Rede de Ciências-Empresas

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa mantém uma ligação forte com empresas que, de alguma forma, beneficiam dessa ligação.

Esta rede de cooperações enquadra relações de natureza e motivação diversa, podendo ser potenciada e divulgada. Ciências tem de lhe dar visibilidade, interna e externa, designadamente em termos de demonstração de ligação à sociedade ou de iniciativas de criação de start-ups ou de spin-offs que acarinhe.

É portanto desejável criar formas profissionais de interação com tais empresas, gerando vantagens recíprocas do ponto de vista de acesso dos alunos de Ciências ao mercado de trabalho, do financiamento da investigação, ou da identificação de necessidades especifícas de formação, entre outros.

Sob a forma de uma Rede de Ciências-Empresas, procura-se concretizar um conceito simples, já praticado por outros, com algumas vantagens e deveres recíprocos, e que influencie a forma como a instituição e todos os seus colaboradores olham e convivem institucionalmente com a realidade empresarial, sendo este o objectivo primordial da Rede de Ciências-Empresas.

Regulamento de Criação da Rede CIÊNCIAS-EMPRESAS (Despacho nº 8369/2015, de 30 de Julho).

Ficha de Empresa da Rede CIÊNCIAS-EMPRESAS (Novembro de 2016).

Protocolo de Adesão à Rede CIÊNCIAS-EMPRESAS (Novembro de 2016).

Certificado de Membro da Rede CIÊNCIAS-EMPRESAS (Novembro de 2016).