentes temperaturas.

O que acontece se o Ártico derreter? - Iremos mostrar que o derretimento do Ártico (icebergs) não contribui para a subida do nível médio do mar, ao contrário da Antártida (glaciares) e que a subida do nível médio do mar registado nas últimas décadas se deve sobretudo à expansão térmica da água nos oceanos.

Como funciona a circulação termoalina? - Pretende-se discutir a importância da temperatura e da salinidade na circulação oceânica, exemplificando o funcionamento da formação de águas profundas no Atlântico Norte, parte fundamental da “correia de transmissão” oceânica.

Brincar com o clima é um assunto sério! - Os modelos de clima permitem estudar os impactos das emissões de gases com efeito de estufa, bem como das diferentes metas estabelecidas. Os participantes poderão interagir com um simples modelo computacional do clima, variando a concentração de CO2 na atmosfera para avaliar o impacto na temperatura global, no nível médio do mar e outras variáveis até ao ano de 2200.

Responsáveis pela atividade: Alexandre Ramos, Andreia Ribeiro, Sofia Ermida, Pedro Sousa, Ana Bastos, Cathy Besson

Público-alvo: Alunos de 3.º ciclo e secundário / Público geral.

Título: Laboratório Scratch

Horário: 10:00, 10:30, 11:00, 14:00;14:30, 15:00, 15:30

Duração: sessões de 30 minutos

Descrição: Sessões de 30 minutos que arrancam com uma pequena demo (projeção) pelo responsável da sessão, seguindo-se a interação livre dos alunos com a ferramenta (apoiados pelo responsável da sessão e pelos voluntários). As tarefas pedidas serão fundamentalmente a “programação” das atividades de uma personagem em cenários criados para o efeito (eventualmente associados às temáticas da semana).

Público-alvo: Alunos 3º ciclo e secundário / Público geral

Responsável pela atividade: Fernando Ramos, Hugo Vieira e Pedro Mariano

Título: Um sismómetro no fundo do mar

Horário: 14:00, 14:30, 15:00, 15:30

Duração: 20 minutos

Descrição: Os visitantes irão olhar por dentro um OBS (Ocean Bottom Seismometer) e verão no ecrã os registos do sensor sísmico. Serão explicadas as dificuldades da observação sísmica no fundo do mar, como se procede ao lançamento, recolha, acerto da hora, etc. Serão dados exemplos vários de aplicação destes registos, desde o registo de sismos, passando pela pesquisa de hidrocarbonetos até à observação de baleias.

Público-alvo: Alunos secundário / Público geral.

Responsável pela atividade: Carlos Corela, Inês Rio, José Luís

Dia 13/02 - Riscos e Catástrofes

Sessão FLASH – TALKS - 11:30 – 12:30

“Como prever um novo Tanguska?” – Rui Agostinho

Descrição: Descrição:  A queda de meteoritos de grandes dimensões tem sido frequente na história da Terra.Há exemplos recentes de objectos de pequenas dimensões (Tunguska em 1908 e Chelyabinsk em2013) que tiveram efeitos apenas locais. Quão frequente é este fenómeno e que tipo de impactos globais podem esperar-se? Poderá a astronomia prevê-los?

“Ressonância” – Jorge Buescu

Descrição: A resposta de edifícios aos sismos ou a queda de pontes por acção do vento são catástrofes provocadas pelo fenómeno  de ressonância. Mas também o são fenómenos mais agradáveis e úteis, como empurrar uma criança num baloiço ou as tecnologias médicas mais avançadas. Duas faces da mesma moeda, que a Matemática ensina a compreender.

“E se o DNS falhar?” – Pedro Veiga

Descrição: Apresenta-se a arquitectura do DNS, o seu papel na Internet e os esforços que vão sendo feitos para garantir que esta infraestrutura não falhe e contribua para a resiliência da Internet.

“Sismos: a Lebre e a Tartaruga” – Susana Custódio

Descrição: Estamos habituados a pensar em sismos como fenómenos rápidos, que ocorrem em poucos segundos. Mas recentemente foram descobertos sismos que ocorrem ao longo de vários meses. Vem aprender mais sobre os sismos lentos!

Duração total: 60 minutos

Público-alvo: Alunos 3º ciclo e secundário / Público geral

Sessão FLASH – TALKS – 16:00 – 17:00

“A tempestade Christina e o risco costeiro” – Cristina Lira

Descrição: caracterização da tempestade Cristina – consequências e perspectivas futuras (risco costeiro).

“Tsunami Hunters” – Pedro Costa

Descrição: Exemplificação de metodologias e casos de estudo de depósitos de tsunamis. Vestígios de tsunamis em Portugal.

“GPS em movimento” – Virgílio Mendes

Descrição: Demonstração da utilização do GPS na deteção de movimentos com diferentes escalas temporais: da tectónica de placas à sismologia.

“Chuvas diluvianas na Madeira” – Ricardo Trigo

Descrição: Apresentação sobre o temporal de 2010 na Madeira que provocou inundações e derrocadas na ilha.

“Comunicações móveis no pós catástrofes” – Hugo Miranda

Descrição: Apresentação sobre o papel que pode ser desempenhado pelas redes não infraestruturadas no suporte às operações de busca e salvamento e à informação à população civil.

Duração total: 60 minutos

Público-alvo: Alunos 3º ciclo e secundário / Público geral.

Atividades

Título: GeoCENAS

Horário: 10:00, 14:00, 15:00

Duração: entre 30 a 60 minutos

Descrição: Atividade de caça ao tesouro (geocaching) no campus da FCUL com receptores de GPS de navegação e/ou recetores profissionais (de elevada precisão) em modo RTK. Acompanhada de uma mini-palestra sobre os fundamentos do sistema de posicionamento e navegação GPS/GNSS.

Público-alvo: Alunos secundário / Público geral

Responsável pela atividade: Carlos Antunes

Título: Sismos e Estruturas

Horário: 11:00

Duração: 30 minutos

Descrição: No planeta Terra ocorrem anualmente vários sismos de grande magnitude que provocam graves perdas, em termos económicos e de vidas humanas. Muitos de nós, nas nossas casas ou nos locais de trabalho, já sentimos as vibrações devidas à propagação de ondas sísmicas. De que forma estas vibrações afetam os edifícios, as pontes ou as barragens? A matemática é a chave para responder a esta questão!

Através do programa interativo EquakeStruct.exe, os participantes podem tomar contacto com o conceito de frequências naturais e correspondentes modos de vibração, apresentando-se, como exemplos, o caso de uma barragem, de uma ponte e de um edifício de grande altura. Poderão testar experimentalmente, com recurso a um modelo de um edifício de 3 pisos, que os efeitos de ressonância ocorrem devido a vibrações atuantes com frequências coincidentes com as frequências naturais da estrutura.

Público-alvo: Alunos 3º ciclo e secundário / público geral

Responsável pela atividade: Sérgio Oliveira, André Silvestre, Margarida Oliveira, Suzana Nápoles

Título: Como se propaga um incêndio

Horário: 10:00 / 10:30 / 11:00 / 14:00 / 14:30 / 15:00 / 15:30

Duração: 30 minutos

Descrição: O objetivo é observar um fenómeno de difusão de um incêndio, sujeito a diversas condicionantes tais como a velocidade de propagação e outros parâmetros, e ainda a configuração da população florestal.

Público-alvo: Alunos secundário / Público geral

Responsável pela atividade: João Telhada

Título: Deteção remota: monitorização e cartografia de riscos

Horário: 10:00 / 10:30 / 11:00 / 14:00 / 14:30 / 15:00 / 15:30

Duração: 15 a 20 minutos

Descrição: Demonstração de princípios e técnicas de deteção remota (satélite, SAR, Radar, Lidar, Fotogrametria). Exemplificação de desastres naturais: da monitorização à cartografia.

Público-alvo: Alunos secundário / Público geral

Responsável pela atividade: Ana Navarro e João Catalão

Título: Modelação 3D e Laser Scanning

Horário: 10:00 / 10:30 / 11:00 / 14:00 / 14:30 / 15:00 / 15:30

Duração: 20 a 30 minutos

Descrição: Demonstração de modelação 3D de edifícios, estruturas e cidades, usando as tecnologias de aquisição de dados geográficos, com demonstração de Laser Scanning.

Público-alvo: Alunos secundário / Público geral

Responsável pela atividade: Paula Redweick, Cristina Catita e João Calvão

Título: “A Terra: um Planeta Vivo: sismos e vulcões”

Horário: 10:00, 14:30

Duração: 90 minutos

Descrição: Circuito integrado de atividades práticas relacionadas com riscos naturais: 

Atividade 1) Deformação da Crosta; Atividade 2) Tsunamis; Atividade 3) Erosão e Galgamento oceânico; Atividade 4) Laser Scanning; Atividade 5) Alteração da linha de costa –subida do nível do mar; Atividade 6) Fotografias de areia; Atividade 7) Jogo de seixos; Atividade 8) GPS, Ondas Sísmicas e movimento do solo; Atividade 9) Construções resistentes;

Atividades adicionais específicas para o 1º ciclo: Caça ao tesouro com o Kit de emergência; Jogos sobre medidas de preparação e autoproteção; Projeção do filme do Tinóni.

Público-alvo: Alunos básico e secundário / Público geral

Responsável pela atividade: Susana Custódio

Título: Laboratório Scratch

Horário: 10:00, 10:30, 11:00, 14:00;14:30, 15:00, 15:30

Duração: sessões de 30 minutos

Descrição: Sessões de 30 minutos que arrancam com uma pequena demo (projeção) pelo responsável da sessão, seguindo-se a interação livre dos alunos com a ferramenta (apoiados pelo responsável da sessão e pelos voluntários). As tarefas pedidas serão fundamentalmente a “programação” das atividades de uma personagem em cenários criados para o efeito (eventualmente associados às temáticas da semana).

Público-alvo: Alunos 3º ciclo e secundário / Público geral

Responsável pela atividade: Fernando Ramos, Hugo Vieira e Pedro Mariano

Dia 14/02 - Tecnologia e Sustentabilidade

Sessão FLASH – TALKS - 11:30 – 12:30

“Uma doença: o antes…” – Margarida Telhada

“Uma doença: … e o depois” – Rita Zilhão

“O Mundo em Pessoa” - Francisco Couto

Descrição: O “Mundo em Pessoa” é um projeto em colaboração com a SAPO Labs da PT Comunicações com o objetivo de recolha automática de citações de Fernando Pessoa (ortónimo e heterónimos) a partir das redes sociais. O projeto foi lançado em 2013, quando se comemoraram os 125 anos do nascimento do poeta. Pessoa, sendo poeta português mais conhecido dentro e fora de Portugal, é também provavelmente o mais citado. Com o “mundo em Pessoa” tentamos perceber quais os versos e frases de Fernando Pessoa que mais inspiram os seus leitores de todo o mundo. Pretendemos, também, conduzir todos aqueles que usam as palavras de Pessoa até ao seu texto original, ampliando o número de leitores e o conhecimento da sua obra. http://fernandopessoa.labs.sapo.pt

“Do Transporte à Mobilidade – O papel da tecnologia (e não só) na movimentação de pessoas” – João Telhada

Descrição: Nesta apresentação, serão sublinhados os conceitos e desafios fundamentais da mobilidade. Nesse contexto, ficará claro o papel muito relevante que a tecnologia tem e o valor acrescentado que pode gerar, para pessoas e organizações. No meio de tudo isto, sobressairá a importância dos sistemas inteligentes, de natureza quantitativa, analítica e científica.

Duração total: 60 minutos

Público-alvo: Alunos 3º ciclo e secundário / Público geral

 

Sessão FLASH – TALKS – 16:00 – 17:00

“Eletrificação remota: Bambadinca Sta claro “– Jorge Maia Alves

“A informação, os buracos da rua e necessidades especiais” – Luís Carriço

Descrição: Hoje em dia a informação chega-nos em qualquer lugar e em qualquer hora. É fácil imaginarmo-nos a ler o nosso blog ou rede social preferidos ou a mandar e a receber SMSs no telemóvel ou no tablet que recebemos recentemente, enquanto ouvimos a nossa banda preferida. É igualmente fácil nessas situações não vermos um buraco no passeio ou não ouvirmos o grito do ciclista que se dirige na nossa direção na faixa de bicicletas que atravessamos despreocupadamente. Mais difícil é imaginarmos que essa falta de visão, audição ou outra é permanente ou se está a deteriorar. Claro que esta última é um questão de tempo. Será que as pessoas com necessidades especiais, permanentes, evolutivas ou situacionais devem ser excluídas do acesso à informação? Por lei, não! Moralmente também não. A disciplina da acessibilidade digital lida com estas questões…

“O Mundo em Pessoa” - Francisco Couto

Descrição: O “Mundo em Pessoa” é um projeto em colaboração com a SAPO Labs da PT Comunicações com o objetivo de recolha automática de citações de Fernando Pessoa (ortónimo e heterónimos) a partir das redes sociais. O projeto foi lançado em 2013, quando se comemoraram os 125 anos do nascimento do poeta. Pessoa, sendo poeta português mais conhecido dentro e fora de Portugal, é também provavelmente o mais citado. Com o “mundo em Pessoa” tentamos perceber quais os versos e frases de Fernando Pessoa que mais inspiram os seus leitores de todo o mundo. Pretendemos, também, conduzir todos aqueles que usam as palavras de Pessoa até ao seu texto original, ampliando o número de leitores e o conhecimento da sua obra. http://fernandopessoa.labs.sapo.pt

Duração total: 60 minutos

Público-alvo: Alunos 3º ciclo e secundário / Público geral

Atividades

Título: “Visita ao campus solar da FCUL e ao Laboratório de Aplicações Fotovoltaicas e Semicondutores”

Horário: 10:00, 15:00

Duração: 60 minutos

Descrição: visitas guiadas ao campus solar da faculdade, onde diferentes tecnologias fotovoltaicas provenientes de diversas parcerias com empresas podem ser vistas, juntamente com protótipos desenvolvidos por alunos do curso de Engenharia da Energia e do Ambiente. No Laboratório de Aplicações Fotovoltaicas e Semicondutores ocorrem diversos projetos de investigação na área.

Público-alvo: Alunos ensino básico e secundário / Público geral

Responsável pela atividade: Sara Freitas e José Mário Pó

Título: “Visita aos telhados solares da FCUL”

Horário: 14:00

Duração: 60 minutos

Descrição: visitas guiadas ao campus solar da faculdade, onde diferentes tecnologias fotovoltaicas provenientes de diversas parcerias com empresas podem ser vistas, juntamente com protótipos desenvolvidos por alunos do curso de Engenharia da Energia e do Ambiente.

Público-alvo: Alunos ensino básico e secundário / Público geral

Responsável pela atividade: Sara Freitas e Márcia Villa

Título: “As bactérias fazem falta: alimentos fermentados"

Horário: 10:00, 14:00

Duração: 90 minutos

Descrição: Alimentos fermentados resultam da ação de microrganismos, que podem ser ingeridos pelos humanos, sobre substratos alimentares. Durante o crescimento as enzimas dos microrganismos hidrolisam compostos presentes nesses substratos em produtos não tóxicos com sabores, aromas e texturas agradáveis e atrativas ao consumo humano. Os novos alimentos são, geralmente, muito ricos em compostos saudáveis e necessários a uma dieta equilibrada. Sem a ação de alguns microrganismos não conheceríamos alimentos como o queijo, o iogurte, o chouriço, o pão, os vegetais em pickles, o vinho, a cerveja e o cacau. Continuam a produzir-se muitos alimentos fermentados de forma tradicional mas atualmente é possível selecionar os microrganismos para produzir alimentos "à medida de cada consumidor".

Público-alvo: Alunos 3º ciclo e secundário / Público geral

Responsável pela atividade: Lélia Chambel

Título: “Os sistemas de Informação Geográfica no apoio às energias renováveis”

Horário: 10:00, 10:30, 11:00, 14:00;14:30, 15:00, 15:30

Duração: 20 minutos

Descrição: Esta atividade tem por objetivo demonstrar como é que os Sistemas de Informação Geográfica podem ser usados no apoio à decisão na escolha de locais para a instalação de infraestruturas para energias renováveis.

Público-alvo: Alunos ensino secundário / Público geral

Responsável pela atividade: Cristina Catita

Título: Pedipaper BioIn4matix Run

Horário: 10:00 às 11:30

Duração: 90 minutos

Descrição: BioIn4matix Run é um pedipaper contra-relógio focado na resolução de problemas de bioinformática. Em postos espalhados pela faculdade, os participantes vão encontrar um investigador que os guiará na utilização de ferramentas de bioinformática, a maioria desenvolvidas na FCUL. Partindo de uma sequência genética cada grupo irá descobrir potenciais fármacos para a terapia de uma doença. Haverá prémios para os vencedores e certificados de participação para todas as equipas que completem o percurso com sucesso.

Público-alvo: Alunos do ensino secundário / Público geral

Responsável pela atividade: Cátia Pesquita

Título: Palestra “Microscopia: a ciência rente ao olhar”

Horário: 14:00

Duração: 60 minutos

Público-alvo: Alunos 3º ciclo e ensino secundário / Público geral

Responsável pela atividade: Rui Malhó

Título: “Rabiscos Solares”

Horário: 10:00 às 10:45

Duração: 45 minutos

Descrição: Oficina de máquinas de rabiscos alimentadas a energia solar

Público-alvo: Alunos 3.º Ciclo e ensino secundário / Público geral.

Responsável pela atividade: Sara Freitas e Duarte Santos

Título: “Oficina das pás”

Horário: 10:45 às 11:30

Duração: 45 minutos

Descrição: Apresentação do funcionamento da máquina de fio quente seguida da construção de uma pá por parte dos alunos.

Público-alvo: Alunos 3.º Ciclo e ensino secundário / Público geral.

Responsável pela atividade: Sara Freitas e Duarte Santos

Título: Workshop “carrinhos solares”

Horário: 14:00

Duração: 1h15 minutos

Descrição: oficina de carrinhos alimentados a energia solar fotovoltaica

Público-alvo: Alunos 3.º Ciclo e ensino secundário / Público geral.

Responsável pela atividade: Sara Freitas e Duarte Santos

Atividade: Laboratório Scratch

Horário: 10:00, 10:30, 11:00, 14:00;14:30, 15:00, 15:30

Duração: sessões de 30 minutos

Descrição: Sessões de 30 minutos que arrancam com uma pequena demo (projeção) pelo responsável da sessão, seguindo-se a interação livre dos alunos com a ferramenta (apoiados pelo responsável da sessão e pelos voluntários). As tarefas pedidas serão fundamentalmente a “programação” das atividades de uma personagem em cenários criados para o efeito (eventualmente associados às temáticas da semana).

Público-alvo: Alunos 3º ciclo e secundário / Público geral

Responsável pela atividade: Fernando Ramos, Hugo Vieira e Pedro Mariano

Título: Física do subsolo

Horário: 14:00;14:30, 15:00, 15:30

Duração: 20 minutos

Descrição: Pretende-se mostrar aos jovens como é possível conhecer o subsolo a partir do método de pesquisa baseado na injeção de corrente elétrica e na medição das diferenças de potencial daí resultantes. As aplicações são múltiplas: a pesquisa de águas, reconhecimento geológico, pesquisa de recursos minerais e hidrocarbonetos, estudos ambientais, etc.

Público-alvo: Alunos secundário / Público geral

Responsável pela atividade: Joana Ribeiro e Susana Gonçalves

Título: Um sismómetro no fundo do mar

Horário: 10:00, 10:30, 11:00

 Duração: 20 minutos

Descrição: Os visitantes irão olhar por dentro um OBS (Ocean Bottom Seismometer) e verão no ecrã os registos do sensor sísmico. Serão explicadas as dificuldades da observação sísmica no fundo do mar, como se procede ao lançamento, recolha, acerto da hora, etc. Serão dados exemplos vários de aplicação destes registos, desde o registo de sismos, passando pela pesquisa de hidrocarbonetos até à observação de baleias.

Público-alvo: Alunos secundário / Público geral.

Responsável pela atividade: Carlos Corela, Inês Rio, José Luis

Título: Exposição de protótipos de energias alternativas + projeção vídeo da atividade profissional da Engenharia Geográfica

Horário: 14:00 às 16:00

 Duração: 120 minutos

Descrição: Exposição de protótipos de projetos de alunos de Engenharia da Energia e Ambiente para aproveitamento não convencional de energia, incluindo energia solar, energia de movimento, calor, etc. Projeção de curto vídeo sobre a atividade profissional de Engenharia Geográfica, produzido pelo Colégio de Engenharia Geográfica da Ordem de Engenheiros.

Público-alvo: Alunos do 3º ciclo do ensino básico

Responsável pela atividade: Sara Freitas e Carlos Antunes

Título: Modelação 3D e Laser Scanning

Horário: 10:00 / 10:30 / 11:00 / 14:00 / 14:30 / 15:00 / 15:30

Duração: 20 a 30 minutos

Descrição: Demonstração de modelação 3D de edifícios, estruturas e cidades, usando as tecnologias de aquisição de dados geográficos, com demonstração de Laser Scanning.

Público-alvo: Alunos secundário / Público geral

Responsável pela atividade: Paula Redweick, Cristina Catita e João Calvão