Rede AGRO

A Rede Temática Interdisciplinar do Agro-Alimentar e Florestal (redeAGRO) da Universidade de Lisboa visa, sobretudo, organizar os docentes/investigadores da ULisboa desta área de estudos para, obtendo vantagem da massa crítica em número de investigadores/unidades de investigação e respectivos níveis de diferenciação especializada, poderem mais facilmente inserir-se em redes internacionais, bem como posicionarem-se para eixos futuros da estratégia de especialização inteligente (RIS3) inserida no Acordo de Parceria com a União Europeia e respectivos programas operacionais (Portugal 2020) bem como em outros eixos competitivos nacionais e/ou internacionais.

A redeAGRO é constituída pelas escolas e centros de investigação que trabalham em áreas que incluem (1) Agricultura e alimentos de origem vegetal; (2) Floresta e indústria de base florestal e (3) Pecuária e alimentos de origem animal e que integram a ULisboa, revelando assim uma variedade temática e de metodologias.

A redeAGRO, aborda prioridades definidas pela UE no âmbito do desenvolvimento sustentável e no contexto do Programa Estratégico do H2020. O trabalho da rede contempla as principais linhas de investigação estabelecidas a nível nacional (FCT, Portugal 2020) e a nível Europeu (Horizon 2020), de modo a poder integrar os desafios societais a nível regional e nacional, incluindo parcerias com o setor privado.

A redeAGRO tem como objetivo principal promover uma estratégia interdisciplinar nas áreas científicas relacionadas com os sectores Agro-alimentar e Florestal dentro da ULisboa, de modo a que a investigação produzida dentro da ULisboa possa contribuir de uma forma mais eficaz para a solução dos desafios e problemas com que a sociedade se depara nestas áreas. Neste sentido, tem vindo a desenvolver contactos com empresas e instituições do sistema científico e tecnológico nacional através de Conferências e Simpósios, bem como reuniões bilaterais e Constituição de um Conselho Consultivo Empresarial (CCE).