Semana Ciência e Tecnologia: um Planeta, a Nossa Casa 2013

         

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) e o Instituto Dom Luiz (IDL) agradecem a todas as escolas, famílias e comunidade académica a sua participação nas atividades da Semana Ciência e Tecnologia: um planeta, a nossa casa, que decorreu entre 18 e 22 de novembro de 2013 no âmbito da Semana de Ciência e Tecnologia promovida pela Agência Ciência Viva a nível nacional.

Esperamos que todas as atividades  preparadas e organizadas em cinco dias temáticos distintas - Energia, Riscos Naturais, Recursos Minerais, Clima e o Mar - tenham sido do agrado dos nossos visitantes e despedimo-nos com a esperança de reencontrá-los brevemente em alguma das atividades de divulgação científica patentes no nosso campus universitário.

Até breve!

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Dia da Energia

Atividade:  Palestras “Energia para todos”

Palestras “Eletrificação remota em São Tomé e Príncipe” proferida pelo professor Maia Alves (DEGGE) e  “Edifícios Dinâmicos” proferida pelo professor Carrilho da Graça (DEGGE)

Horário: 12h:00 – 13h:00

Público-Alvo: Escolas secundárias/Comunidade universitária/Público geral

Número máximo de participantes: Capacidade do anfiteatro

Atividade: “GeoCenas: navegar e descobrir com o GPS”

Horário: 10h:00/11h:00/16h:00

Duração: Entre 30 a 60 minutos

Descrição: Atividade prática de caça ao tesouro (geocaching) por todo o campus da Faculdade de Ciências com recetores de GPS de navegação e recetores profissionais (de elevada precisão) em modo RTK. Acompanhada de uma discussão sobre os fundamentos do sistema de posicionamento e navegação GPS/GNSS.

Público-alvo: Escolas secundárias/Comunidade universitária/Público em geral

Atividade: Exposição

Horário visitas guiadas: 10h:00/11h:00/14h:00/15h:00/16h:00

Duração: Entre 30 a 60 minutos

Descrição: O Instituto Dom Luiz (IDL) tem um já longo e prestigiado passado na investigação científica, tendo iniciado atividade no ano de 1853. Celebrando simultaneamente os 160 anos do instituto e os 150 anos da construção do seu observatório meteorológico, que ainda hoje está em funcionamento, convidamos toda a comunidade a visitar a exposição comemorativa.

Venha conhecer, discutir e experimentar, com a ajuda dos nossos monitores, o passado, o presente e os planos para o futuro do Instituto Dom Luiz.

Público-alvo: Escolas do 3º ciclo e secundário/Comunidade universitária/Público geral

Responsável pela atividade: Professor Josep Batllo

Atividade: Oficina Carrinhos Solares

Horário: 10h:00/14h:00

Duração prevista: 90 minutos

Descrição: Construção de um carrinho solar utilizando materiais reciclados.

Público-Alvo: Escolas secundárias/Comunidade universitária

Responsável: Comissão de alunos de Engenharia da Energia e Ambiente (EEA)

Atividade: "Telhados Solares"

Horário: 16h:00

Duração prevista: 30 minutos

Descrição: Visita guiada aos telhados solares da Faculdade de Ciências que inclui o maior complexo fotovoltaico universitário do país.

Público-Alvo: Escolas secundárias/Comunidade universitária/Público geral

Responsável: Professor Miguel Centeno Brito

Atividade: "Campus solar"

Horário: 16h:30

Duração prevista: 30 minutos

Descrição: Visita guiada aos laboratórios de energia solar e campus solar da Faculdade de Ciências

Público-Alvo: Escolas secundárias/Comunidade universitária/Público geral

Responsável: Professor Miguel Centeno Brito

Dia dos Riscos Naturais

 

 

Atividade: Palestras “Curtas sobre riscos”

Horário: 12h:00 – 13h:20

Descrição: Cinco apresentações inspiradas no modelo das TED Talks que abordam temas relacionados com desastres naturais.

Apresentação 1) “A ´onda´ da nazaré” - Mafalda Carapuço (IDL)

A 'onda' da Nazaré é um fenómeno ímpar que tem chamado a atenção não só da comunidade surfista mas também de investigadores e cientistas. Nesta “curta” vem conhecer melhor a 'onda', como se gera, os riscos que representa e também as potencialidades deste fenómeno fascinante.

Apresentação 2) “Erupções sub-glaciares: Islândia 2010” - António Brum da Silveira (DG)

A erupção subglaciar do Eyjafjallajokull na Islândia teve um forte impacto na economia da Europa em 2010. Aparece nesta “curta” para compreender os mecanismos e efeitos deste tipo de vulcanismo que, apesar de ocorrer em locais distantes e isolados, é de elevado risco.

Apresentação 3) “Tsunami ´hunters´” - Pedro Costa (DG)

A busca por evidências de tsunamis obriga ao uso de um conjunto variado de técnicas sedimentológicas. Nesta palestra serão apresentadas evidências de tsunamis e a forma como são descobertas. Serão ainda discutidas as características de vários depósitos de tsunamis, incluindo casos de estudo de tsunamis de 1755 e de 2004.

Apresentação 4) “GPS na sismologia” - Virgílio Mendes (DEGGE)

Da tectónica de placas à sismologia, revelamos os segredos da utilização do GPS como um sensor de fenómenos geológicos e geofísicos do planeta Terra e explicamos como o GPS pode ajudar na prevenção e avaliação de riscos naturais.

Apresentação 5) “Sismos: a lebre e a tartaruga” - Susana Custódio (IDL)

Estamos habituados a pensar em sismos como fenómenos rápidos, que ocorrem em poucos segundos. Mas recentemente foram descobertos sismos que ocorrem ao longo de vários meses. Vem aprender mais sobre estes "novos" sismos.

Público-Alvo: Escolas secundárias/Comunidade universitária/Público geral

 

Atividade: “GeoCenas: navegar e descobrir com o GPS”

Horário: 10h:00/11h:00/14h:00/15h:00/16h:00

Duração: Entre 30 a 60 minutos

Descrição: Atividade prática de caça ao tesouro (geocaching) por todo o campus da Faculdade de Ciências com recetores de GPS de navegação e recetores profissionais (de elevada precisão) em modo RTK. Acompanhada de uma discussão sobre os fundamentos do sistema de posicionamento e navegação GPS/GNSS.

Público-alvo: Escolas secundárias/Comunidade universitária/Público em geral

Responsável pela atividade: Professor Carlos Antunes

Atividade: Exposição

Horário visitas guiadas: 10h:00/11h:00/14h:00/15h:00/16h:00

Duração: Entre 30 a 60 minutos

Descrição: O Instituto Dom Luiz (IDL) tem um já longo e prestigiado passado na investigação científica, tendo iniciado atividade no ano de 1853. Celebrando simultaneamente os 160 anos do instituto e os 150 anos da construção do seu observatório meteorológico, que ainda hoje está em funcionamento, convidamos toda a comunidade a visitar a exposição comemorativa.

Venha conhecer, discutir e experimentar, com a ajuda dos nossos monitores, o passado, o presente e os planos para o futuro do Instituto Dom Luiz.

Público-alvo: Escolas do 3º ciclo e secundário/Comunidade universitária/Público geral

Responsável pela atividade: Professor Josep Batllo

Atividade: “CSI Planeta Terra: Catástrofes Sob Investigação”

Horário: 10h:00/14h:00/15h:30

Duração prevista: 90 minutos

Descrição: Circuito integrado de atividades práticas relacionadas com riscos naturais: 

Atividade 1) Deformação da Crosta; Atividade 2) Tsunamis;

Atividade 3) Erosão e Galgamento oceânico; Atividade 4) Laser Scanning;

Atividade 5) Alteração da linha de costa –subida do nível do mar;

Atividade 6) Fotografias de areia; Atividade 7) Jogo de seixos;

Atividade 8) GPS, Ondas Sísmicas e movimento do solo;

Atividade 9) Construções resistentes;

Atividades específicas para o 1º ciclo:

Atividade 1) Caça ao tesouro com o Kit de emergência;

Atividade 2) Simulação de vulcões;

Atividade 3) Jogos da Memória com Kit de emergência;

Atividade 4) Jogo da correspondência com medidas de preparação e autoproteção;

Atividade 5) “Quantos-queres” do planeta Terra;

Atividade 6) Projeção do filme do Tinóni

Público-Alvo: Escolas do 1º, 2º e 3º ciclo e secundário/Comunidade universitária/Público geral

Responsável: Departamento de Geologia da FCUL e Instituto Dom Luiz

Atividade: “Para onde vão os sedimentos?”

Horário: 16h:00

Duração prevista: 30 minutos

Descrição: Vamos fazer uma experiência que nos mostra uma corrente turbidítica e nos ajuda a compreender a dinâmica deste tipo de correntes gravíticas. 

As correntes turbidíticas são fluxos de densidade sub-aquosos gerados nas margens continentais, nos quais os sedimentos em suspensão produzem uma mistura água-sedimento mais densa do que a água do mar envolvente, fluindo por ação da gravidade ao longo do talude continental, no sentido descendente. Ao longo do seu percurso, estas correntes esculpem os canhões submarinos e transportam sedimentos até às planícies abissais.

Os depósitos gerados constituem importantes reservatórios de hidrocarbonetos e são ricos em diversos recursos minerais. As correntes de turbidez representam também um risco natural para a indústria offshore. Mesmo correntes relativamente pouco energéticas podem danificar oleodutos, gasodutos e cabos de telecomunicações submarinos, que cada vez mais se encontram dispersos pelo fundo do mar.

Público-Alvo: Comunidade universitária

Responsável: Catherine Méraux e Cathy Besson

Dia do Clima

 

 

Atividade: Palestra “Global Temperature Change since the mid-19th century” proferida pelo professor Phil Jones, diretor da Unidade de Pesquisa Climática da Universidade de East Anglia (Inglaterra).

Horário: 12h:00 às 13h:00

Público-Alvo: Escolas do secundário/Comunidade universitária/Público geral

Atividade: “GeoCenas: navegar e descobrir com o GPS”

Horário: 11h:00/14h:00/15h:00/16h:00

Duração: Entre 30 a 60 minutos

Descrição: Atividade prática de caça ao tesouro (geocaching) por todo o campus da Faculdade de Ciências com recetores de GPS de navegação e recetores profissionais (de elevada precisão) em modo RTK. Acompanhada de uma discussão sobre os fundamentos do sistema de posicionamento e navegação GPS/GNSS.

Público-alvo: Escolas secundárias/Comunidade universitária/público em geral

Responsável pela atividade: Professor Carlos Antunes

Atividade: Exposição

Horário visitas guiadas: 10h:00/11h:00/14h:00/15h:00/16h:00

Duração: Entre 30 a 60 minutos

Descrição: O Instituto Dom Luiz (IDL) tem um já longo e prestigiado passado na investigação científica, tendo iniciado atividade no ano de 1853. Celebrando simultaneamente os 160 anos do instituto e os 150 anos da construção do seu observatório meteorológico, que ainda hoje está em funcionamento, convidamos toda a comunidade a visitar a exposição comemorativa.

Venha conhecer, discutir e experimentar, com a ajuda dos nossos monitores, o passado, o presente e os planos para o futuro do Instituto Dom Luiz.

Público-alvo: Escolas do 3º ciclo e secundário/Comunidade universitária/Público geral

Responsável pela atividade: Professor Josep Batllo

Atividade: “Conhecer o clima”

Horário: 10h:30/11h:00/14h:00/14h:30/15h:30/16h:00

Duração prevista: 90 minutos

Descrição: Circuito integrado de atividades práticas relacionadas com o clima:

Atividade 1) Sol: o motor do clima - Iremos analisar o efeito da incidência de radiação solar em diferentes materiais (areia, terra, água) e discutir a importância das diferenças de temperatura para a circulação atmosférica e oceânica.

Atividade 2) Porque é que o céu é azul? - Pretende-se discutir a diferença entre radiação direta e radiação difusa, explicando o fenómeno de dispersão da radiação através do exemplo da dispersão de Rayleigh, responsável pela cor azul do céu.

Atividade 3) tiro ao alvo com um tornado - Iremos fazer um jogo de tiro ao alvo com ar em rotação, para demonstrar que a forte coerência espacial dos sistemas meteorológicos é consequência do seu movimento de rotação.

Atividade 4) Fazer nevoeiro num frasco - Pretende-se explicar o processo de formação de nuvens a partir de uma experiência simples em que se produz uma nuvem dentro de um frasco.

Atividade 5) Para onde vai a água quando chove? - Iremos examinar o efeito da textura do solo (areia, argila e mistura) na infiltração da água e na evapotranspiração, medindo a humidade no solo a várias profundidades em resposta à precipitação e à exposição a diferentes temperaturas.

Atividade 6) O que acontece se o Ártico derreter? - Iremos mostrar que o derretimento do Ártico (icebergs) não contribui para a subida do nível médio do mar, ao contrário da Antártida (glaciares) e que a subida do nível médio do mar registado nas últimas décadas se deve sobretudo à expansão térmica da água nos oceanos.

Atividade 7) como funciona a circulação termoalina? - Pretende-se discutir a importância da temperatura e da salinidade na circulação oceânica, exemplificando o funcionamento da formação de águas profundas no Atlântico Norte, parte fundamental da “correia de transmissão” oceânica.

Atividade 8) Brincar com o clima é um assunto sério! - Os modelos de clima permitem estudar os impactos das emissões de gases com efeito de estufa, bem como das diferentes metas estabelecidas. Os participantes poderão interagir com um simples modelo computacional do clima, variando a concentração de CO2 na atmosfera para avaliar o impacto na temperatura global, no nível médio do mar e outras variáveis até ao ano de 2200.

Público-alvo: Escolas do 3º ciclo e secundário/Comunidade Universitária/Público Geral

Responsáveis pela atividade: Investigadores do IDL e estudantes do Mestrado em Ciências Geofísicas

Dia do Mar

 

 

 

Atividade: Palestras “Recursos Naturais Debaixo do Mar Profundo: Tesouros ou Miragens?”  proferida pelo professor Fernando Barriga (DG) e "Novos desafios nos ecossistemas marinhos profundos dos Açores" Ana Colaço (Universidade dos Açores)

Horário: 12h:00 às 13h:00

Descrição: Num planeta com mais de 7000 milhões de pessoas, se queremos alguma justiça vão ser necessárias quantidades enormes de alguns recursos naturais, que começam a escassear. Os preços sobem, e novas fontes de recursos tornam-se económicas. Chegará em breve a era da mineração submarina? Quais são os recursos-chave? Existe tecnologia adequada? Será possível a mineração em condições aceitáveis para os ecossistemas marinhos?

Público-Alvo: Escolas do 3º ciclo/secundário/ Comunidade universitária/ Público geral

Atividade: “GeoCenas: navegar e descobrir com o GPS”

Horário: 11h:00/14h:00/15h:00

Duração: Entre 30 a 60 minutos

Descrição: Atividade prática de caça ao tesouro (geocaching) por todo o campus da Faculdade de Ciências com recetores de GPS de navegação e recetores profissionais (de elevada precisão) em modo RTK. Acompanhada de uma discussão sobre os fundamentos do sistema de posicionamento e navegação GPS/GNSS.

Público-alvo: Escolas secundárias/Comunidade universitária/Público em geral

 

Responsável pela atividade: Professor Carlos Antunes

Atividade: Exposição

Horário visitas guiadas: 10h:00/11h:00/14h:00/15h:00/16h:00

Duração: Entre 30 a 60 minutos

Descrição: O Instituto Dom Luiz (IDL) tem um já longo e prestigiado passado na investigação científica, tendo iniciado atividade no ano de 1853. Celebrando simultaneamente os 160 anos do instituto e os 150 anos da construção do seu observatório meteorológico, que ainda hoje está em funcionamento, convidamos toda a comunidade a visitar a exposição comemorativa.

Venha conhecer, discutir e experimentar, com a ajuda dos nossos monitores, o passado, o presente e os planos para o futuro do Instituto Dom Luiz.

Público-alvo: Escolas do 3º ciclo e secundário/Comunidade universitária/Público geral

Responsável pela atividade: Professor Josep Batllo

Atividade: “Mar no laboratório”

Horário: 10h:00/11h:00/14h:00/15h:00/16h:00

Duração prevista: 60 minutos

Descrição:

Mar no Laboratório 1) Ondas que não se vêem e forças que não existem!: Utilizando uma mesa rotativa e simulações numéricas em computador, vamos demonstrar alguns dos efeitos da rotação da Terra (força de Coriolis) sobre as correntes no oceano e sobre os ventos na atmosfera. Iremos ainda gerar ondas no interior de um fluido ao deslocar um pequeno objeto (com a forma de um barco) sobre a sua superfície.

Mar no laboratório 2) Algas que não se vêem, peixes que se comem: Nesta sessão pretende-se dar a conhecer alguns organismos marinhos, as suas principais características, os habitats que ocupam e as estratégias de vida que apresentam. Os visitantes poderão observar microalgas do fitoplâncton e do fitobentos, invertebrados marinhos, conhecer várias espécies de peixe e aprender sobre as técnicas utilizadas para o estudo da idade e da reprodução destes animais.

Público-alvo: Escolas do 3º ciclo e secundário/Comunidade universitária/Público em geral

Responsáveis pela atividade: Investigadores do Centro de Oceanografia da FCUL